Connect with us

Mundo

Cometa estará visível no céu a partir desta quarta-feira

Published

on

cometa C/2022 E3, que passa pela órbita da Terra a cada 50 mil anos, poderá ser visto no céu do Brasil e em todo Hemisfério Sul na noite desta quarta-feira (1º) e poderá ser observado até 10 de fevereiro. Na segunda quinzena de janeiro, esse corpo celeste ficou visível no Hemisfério Norte.

O C/2022 E3 foi descoberto recentemente pelos pesquisadores, e, por conta disso, ainda se tem poucas informações sobre ele, o que motiva ainda mais estudiosos e amantes de astronomia a acompanharem sua passagem próxima do planeta. O corpo celeste foi identificado pela primeira vez em março do ano passado pelo Telescópio Samuel Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Como acompanhar a passagem

O professor de Física da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Dias da Costa, dá algumas dicas para que os observadores possam se preparar para acompanhar a passagem do cometa:

  • Um observador que estiver no sul do Brasil deverá olhar para o Norte e procurar pelo cometa próximo de uma estrela chamada Capela, a mais brilhante nessa direção
  • Os melhores dias para realizar a observação do Sul são 4 e 5 de fevereiro, já que o cometa estará mais próximo da estrela Capela, e, com isso, seu brilho ficará mais intenso
  • Escolha locais escuros para realizar a observação
  • Fique em locais sem iluminação artificial
  • Dê preferência para regiões onde há menos poluição luminosa
  • Opte por realizar o avistamento do cometa em dias em que o brilho da Lua não esteja tão intenso
  • Utilize instrumentos ópticos como binóculo, telescópio e luneta

O docente enfatizou que a iluminação intensa, seja natural ou artificial, pode ser um obstáculo para os observadores.

De acordo com pesquisador, no Hemisfério Norte o cometa ficou visível a olho nu. Isso porque o brilho foi mais intenso já que o corpo celeste estava mais próximo do polo e de constelações como Coroa Boreal e Ursa Menor, que com exceção de locais do extremo norte do Brasil, como Roraima ou Acre, não podem ser observadas do país.

Como o fenômeno será menos intenso e luminoso no Hemisfério Sul, o professor acredita que o cometa não possa ser visto a olho nu e aconselha os observadores a utilizarem instrumentos ópticos.

— Para nós, ele vai ser visto só a partir da primeira quinzena de fevereiro, quando ele já estiver se afastando do Sol e, portanto, ficará mais fraco — disse.

Como localizar?

Existem aplicativos, como o Stellarium, que ajudam a achar a localização no céu e a direção. O astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, dá outra dica para quem não está acostumado a procurar:

—  Uma estratégia que pode ser usada também por iniciantes, bem como os fotógrafos casuais, é tentar fotografar o cometa apontando sua câmera para sua localização aproximada no céu e tirando fotos de longa exposição de 20 a 30 segundos. Ao visualizar as imagens, possivelmente você irá notar um objeto difuso e com cauda. Usando essa técnica, muitos estão conseguindo fotografar o cometa mesmo que não o veja no céu.

Registros do fenômeno astronômico

O Observatório nacional fará uma transmissão no dia 11 de fevereiro, a partir das 19h,   em um evento virtual de observação do céu, quando  astrônomos amadores e profissionais parceiros do projeto exibirão imagens do cometa C/2022 E3. O vídeo será transmitido neste link. 

Por que o cometa demora 50 mil anos para passar pela Terra?

O  tempo de 50 mil anos que o cometa demora para realizar uma passagem pela Terra pode ser explicado devido ao período orbital do corpo celeste, que influencia em sua trajetória. De acordo com Roberto Dias da Costa, professor da USP, o C/2022 E3 está inserido em um grupo de cometas com órbita quase parabólicas.

— Outros cometas de órbita quase parabólicas demoram 300 ou 400 mil anos para passar pela Terra. A fronteira entre a órbita elíptica e a quase parabólica é de mil anos — explicou.

Ainda de acordo com o professor, cometas desse tipo são mais difíceis de serem avistados devido a esse grande intervalo de tempo entre uma passagem e outra.

— Mas uma vez que eles são encontrados, são observáveis como qualquer outro — afirmou o pesquisador.

Fonte: Zero hora

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Suécia seleciona o Embraer C-390 Millennium como sua nova aeronave militar de transporte tático

Published

on

A Suécia, país-membro da OTAN, escolheu a aeronave multimissão C-390 da Embraer para modernizar sua frota de transporte tático e se beneficiará de ter uma aeronave capaz de operar em conjunto com outros membros da OTAN e de sinergias em termos de suporte e treinamento

O Ministério da Defesa da Suécia anunciou hoje a escolha do Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) C-390 Millennium como a nova aeronave de transporte tático do país. Essa decisão estratégica de mais um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) marca a primeira aquisição do C-390 no norte da Europa, ressaltando o compromisso da Suécia em aprimorar suas capacidades de defesa com aeronaves de última geração.

 

“A Embraer sente-se honrada com a escolha da Suécia. Depois que vários países pertencentes à União Europeia e à OTAN selecionarem o C-390, essa decisão confirma o fato de que a nossa aeronave multimissão representa um tremendo avanço de capacidade operacional em relação às aeronaves de transporte tático da geração anterior”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A aeronave está sendo reconhecida, gradualmente, pelas Forças Aéreas mais avançadas do mundo, como a Força Aérea Sueca. Essa seleção nos incentiva a oferecer aos nossos clientes o transporte tático de que necessitam para realizar suas missões mais desafiadoras com versatilidade, confiabilidade e desempenho inigualáveis”.

 

A Embraer tem uma parceria de longa data com a Suécia, que será ampliada com a seleção do C-390. A empresa está pronta para apoiar as Forças Armadas Suecas com a finalidade de atender aos exigentes requisitos de seu processo de aquisição, uma vez que esta decisão representa um novo capítulo nas relações Brasil-Suécia.

 

A escolha do C-390 está alinhada a uma tendência crescente entre os países membros da União Europeia e da OTAN que reconhecem a eficácia da aeronave para atender às necessidades de defesa atuais e futuras. A Suécia é a sexta nação européia a escolher a aeronave, juntamente com Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal. A aquisição do C-390 pela Suécia não apenas reforçará a defesa nacional, mas também aumentará a interoperabilidade com as forças aliadas, ao mesmo tempo em que se beneficiará das sinergias presentes na Europa em termos de instalações de treinamento, suporte e logística.

 

O C-390 também foi adquirido pelo Brasil e pela Coreia do Sul. Desde sua entrada em serviço com a Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Continue Reading

Mundo

Furacão Milton ameaça Flórida com “alto potencial destrutivo” e pode ser o pior do século, alertam especialistas

Published

on

 

O furacão Milton, com ventos que ultrapassam 230 km/h, está prestes a atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (8), causando uma evacuação em massa na região. Menos de duas semanas após o furacão Helene ter devastado parte do estado, milhões de pessoas estão fugindo das áreas de risco em busca de segurança. Com gasolina escassa nos postos e hospedagens lotadas, a corrida para escapar da tormenta se intensifica.

Milton, que se formou no Golfo do México, segue uma trajetória incomum, movendo-se para a costa oeste da Flórida. Cidades importantes, como Tampa, Orlando e Jacksonville, receberam ordens de evacuação. Especialistas apontam que Milton pode ser o pior furacão a atingir o estado nos últimos 100 anos. O presidente Joe Biden reforçou a urgência da situação, pedindo que os moradores das áreas sob risco saiam imediatamente.

Quase 15 milhões de pessoas estão sob alerta de inundações enquanto Milton se aproxima. A tempestade chega em um momento crítico, com muitas cidades ainda se recuperando dos danos causados pelo furacão Helene. Detritos e escombros do último furacão estão espalhados pela costa, e equipes de limpeza estão correndo contra o tempo para removê-los, evitando que se transformem em perigos adicionais.

O furacão Milton, inicialmente classificado como categoria 2, passou por um crescimento “explosivo” na segunda-feira (7), chegando à categoria 5 – o nível máximo de intensidade de furacões, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Embora tenha perdido um pouco de força e caído para a categoria 4 nesta terça-feira (8), o fenômeno continua com “alto potencial destrutivo”.

Furacão Helene e o impacto recente

Ainda que Milton seja uma ameaça iminente, o estado da Flórida está lidando com os efeitos devastadores do furacão Helene, que atingiu a costa há menos de duas semanas. Helene causou inundações massivas e a morte de 232 pessoas, tornando-se o segundo furacão mais mortal nos EUA neste século, atrás apenas do furacão Katrina, em 2005.

A sequência de furacões coloca os Estados Unidos em estado de alerta máximo, com previsões sombrias sobre o futuro climático e a necessidade de respostas rápidas às emergências.

Continue Reading

Mundo

Explosões de pagers do Hezbollah deixam mortos e feridos no Líbano; Israel é acusado de envolvimento

Published

on

Nesta terça-feira (17), uma série de explosões envolvendo pagers pertencentes a membros do grupo Hezbollah resultou em mortos e feridos no Líbano. De acordo com o The New York Times, os dispositivos estavam equipados com explosivos que teriam sido implantados por Israel, em um episódio que aumentou ainda mais as tensões na região.

Pagers: Uma tecnologia antiga, mas ainda em uso Os pagers, também conhecidos como “bipes” no Brasil, foram uma forma de comunicação móvel popular nas décadas de 1980 e 1990, antes do avanço dos celulares. Esses dispositivos permitiam o envio de mensagens curtas através de ondas de rádio, sem a necessidade de uma conexão à internet, o que os tornava menos vulneráveis a rastreamentos e invasões cibernéticas.

No entanto, a comunicação com pagers não era tão direta quanto os métodos modernos como WhatsApp ou SMS. Para enviar uma mensagem, era preciso ligar para uma central telefônica, informar o código do pager do destinatário e ditar o recado, que apareceria na tela do dispositivo.

Atualmente, os pagers são raramente utilizados, mas, de acordo com especialistas, eles oferecem um nível de segurança interessante por não dependerem da internet, o que reduz o risco de espionagem digital.

Por que o Hezbollah usava pagers? Apesar da obsolescência, o Hezbollah adotou os pagers após seu líder, Hassan Nasrallah, orientar os combatentes a abandonarem os smartphones, devido ao risco de rastreamento por Israel. Os pagers, que não têm sistemas de geolocalização, foram vistos como uma alternativa mais segura.

Segundo a Al Jazeera, os pagers que explodiram haviam sido importados há cerca de cinco meses pelo grupo. Fontes de segurança revelaram que os dispositivos continham pequenas cargas explosivas de até 50 gramas. Membros do Hezbollah relataram que os pagers começaram a esquentar antes de explodir, sugerindo a presença de um mecanismo interno de sabotagem.

Alerta à população Em resposta ao incidente, o governo libanês, por meio de agências de notícias como a iraniana Irna, pediu para que qualquer cidadão em posse de um pager o descarte imediatamente, devido ao risco de explosões.

Essa ação aumenta o alerta sobre o uso de tecnologias antigas em conflitos modernos, destacando como ferramentas do passado, como os pagers, ainda podem ser reconfiguradas para espionagem e sabotagem militar.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5