Bahige Fadel

AGRADAR – artigo de Bahige Fadel

Publicado

em

AGRADAR

Amigo, você já notou como é difícil agradar a todas as pessoas? Perdão, errei o adjetivo. É impossível agradar a todas as pessoas? Não estou querendo dizer que isso é bom ou ruim. Estou querendo dizer que é humanamente impossível. Aliás, humana e divinamente impossível. Isso mesmo, nem Deus – com D maiúsculo – agrada a todos. Não foi Nelson Rodrigues que disse que toda a unanimidade é burra? Se ele estiver certo, há um monte de gente inteligente neste mundo.

 

Mas voltando à vaca fria… Nossa Senhora! Não sei como desenterro essas expressões. Voltar à vaca fria. Acho que nem meu avô usava mais essa expressão. Quer dizer retornar ao assunto principal. Mas essa expressão não surgiu do nada, não. É de antanho. Surgiu na França, no século XVII. E eu desenterrei agora. Como desenterrei o antanho. Eu escrevi que desejava voltar à vaca fria, mas estou tergiversando. Rsrsrs. Vocês se lembram daquele filme De volta para o futuro? Marty e Doc Brown vão para o futuro para resolverem um problema da família McFly, mas quando retornam ao presente, descobrem que houve um fato que mudou o rumo da história. Então, tiveram que voltar para o passado, para consertarem o desastre. Pois é, esta crônica está parecendo isso. Enrolação total. Lengalenga.

Eu quero mesmo é voltar à vaca fria. É difícil agradar a todo mundo. Sua namorada fala que você é lindo; sua ex garante que você é um trubufu. Acreditar em quem? A gente tende a acreditar no que nos é mais conveniente. Outra: sua mulher vive repetindo que você está engordando muito, é só barriga, nem as roupas lhe cabem mais. Já sua mãe o que é que fala? Meu filho, você está tão magro. Você está doente? Precisa ir ao médico. Ou é sua mulher que não está dando comida pra você? Eu bem que disse que não era pra você casar com ela. Estou mentindo? Claro que não. Isso é assim desde que o mundo é mundo.

E na política? Mesma coisa. Os antibolsonaristas garantem que os bolsonaristas são burros, toupeiras, débeis mentais, acéfalos, retardados, estúpidos, idiotas. Quando não dizem que são desonestos, desonrados, desqualificados, desumanos, des… Já os bolsonaristas têm certeza de que os antibolsonaristas são burros, toupeiras… Bem, não vou repetir todas as palavras. Ocupariam muito espaço.

Foi Aristóteles que disse que a virtude está no meio, né? É coisa pra se respeitar. Não foi um Zé-Ninguém que disse isso. Só que essa virtude está difícil de ser encontrada. As pessoas estão atirando para todos os lados. Acertem em quem acertarem. E quem sofre é a virtude do equilíbrio, como disse Aristóteles. As pessoas só olham para um lado ou para destruir ou para endeusar. Quem sofre é a verdade, que fica escondida nos radicalismos.

A gente brinca um pouco para a crônica ficar mais leve. Estamos cheios de pesos inúteis. Mas o assunto é sério. É preciso criticar o erro para corrigi-lo e elogiar o acerto para estimulá-lo. Só assim evoluiremos.

BAHIGE FADEL

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile