No último dia 11 de outubro, o livro “A Pandemia de Cada Um – A covid-19 pelos olhos do HCFMB”, de autoria do Professor Titular André Balbi e do Professor Antonio Luiz Caldas Júnior, foi lançado na 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul.
A FLIP reúne diversas biografias e inúmeras histórias, narradas não só nos dias da festa, mas ao longo de todo o ano. É uma celebração em processo contínuo de leitura territorial, que se converte em ações transformadoras e vocação das artes.
Recebida com grande curiosidade, a obra foi lançada na Casa Pagã, representada pelo autor e Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) na época da pandemia, André Balbi. O local reuniu uma série de editoras menores, que trabalham com divulgação de livros menos comerciais, valorizando o trabalho dos autores e colaboradores do livro.
Balbi afirma que este livro representa um grande agradecimento e reconhecimento aos servidores assistenciais e administrativos que permaneceram trabalhando no HC durante toda a pandemia. “Foi um período muito difícil, mas de muito aprendizado. Apendemos a tratar pacientes de uma doença desconhecida, e exercemos na prática os conceitos de solidariedade e companheirismo, tão raros nos dias de hoje”, diz.
“A Pandemia de Cada Um” traz uma perspectiva especial sobre as vivências de quem atuou no HCFMB, um dos maiores hospitais referência no tratamento da Covid-19 no estado, durante a pandemia. São dezenas de textos reunidos em uma só obra, assinados por funcionários, colaboradores e voluntários, carregados de força e sensibilidade.
Para o professor e também autor Antonio Luiz Caldas Júnior, a volta no tempo narrada no livro é dolorosa, mas necessária. “Registramos de forma única acontecimentos marcantes do período, além de documentar números em dados gráficas. Estou muito orgulho por participar deste projeto”, diz.
O livro foi produzido e editado pela editora Mireveja, de Bauru. “A parceria da nossa editora com o HCFMB nos mostrou uma nova realidade de uma pandemia que nos invadiu profundamente. É uma obra importante que certamente ocupará um espaço privilegiado em nossa estante”, afirma o editor do livro, João Correia Filho.
O lançamento de “A Pandemia de Cada Um – A covid-19 pelos olhos do HCFMB” em Botucatu será nesta quinta, 17, em um evento para os autores e convidados. “Parabenizo o André e Caldas por organizarem essa coletânea de textos e também todos os autores e autoras que fizeram parte deste projeto. Esses relatos nos lembram que, mesmo em meio ao caos, encontramos força, organização e superação. Não tenho dúvida que nosso HC saiu vitorioso desse período”, finaliza o atual Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho.
Sobre o livro
A Pandemia de Cada Um
A covid-19 pelos olhos do HCFMB
Editora Mireveja – 2024 – 260 páginas – Coletânea com 81 autores
www.editoramireveja.com