Colunas

Artigo: Você conhece alguém ou já foi vítima do boleto fraudado?, Luciano Minharro

Publicado

em

Você conhece alguém ou já foi vítima do boleto fraudado?

Hoje em dia é muito comum ouvir falar que algum conhecido foi vítima de boleto fraudado ou ainda, ter sido a vítima de um golpe desses, mas então o que fazer se cair no golpe do boleto?

Primeiro, identificando que foi vítima do golpe do boleto, busque ajuda na sua instituição financeira, a qual usou para efetuar o pagamento, avisando a fraude.

Como a compensação de um boleto bancário pode demorar, é possível que seu banco possa cancelar a transferência do dinheiro se ela ainda estiver pendente.

Comunique a instituição financeira recebedora ou destinatária (através dos canais de atendimento) sobre o golpe, eles podem fazer um bloqueio preventivo dos valores antes que o golpista receba. Consulte qual foi a instituição destinatária do valor no comprovante de pagamento.

Comunique a polícia civil, faça um Boletim de Ocorrência informando a fraude.

O banco ou a loja, como emissores do boleto, são responsáveis por oferecer um ambiente seguro para transações financeiras, conforme art. 14 do Cód. De Defesa do Consumidor.

Caso não consiga recuperar seu dinheiro administrativamente é hora de buscar ajuda no PROCON de sua cidade e auxílio de um advogado.

Para não cair no golpe do boleto a dica é sempre desconfiar de mensagens via SMS, Whatsapp, redes sociais e e-mail pedindo o pagamento de algum boleto, ainda mais quando não solicitado e sempre conferir muito bem todos os dados do boleto.

Na dúvida, consulte um advogado de sua confiança!

Luciano Marins Minharro é advogado
OAB/SP: 226172

 

-Envie seus textos para jornalismo@cidadebotucatu.com.br com o assunto Artigo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile