Pelo quinto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições do ranking das marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria Interbrand. A empresa de Steve Jobs cresceu 3% e tem valor de marca de US$ 184,15 bilhões, enquanto o gigante das buscas cresceu 6% chegando a um valor de marca de US$ 141,70 bilhões. As informações são do G1.
Segundo o levantamento, das dez marcas mais valiosas, sete são do setor de tecnologia. Na lista, a Microsoft aparece em 3º lugar, como uma das 16 marcas com um crescimento de dois dígitos. Em 4ª posição, está a Coca-Cola, acompanhada pela Amazon, Samsung, Toyota e Facebook, que entra pela primeira vez no top 10 em 8º lugar. Mercedes-Benz e IBM completam o grupo.
Foram listadas, ainda, as cinco marcas que mais cresceram: Facebook (48%) – com maior crescimento pelo segundo ano consecutivo –, Amazon (29%), Adobe (19%), Adidas (17%) e Starbucks (16%).
Além disso, mais da metade das marcas que aparecem no estudo da Interbrand compõe quatro setores: Automotivo (16), Tecnologia (15), Serviços Financeiros (12) e Bens de Consumo (9). O Varejo é o setor que mais cresceu em termos de porcentagem (19%), seguido dos setores de Artigos Esportivos (10%), Tecnologia (8%), Logística (7%) e Serviços Financeiros (6%).
Em valores, as 100 marcas mais valiosas do mundo somam em 2017 US$ 1,871,73 trilhões, 4,2% a mais do que em 2016. Este ano, estreiam na lista as empresas Ferrari (em 88º lugar), Netflix e a Salesforce.com, respectivamente em 78º e 84º lugares.
O ranking das marcas mais valiosas do mundo é construído com base em três atributos, que contribuem para o valor acumulado de uma empresa: performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; papel da marca na decisão de compra do consumidor; força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.
Confira o top 10 das marcas mais valiosas do mundo: