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Artigo: os benefícios da música para o desenvolvimento cerebral e a educação escolar

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Os avanços das pesquisas neurocientíficas têm beneficiado de forma expressiva o olhar sobre o desenvolvimento cerebral. Pesquisas no campo da Neurociência têm feito descobertas fundamentais para entendermos o  funcionamento  cerebral  dos  indivíduos  em  diversas  atividades.

As pesquisas que envolvem música, nos sugerem as muitas vantagens e possibilidades no que tange o desenvolvimento das diversas áreas do cérebro, pois  demonstram  possibilitar  inúmeras  conexões  neurais  nos  cérebros  dos  indivíduos  que  ouvem  música e tocam instrumentos musicais. Devido a isso, pesquisadores da área de Educação têm pensado mais cuidadosamente sobre as atividades escolares e suas contribuições para o aprendizado das crianças.

Neurocientistas monitoraram indivíduos em momentos de envolvimento em atividades musicais, e notaram que múltiplas áreas do cérebro são ativadas, pois, ao mesmo tempo, o indivíduo precisa processar o som, a melodia, o ritmo etc. e, depois, transformar tudo em uma única experiência musical em segundos.

Isso é bem mais intenso quando um indivíduo toca um instrumento musical. Mais áreas do cérebro são ativadas e pode-se comparar essa experiência cerebral a um exercício físico do corpo inteiro

Ao tocar um instrumento, o cérebro faz inúmeras conexões e inter-relações de seus neurônios isso porque, segundo os neurocientistas, o cérebro todo é utilizado, principalmente o córtex visual, auditivo  e  motor, permitindo  que  os  dois  hemisférios  do cérebro  trabalhem  conjuntamente,  utilizando capacidades linguísticas e matemáticas. Essa atividade permite que músicos resolvam quaisquer problemas de maneira mais eficiente e criativa, envolvendo áreas acadêmicas e sociais.

Por  terem  de  compreender  mensagens  emocionais e conteúdo, os músicos  possuem  maiores níveis de funções executivas, uma categoria que envolve tarefas inter-relacionadas que incluem planejamento,  elaboração  de  estratégias  e  atenção  a  detalhes  e exige análise  cognitiva  e  emocional  simultânea, o que impacta no trabalho dos sistemas de memória. Devido a isso, eles criam, estocam e recuperam memórias mais rapidamente e de maneira mais efetiva por meio de palavras-chave ou tags relacionadas a certas emoções.

Enfim, tocar um instrumento musical, além de apenas escutar uma música, cria conexões entre o lado esquerdo do cérebro (supostamente ligado à matemática e às exatas) e o lado direito (relacionado à criatividade e às artes).

Até  o  momento,  neurocientistas  ainda  não  encontraram  nenhuma  outra  atividade  humana  que  permita  tanto  desenvolvimento  cerebral  que  se  compare  à  prática  de  tocar  um  instrumento  musical, justificando, dessa forma, a importância de tal atividade para os indivíduos, pois pode ser essencial  para  melhorar  a  memória,  noções  de  matemática  e  para  lidar  melhor  com  mais  de  uma  tarefa ao mesmo tempo.

Essas  constatações  neurocientíficas  de  alguma  maneira  se  confirmam  na  teoria  de  Piaget  (1973) que afirmou em seus  estudos  que  o  desenvolvimento  intelectual  humano  depende  de  um  conjunto de fatores biológicos, sociais, experiência física e o processo de equilibração.

Para Cuervo (2011), a música e a linguagem  têm  colaborado  muito  para  o  mapeamento  de redes neuronais, pois o ser humano é essencialmente linguístico e a música é uma arte que se utiliza de símbolos para comunicação e expressão.

Conforme estudos de Muszkat et al (2000), a linguagem e a música, do ponto de vista neuro funcional,  dependem de esquemas sensoriais que recebem e processam  fonemas e sons (processamento  auditivo), os grafemas da leitura verbal e  musical  (processamento  visual),  as  funções  de atenção, memória  e  estruturas  de  encadeamento  e  organização  temporal  e  motora  responsáveis pela fala e execução musical.

INTELIGÊNCIA MUSICAL

Atualmente, o desenvolvimento das inteligências é entendido como produto da combinação de  características  inatas  com  características  adquiridas.

Gardner (1983) propôs a existência de oito inteligências, a saber: a inteligência linguística ou verbal, a lógica matemática, a espacial, a musical, a cinestésica corporal, a naturalista, a intrapessoal e a interpessoal.

Cada uma dessas inteligências localiza-se em diferentes partes do cérebro e todos os indivíduos possuem todas elas, apesar de termos umas mais predominantes do que outras.

Quanto à inteligência musical é a  mais  discutida  de  todas  as  inteligências.

Antunes  (2002)  define  inteligência  musical  como  a  capacidade  de  percepção,  identificação,  classificação de sons diferentes, de nuances de intensidades, direção, andamento, tons e melodias, ritmo, frequência, agrupamentos sonoros, timbres e estilos, entre outros. A inteligência musical inclui também as diversas formas envolvidas no “fazer música”, tais como execução, canto, movimento e representações inventadas (ILARI, 2002).

Para os neurocientistas, outro conceito importante é o das “janelas de oportunidades” relacionado ao período em que as crianças parecem ter maior facilidade em desenvolver certas habilidades.

As habilidades podem ser desenvolvidas em qualquer período da vida do ser humano, mas é certo que em determinados momentos da vida da criança, se estimuladas, desenvolvem com maior eficiência. Quanto à inteligência musical, o período mais favorável está entre 0 e 10 anos de idade. A partir dos três anos, as áreas do cérebro que comandam a coordenação motora são mais sensíveis e permitem a execução musical.

A área musical se concentra no hemisfério direito do cérebro e pode ser estimulada por meio de canto, audição, movimento, dança, jogos musicais, identificação de sons, e outras atividades que desenvolvem o ouvido interno.

Se podemos estimular suas aprendizagens com música, porque não inserir atividades musicais como parte fundamental do currículo escolar?

EDUCAÇÃO E MÚSICA

Para  Ilari  (2003),  quando  a  criança  está  em  idade  escolar,  o  aprendizado  musical  tem valor em si mesmo, mas também possibilitam o ensino e a aprendizagem de conceitos, ideias, formas de socialização e cultura. As atividades musicais possíveis para as crianças podem incluir momentos para cantar músicas, produzir ritmos, movimentar o corpo, audição de diversos tipos de músicas, trabalhar com artefatos que produzam sons e instrumentos musicais e também produzi-los com diversidade de materiais, produzir notações musicais, jogos musicais, rimas e parlendas, encenações, escutar e criar  histórias  musicais, composição  e  invenção de músicas etc.

O canto ativa os sistemas de linguagem, da memória, de ordenação sequencial entre outros. O movimento corporal ajuda no desenvolvimento da orientação espacial e motor. Quando canto e movimentos se combinam em sala de aula, a criança desenvolve o sistema de pensamento social. Dessa forma, seis sistemas do cérebro infantil são estimulados.

Outra atividade musical possível para a sala de aula é a execução instrumental que se refere ao tocar um instrumento, o que desenvolve atenção, memória, orientação espacial, ordenação sequencial, habilidade motora e o pensamento superior. Ao tocar um instrumental de forma coletiva em sala, a criança consegue desenvolver também o pensamento social.

Por fim, a construção de instrumentos musicais pode se constituir em uma rica  experiência com diversos tipos de materiais, aprendizagem na prática sobre os diferentes instrumentos musicais, discussão de noções de física, como tamanho dos instrumentos e altura das notas.  Essas construções possibilitam o desenvolvimento dos sistemas do pensamento superior, de ordenação sequencial, motor e de controle da atenção.

Ilari (2003) considera as atividades musicais como muito potentes para o desenvolvimento do cérebro infantil por oferecer possibilidades de trabalho com as várias áreas do cérebro e suas potencialidades.

Além disso, trabalhar as atividades  musicais  com  crianças  desde  pequeninas  pode  ser  uma grande oportunidade de prevenir dificuldades de aprendizagem e auxiliar as crianças a desenvolverem todo o seu potencial criativo e ativo por meio de uma linguagem rica de possibilidades.

A música amplia o desenvolvimento não só cognitivo, mas também emocional, pois ajuda as crianças a expressarem suas emoções mais facilmente.

A  educação  musical  favorece  a  ativação  dos  chamados  neurônios  em  espelho,

localizados  em  áreas  frontais  e  parietais  do  cérebro,  e  essenciais  para  a  chamada

cognição social humana, um conjunto de processos cognitivos e emocionais responsáveis pelas funções de empatia, ressonância afetiva e compreensão de ambiguidades na linguagem verbal e não verbal (Muskat (2017).

De acordo com Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora da Universidade Federal de Pernambuco, a música, no contexto escolar, tem como objetivo ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno porque favorece o desenvolvimento cognitivo e sensitivo o que permite que uma situação se cristalize na memória.

Os estímulos musicais ativam os sistemas de linguagem, da memória, de ordenação sequencial, de orientação espacial e motores, de pensamento social, de pensamento superior. Todas essas ativações são essenciais para um desenvolvimento global saudável das crianças, o que garante uma continuidade de aprendizagens com grandes potenciais.

Educadores  de  todas  as  fases  escolares  precisam  se  apropriar  dessas  descobertas  para  que  possam colocar em prática as atividades musicais com seus alunos, auxiliando-os em seus desenvolvimentos e proporcionando a possibilidade de uma educação cada vez melhor e significativa.

Referência

Rizzo, S. C., Fernandez, E.: Neurociência e os benefícios da música para o desenvolvimento cerebral e a educação escolar

Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 13-20, out./dez. 2018.

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Sebrae-SP abre inscrições para expositores na Agrishow 2025 

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Estande coletivo reunirá empresas ligadas ao agronegócio; as vagas são limitadas e as inscrições vão até 14 de março

 

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para empresas interessadas em expor seus produtos e serviços na Agrishow 2025, considerada a segunda maior feira do segmento no mundo. A feira acontecerá de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto. Serão selecionadas empresas ligadas ao agronegócio para participarem do estande coletivo do Sebrae-SP. As vagas são limitadas e as inscrições acontecem até o dia 14 de março pelo link.

 

Os selecionados terão acesso a uma estrutura completa para exposição, contendo um balcão vitrine e prateleiras no estande do Sebrae-SP para apresentar seus produtos ao público e os empresários receberão duas credenciais para entrada na feira. Cada empresa selecionada terá direito a dois ou três dias de exposição em sistema de rodízio.

 

Poderão se inscrever empresas formalmente constituídas que ofereçam produtos ou serviços ligados à cadeia do agronegócio, incluindo máquinas, equipamentos agrícolas, de irrigação, sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, agricultura familiar, ferramentas, entre outros.

 

Para participar, as empresas candidatas devem observar alguns critérios:

 

> Ser formalizada como MEI, ME, EPP ou Produtor Rural

> Estar estabelecida no estado de São Paulo

> Comercializar produtos ou serviços pertinentes aos segmentos ou cadeia produtiva contemplados na feira: ligados ao agronegócio

> Ter consumido pelo menos 10 horas de soluções do Sebrae-SP nos últimos 12 meses;

> Não possuir pendências financeiras com o Sebrae-SP

 

As empresas serão selecionadas com base em critérios classificatórios como grau de inovação do negócio, indicadores de gestão, experiência em rodada de negócios e missões subsidiadas pelo Sebrae-SP e carga horária de participação em ações do Sebrae-SP.

 

O Sebrae-SP subsidiará a participação das empresas selecionadas e os valores de investimento variam de acordo com o número de participações em feiras com apoio do Sebrae-SP, contados desde 2022, podendo chegar a 90% de subsídio. Os custos com transporte, hospedagem, alimentação e estacionamento são de responsabilidade dos participantes. Os produtores rurais enquadrados no DAP, CAF ou faturamento MEI terão isenção de pagamento, mediante comprovação por declaração contábil.

 

A Agrishow é uma feira internacional com ênfase na divulgação de tecnologia agrícola e realizada anualmente em Ribeirão Preto, sendo considerada a segunda maior feira do segmento no mundo e a maior da América Latina.

 

Serviço

Inscrições para expositores em estande do Sebrae-SP na Agrishow 2025

Data da feira: de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto

Inscrições até 14 de março pelo link

Valores a consultar

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Caixa inicia pagamento dos incentivos conclusão e Enem, do programa Pé-de-Meia

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Valores serão creditados em Poupança CAIXA Tem

 

A CAIXA inicia, nesta terça-feira (25), o pagamento dos incentivos Conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, nos valores de R$ 1000,00 e R$ 200,00, respectivamente.

 

Terão direito ao Incentivo Conclusão os estudantes que concluíram com êxito em 2024 o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, e o valor será creditado da seguinte forma:

  • Estudantes concluintes do 3º Ano: O valor de R$ 1.000,00 será creditado na Poupança CAIXA Tem do estudante e estará disponível para livre movimentação.
  • Estudantes concluintes do 1º e 2º Ano: O valor de R$ 1.000,00 será creditado na Poupança CAIXA Tem do estudante e permanecerá bloqueado em conta até a conclusão do Ensino Médio. Os estudantes poderão acompanhar o lançamento do crédito bloqueado em sua conta, bem como a remuneração pelo índice da poupança, até o desbloqueio para movimentação, que, conforme regra do programa, ocorrerá junto com a parcela de conclusão do 3º ano.

Terão direito ao Incentivo Enem, no valor de R$ 200,00, os estudantes que, além de terem concluído o Ensino Médio, realizaram os dois dias de prova do exame. O valor estará disponível para livre movimentação.

 

Para os estudantes que concluíram o ensino médio (3º ano) e realizaram o Enem, os pagamentos dos incentivos serão realizados de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento, conforme calendário a seguir:

 

Estudantes 3º ano

Incentivo Conclusão e Enem

(pagamento liberado em conta)

 

Data de pagamento Mês de nascimento do estudante

25 de fevereiro janeiro a junho

26 de fevereiro julho a dezembro

 

Para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, os valores serão depositados em 27 de fevereiro, independentemente do mês de aniversário.

 

Estudantes 1º e 2º ano

Incentivo Conclusão

(pagamento bloqueado em conta)

 

Data de pagamento Mês de nascimento do estudante

27 de fevereiro todos os meses

 

Informações:

O estudante poderá consultar informações escolares, regras do Programa e status de pagamentos por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

 

Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo CAIXA Tem.

 

Mais informações sobre o Programa podem ser consultadas no site do Ministério da Educação e no site do banco.

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Ministério da Saúde lança estratégia para vacinar 657,1 mil jovens contra o HPV em São Paulo

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Adolescentes de 15 a 19 anos são o público-alvo, cerca de 23% dos jovens ainda não foram vacinados no estado

Ministério da Saúde promoverá uma estratégia nacional com o objetivo de vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV (papilomavírus humano). A ação visa corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil, e proteger uma faixa etária altamente vulnerável a doenças relacionadas ao HPV como o câncer de colo do útero.

Em São Paulo, 26 municípios paulistas, incluindo a capital, estão entre as cidades prioritárias para o resgate de adolescentes não vacinados, com cerca de 657,1 mil ainda sem proteção contra o HPV. O foco será em 121 municípios brasileiros com as maiores taxas de não vacinação, que somam um total de 2,95 milhões de adolescentes em todo o Brasil. A meta é imunizar ao menos 90% desse público-alvo.

Estão previstas ações de microplanejamento que envolvem a mobilização de estados e municípios para vacinar adolescentes em pontos estratégicos como escolas, faculdades e salas de vacinação. Os municípios deverão elaborar seus próprios planos de ação, com base nos dados locais, para garantir que a vacina chegue até os adolescentes que perderam a oportunidade de serem imunizados anteriormente.

Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), ressalta a importância dessas ações direcionadas e da utilização de dados locais para alcançar os adolescentes não vacinados. “Temos vacinas suficientes e um planejamento sólido para garantir a vacinação dos nossos adolescentes, incluindo aqueles que não foram vacinados na idade recomendada e que agora estão fora dessa faixa”, observa.

Painel para o HPV

Como parte dessa estratégia, foi apresentada uma ferramenta tecnológica inovadora para apoiar os gestores municipais. Trata-se de um painel específico para o HPV, disponível no sistema do Ministério da Saúde, que permitirá aos gestores visualizar as coberturas vacinais por faixa etária desde 2014. A ferramenta ajuda a identificar as áreas mais críticas e a comparar a evolução dos indicadores de vacinação ao longo dos anos. “Esse painel será essencial para o planejamento local, ajudando a direcionar esforços para as populações mais vulneráveis”, explica o diretor.

Os cinco estados com os maiores índices de adolescentes não vacinados contra o HPV são o Rio de Janeiro (54%), Acre (40%), Distrito Federal (38%), Roraima (36%) e Amapá (32%).

Resgate

Estima-se que em 2024 cerca de 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos ainda não tenham recebido a vacina. Todas as orientações para realização da estratégia poderão ser consultadas na publicação “Recomendações para o resgate dos não vacinados com a vacina HPV”, disponível no site do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde

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