Por 50 centavos de dólar, equivalente a $12 hoje, os visitantes garantiam o ingresso para se maravilhar com os avanços tecnológicos que o futuro prometia em 1893 na feira mundial de Chicago, criada para homenagear os 400 anos da chegada de Cristóvão Colombo à América do Norte.
Originalmente chamada de World’s Columbian Exposition, a feira apresentou em primeira mão invenções que viriam a ser muito populares no mundo inteiro, desde máquina de lavar louças a trem elétricos.
Montada ao lado do Lago Michigan, a exposição chamava atenção em todos os sentidos, fosse pelo tamanho, 2,4 km² de área, fosse pelas mais de 200 instalações. Mas o legado físico, embora grandioso, em nada se compararia com o legado do progresso tecnológico que ela deixaria.
Assim como em outras feiras do gênero, a Feira Mundial de 1893 reuniu inventores do mundo inteiro com seus novos gadgets. Mas a edição de Chicago se destaca pela enorme amplitude de ofertas, incluindo tinta spray, máquinas primitivas de fax e novos telefones.
Top trend e haters da época
Estima-se que 1 em cada 4 americanos tenham passado entre os corredores com invenções que iam de esteiras rolantes a lâmpadas fluorescentes. Foram aproximadamente 27 milhões de visitantes entre pavilhões como da Tesla, que recepcionava com letreiros de neon com as palavras “Westinghouse” e “Bem-vindo, eletricistas”.
A contribuição do lendário Nikola Tesla à feira não parou por aí. De acordo com a biografia da empresa, o inventor angariou muitos olhares curiosos com os diversos dispositivos de corrente alternada em fase inicial de desenvolvimento que apresentou, como motores e geradores.
Entre as atrações populares da feira estava também a série de carros de trem montados em duas rodas bem grandes em movimentos circulares para cima e para baixo. Por $0,50 centavos os visitantes davam duas voltas no que ficaria conhecido como roda gigante, que foi considerada uma resposta americana à torre Eiffel, inaugurada alguns anos antes, em 1887.
Ao mesmo tempo que algumas atrações atraiam, outras repudiavam. De acordo com muitos relatos, o barulho das máquinas teria espantado muitos visitantes que desistiram da feira minutos após terem iniciado a excursão, principalmente em horários de pico.
Parece familiar?
Muitas das invenções reveladas na exposição são fáceis de encontrar ainda hoje, mesmo no setor alimentício, que não ficou de fora da feira. Se você já comeu uma tigela de aveia em flocos ou mascou chicletes de frutas, por exemplo, saiba que você já provou o resultado da Feira Mundial de 1893.
Então da próxima vez que você estiver parado em uma esteira rolante em movimento ou cozinhar um prato especial com creme de leite, lembre-se que você está vivendo a visão de grande futuro de 1893.
Yahoo