Conecte-se Conosco

Botucatu

Ação social planta árvores frutíferas no Jardim Itamaraty

Publicado

em

Especializada em projetos ambientais, ‘Assobio’ já realizou o plantio de mais de 100 mil árvores no Estado

A Assobio Soluções Socioambientais promoveu no último dia 28 de julho, mais um plantio de árvores em Botucatu, em parceria com a Yunus Negócios Sociais Brasil (aceleradora de negócios sociais) e a Secretaria Municipal do Verde.

Foram 50 mudas de árvores frutíferas nativas (goiaba, pitanga, araçá, entre outras) em uma área verde no Jardim Itamaraty/VilaPaulista, local onde a empresa já havia plantado outras 75 mudas no ano passado e que agora possui um verdadeiro pomar que poderá ser utilizado pela comunidade. A ação socioambiental envolveu crianças do Pérola Negra, projeto que trabalha com 80 crianças em vulnerabilidade social no Parque Marajoara, periferia da cidade.

Na oportunidade, a equipe da Assobio pôde transmitir na prática, para as crianças, a importância das árvores e das florestas ao meio ambiente. O que inclui a contenção de erosões, melhoria da qualidade do ar, proteção dos rios e equilíbrio ao ecossistema.

Com as mãos sujas de terra, todas tiveram a oportunidade de passar uma tarde ao ar livre, diferente às suas rotinas, e assimilando conhecimento. “Crianças têm um potencial incrível de acumular conhecimento e redistribuir, multiplicar conceitos por toda sua vida. São pequenas sementes que podem gerar muitos frutos no futuro da nossa sociedade. Por isso, ações como essa são vitais, para mantermos um propósito que impacte diretamente na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza Marina Andrade, engenheira agrônoma e uma das sócias da Assobio.

“Agradecemos a excelente parceria com a Yunus Brasil e a Secretaria do Verde pela oportunidade de realizarmos juntos essa ação”, reitera Marina.

“Essa é um plantio para compensação da emissão de carbono em consequência de um evento promovido no lançamento do Fundo de Investimentos da Yunus Brasil, no ano passado. Na época, foi feito um cálculo em cima do deslocamento de todos os parceiros que estiveram nesse evento, em São Paulo, e uma estimativa de impactos gerados ao meio ambiente”, explica a também agrônoma e fundadora da empresa, Geysa Borini.

Entre obrigatórios e voluntários, a Assobio já realizou o plantio de mais de 20 mil árvores somente em Botucatu, sede da empresa. Em todo o Estado de São Paulo já são mais de 100 mil mudas atreladas a projetos de recomposição florestal, licenciamento e monitoramento ambiental, que envolvem grandes empresas. Mas, sempre com o diferencial de pensar soluções ambientais, de forma sustentável e com inclusão social.

Saiba mais sobre a Assobio no site: www.assobio.eco.br

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Centro de acolhimento de animais promoverá conscientização e combate ao abandono animal

Publicado

em

Além de atividades de conscientização contra o abandono de animais, o evento contará com feira de adoção.

Em comemoração ao Dezembro Verde, o Centro de Acolhimento de Animais e o Departamento de Proteção Animal de Botucatu, promoverão atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e uma feira de adoção com animais que foram acolhidos em situação de abandono e maus-tratos.

A ação será realizada no dia 8 de dezembro, das 13h às 16h no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso.

Estarão disponíveis para a adoção aproximadamente 20 animais, todos microchipados, vacinados, vermifugados e castrados. A maioria é vítima de abandono.

Para adotar um animal, os interessados devem ter mais de 18 anos, levar um comprovante de endereço e documento com foto. Também é importante levar uma guia para contenção de cães e/ou uma caixa para transporte.

O Dezembro Verde é um movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre o problema do abandono animal. Em Botucatu, essa causa ganha destaque com a Lei 6.315/22, que institui a Política de Bem-Estar de Animais Domésticos.

A Lei 6.315, de março de 2022, instituiu: Política de bem-estar de animais domésticos; controle populacional de cães e gatos; estímulo à guarda responsável; estímulo à adoção responsável e proteção de animais domésticos.

Segundo o “Índice de Abandono Animal Brasil” de 2024, publicado pela Mars Petcare, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil. Para reduzir esses números, é fundamental:

– Registrar o animal de estimação através da microchipagem;
– Vacinar e cuidar da saúde dele;
– Fornecer um lar seguro e amoroso;
– Realizar a castração para evitar a reprodução irresponsável.

A conscientização e a responsabilidade da população são fundamentais para criar um ambiente mais compassivo e seguro para os animais.

Serviço: Atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e feira de adoção

Data: 8 de dezembro

Horário: Das 13h às 16h

Local: Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso – Botucatu/SP

Continuar Lendo

Botucatu

Simpósio do IBB debateu sobre Transtornos Alimentares e estigmas

Publicado

em

O IV SIMPTAP aconteceu na sexta-feira, 22, e reuniu diferentes estudantes e profissionais da saúde interessados pelo assunto

Na última sexta-feira, 22, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, promoveu o IV SIMPTAP – Simpósio sobre Transtornos Alimentares e os Cuidados na Prática Clínica, que carregou como tema principal: “Transtornos alimentares à luz da Ciência – Superando Estigmas e Avançando no Cuidado Clínico.” O evento ocorreu no espaço do IB Eventos e contou com a presença de diferentes estudantes e profissionais da saúde interessados no assunto.

Com circuito de palestras e organizado pela primeira vez em modelo híbrido, a abertura do evento contou com a presença do diretor do IBB, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, de Renata Maria Galvão de Campos Cintra, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB e responsável pelo Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (Cepran), além do vereador Lelo Pagani.

Na opinião do  diretor do IBB, o Simpósio é um evento de grande relevância, não apenas para os profissionais da saúde, mas para toda a sociedade. “O SIMPTAP reforça o compromisso da Unesp com a ciência e com a sociedade. Eventos como esse  ressignificam a nossa capacidade de compreender a realidade em que estamos inseridos, além de transformar o conhecimento teórico em práticas”, declarou.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros.

Para o estudante do curso de Nutrição, Lucas Campos, o simpósio ofereceu um olhar amplo a respeito dos Transtornos Alimentares, dos métodos de tratamentos, e da própria Nutrição:

“Foi uma oportunidade fenomenal para entender o que é, de fato, ser humano. Consegui acompanhar diferentes visões sobre os transtornos alimentares e como profissionais de múltiplas áreas conseguem lidar com isso da forma que melhor se enquadra para cada paciente, individualmente. Entender como lidar com os transtornos alimentares, tendo a visão desses profissionais, é algo fundamental para um futuro nutricionista já que, a partir da conversa com seu paciente, poderá ser feito um trabalho multidisciplinar, considerando todas as particularidades individuais de cada caso. Participar do evento, nos faz lembrar que a Nutrição vai além de calorias e nutrientes. A nutrição é sobre empatia e cuidado”, finalizou.

Continuar Lendo

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5