Conecte-se Conosco

Interior

Aluno de 9 anos recebe menção honrosa da ONU por desenho sobre direitos humanos

Publicado

em

Desenho de aluno de escola estadual de Mococa recebeu menção honrosa em concurso da ONU — Foto: Reprodução/ONU

Desenho de aluno de escola estadual de Mococa recebeu menção honrosa em concurso da ONU — Foto: Reprodução/ONU

O talento do pequeno Antonio Vieira Marques Tavares, o Tonico, de 9 anos, de Mococa (SP), foi reconhecido mundialmente por meio de uma menção honrosa da Organização das Nações Unidas (ONU) para um desenho que ele fez com o tema direitos humanos.

O desenho de Tonico foi um dos 70 selecionados entre mais de 17 mil trabalhos de 71 países, que participaram do concurso em comemoração aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, realizado pela ONU.

Antonio teve o desenho selecionado em concurso da ONU que contou com 17 mil trabalhos — Foto: Arquivo pessoal

Antonio teve o desenho selecionado em concurso da ONU que contou com 17 mil trabalhos — Foto: Arquivo pessoal

Tonico é aluno do 4º ano da Escola Estadual Professora Nancy de Rezende Zamarian e participou do concurso por incentivo da professora de Artes da escola.

“Eu vi o concurso na internet e passei para os alunos, mas só o Antonio me trouxe os desenhos no outro dia”, contou a professora Denise Viana Leite Pedrosa.

Ele enviou dois desenhos: um sobre inclusão e um sobre refugiados, este último ficou entre os finalistas do tema “Como eu posso defender ou promover os direitos humanos”.

Desenho sobre refugiados de aluno de 9 anos de Mococa foi escolhido em concurso da ONU — Foto: Arquivo pessoal

Desenho sobre refugiados de aluno de 9 anos de Mococa foi escolhido em concurso da ONU — Foto: Arquivo pessoal

“Ele queria escrever as palavras paz e liberdade e eu o ajudei a procurar as palavras em inglês. Antonio é uma criança muito sensível e talentosa e sempre está interessado em participar de tudo o que aparece”, disse Denise.

O menino diz que se inspirou no sofrimento dos refugiados para fazer o desenho de uma mão em meio a uma cerca de arame farpado.

“Ele disse que a mão representa o sofrimento e o sol amarelo representa a esperança”, contou a mãe de Tonico, Juliani Marcilli Vieira.

Com pouca experiência sobre o assunto Tonico tirou as informações das reportagens que vê na TV e na história da sua família, já que o seu tataravô veio da Itália para o Brasil para fugir da 2ª Guerra.

A mãe contou que Tonico sempre gostou de desenhar e já ganhou um concurso de cartões de Natal da escola.

O desenho ficará exposto na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça e depois fará parte do acervo do Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia, da Fundação Gabarrón, em Valladolid, na Espanha.

Antonio também enviou um desenho sobre inclusão para concurso da ONU — Foto: Arquivo pessoal

Antonio também enviou um desenho sobre inclusão para concurso da ONU — Foto: Arquivo pessoal

O concurso

O concurso “Crianças pelos direitos humanos” foi promovido pelo Serviço de Informação das Nações Unidas (UNIS) em Genebra, na Suíça, e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) com o objetivo de mobilizar crianças e pré-adolescentes a refletir sobre a importância dos direitos humanos.

As crianças foram convidadas a produzir obras com base em um dos três temas: um direito humano que queira defender fortemente; uma pessoa que admire por seus esforços na defesa e na promoção dos direitos humanos; como defender os direitos humanos de sua própria maneira.

O resultado foi divulgado em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

G1

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Interior

Polícia Civil de SP desmonta esquema de tráfico de drogas na região de Sorocaba

Publicado

em

divulgação

A Polícia Civil de SP desmontou nesta quinta (2), um esquema de tráfico de drogas na região de Sorocaba, interior de SP. A investigação teve início em agosto, com a prisão de dois homens em Boituva, que tinham funções de grande importância na organização criminosa.

A partir disso, eles conseguiram identificar o imóvel utilizado para armazenamento e distribuição das drogas: um galpão, localizado no município vizinho, Cerquilho. No local, os policiais se depararam com mais de 2,9 toneladas de entorpecentes e insumos para preparação e comercialização, além de armas de fogo.

As drogas foram enviadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC). Ao todo, foram apreendidos 311,9 quilos de cocaína, 875,2 quilos de maconha, 3,7 quilos de ecstasy e 1,7 tonelada de insumos, além de três pistolas e uma submetralhadora.

Continuar Lendo

Geral

Em Pirassununga, 76 cadetes são diagnosticados com Sarampo

Publicado

em

Por

Ao menos 76 cadetes da AFA (Academia da Força Aérea Brasileira), em Pirassununga, no interior paulista, foram atingidos pelo sarampo em menos de um mês. Além destes, outros militares também aguardam os resultados de exames, caso sejam confirmados, o número de diagnosticados com a doença deve chegar aos 101, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

O número de infectados até o momento representa 11% do total de cadetes da academia. Os casos começaram a ser registrados no último dia 31 de janeiro e foram transmitidos nas semanas seguintes, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade paulista.

Os cadetes já foram isolados nos alojamentos e retirados das atividades coletivas. Todos que contraíram a doença são do primeiro ano de curso. Apenas um caso, uma civil, contraiu sarampo no local, mas não é da academia.

“O período de adaptação é muito intenso, com estresse, e a imunidade fica comprometida. Confinamento e baixa do sistema imunológico são o cenário para atrair o sarampo”, disse a enfermeira Patrícia Isabela Cascardo Mellário, coordenadora na Vigilância Epidemiológica de Pirassununga.

Todos os contaminados apresentaram quadros mais leves da doença e não foi preciso internar nenhum deles. O órgão municipal considera que o surto tem área atingida limitada à academia e que não há registros de casos no restante do município de 76 mil habitantes.

De acordo com a AFA, todas as ações protocolares para contenção e interrupção do contágio do vírus ainda estão em curso e, desde o último dia 21, os cadetes e residentes nas vilas começaram a passar por bloqueio vacinal, em coordenação com a Vigilância Epidemiológica.

“Em decorrência das medidas adotadas, apenas um novo caso foi verificado desde o dia 22 de fevereiro”, diz trecho de nota do setor de comunicação social da AFA. O órgão informou que o total de notificações são de 88.

A avaliação do órgão municipal é que não devem surgir novas notificações depois das medidas emergenciais adotadas na academia. “O que poderia ser feito, foi feito”, disse Mellário.

Isto É

Continuar Lendo

Botucatu

Equipe de Botucatu conquista as quatro primeiras colocações no Campeonato FIFA

Publicado

em

Por

A equipe de Botucatu, representada pela Botucatu E-Sports, disputou a Copa de Inverno de FIFA 19 organizado pela Liga Bauruense de Futebol Digital e Virtual que foi realizada na Arena RPG ontem (30/06) às 15 horas na cidade de Bauru; a equipe conquistou as quatro primeiras colocações. O formato de disputa foi o mata-mata, jogadores se enfrentam em jogos de ida e volta de forma individual e qual obtiver soma dos melhores resultados avança para a próxima fase.

  • 1º lugar: Vitor Oller – prêmio de 200 reais e um troféu
  • 2º lugar: Eduardo Oller – prêmio de 100 reais e uma medalha
  • 3º lugar: Leonardo Camargo – prêmio de 50 reais e uma medalha
  • 4º lugar: Guilherme Vitoratti

 

Fotos: https://apertaox.com/

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5