Brasil

Ação de renovação de contrato de locação não residencial, saiba quem pode pedir

Publicado

em

Ação renovatória de contrato de locação não residencial, quem pode pedir?

Essa é uma ação muito importante para você Empresário e/ou Empreendedor que precisa do ponto para realizar suas atividades, então leia até o final e antes de assinar um contrato de locação para estabelecer seu negócio busque a assessoria de um advogado.

Essa é uma ação utilizada como seu próprio nome diz renovar o contrato de locação não residencial mesmo sem a vontade do locador.

Importante é esclarecer que para a renovação do contrato de forma judicial é necessário:

– contrato por escrito com prazo mínimo a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos seja de 5 anos;

– o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos;

A ação deve ser proposta 1 ano, no máximo e até 6 meses, no mínimo, anteriores à data da finalização do prazo do contrato em vigor, fique atento aos prazos, eles são extremamente importantes.

Porém o locador não será obrigado a renovar o contrato de locação não residencial no caso de o imóvel vier a ser utilizado por ele próprio, mas o imóvel não poderá ser destinado ao uso do mesmo ramo do locatário.

O Pedido de renovação de contrato de locação não residencial pode ser feito várias vezes de forma consecutiva? É possível tal situação pois, consagrados os direitos do empresário em renovar o aluguel, em prol da proteção constitucional à livre iniciativa, exerce-se esta limitação ao direito de propriedade, já que este direito não é absoluto e a lei traz várias hipóteses em que há a possibilidade de retomada do imóvel.

Importante é consultar um advogado de sua confiança!

Luciano Marins Minharro
Advogado
OAB/SP: 226172

Compartilhe seu conhecimento escrevendo para o Cidade de Botucatu, envie o seu artigo através de nosso contato jornalismo@cidadebotucatu.com.br, que iremos analisar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile