Conecte-se Conosco

Botucatu

Associação Comercial e Empresarial de Botucatu passa a oferecer serviço de Certificação Digital

Publicado

em

A burocracia é um dos principais entraves para qualquer negócio. Documentos diversos como licenças, validações, alvarás, cadastros entre outras exigências permeiam o cotidiano de qualquer empreendedor. O Brasil é um dos países onde o tempo para se abrir uma empresa gira em torno de 107 dias- dependendo do Estado-, conforme levantamento do Banco Mundial.

Após a concretização da formalização outras obrigações estão implícitas no dia a dia de quem produz, comercializa ou até mesmo presta serviços. É novamente a burocracia ditando as regras do jogo. Novamente é necessário apresentar a governo e clientes comprovações de rendimentos, da prestação de serviços e regularidade do empreendimento. Com isso, mais papéis e tempo para viabilizar tais exigências.

Segundo o Banco Mundial, o Brasil ocupa a liderança em tempo despendido para se cumprir todas as obrigações burocráticas e tributárias, com 1.958 horas por ano para que a empresa esteja plenamente regular em todas as esferas governamentais. Isso tem um custo: cerca de 1,5% do faturamento anual é destinado a custear os trâmites em todas as suas esferas, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Gradativamente os governos federal e estaduais têm demonstrado esforços para equalizar este custo, além de dinamizar a abertura e o pleno funcionamento das empresas. O avanço da tecnologia passou a ser um aliado neste trabalho, com documentações deixando exclusivamente o papel e tendo validade no ambiente digital. A expectativa é que o tempo destinado ao cumprimento de tais obrigações tenha queda de 90 horas nos próximos anos, conforme o IBPT.

A Certificação Digital veio para agregar diversos serviços tanto para Pessoas Físicas (PF) quanto Jurídicas (PJ). Em suma, é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para tais modalidades de pessoas. Com o documento, é possível fazer transações oficiais online e sem a necessidade da presença física com garantia de autenticidade e proteção das informações trocadas.

Esta modalidade de certificação começa no Brasil em 2001, por meio da Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, que caracteriza as bases das chaves eletrônicas, sendo designado e especificado por meio da Lei 11419 de 2006, que estabelece os critérios do Processo Eletrônico no país, com regras para uso de documentos digitais pelos poderes Judiciário, Legislativo e gradativamente no Executivo.

Por meio desta modalidade é possível otimizar processos de assinatura de documentos reduzindo, com isso, custos com burocracia, impressão e cartórios. “Um dos grandes entraves para a atividade empresarial continua sendo a burocracia. Seja para a abertura do empreendimento ou mesmo o cumprimento das obrigações cotidianas, são diversas as exigências que demandam tempo e investimentos como o pagamento de taxas. Nos últimos anos vimos iniciativas que tentam desburocratizar o processo produtivo por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, se tornar um facilitador ao empreendedor”, salienta Emílio Angella Neto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB).

Para garantir maior dinamismo e praticidade no dia a dia do empresário (a), a ACEB disponibiliza, desde setembro, o serviço de AC Certificado Digital, em parceria com a Certisign, empresa líder no segmento. A iniciativa amplia o leque de serviços disponibilizados pela entidade, com foco no acesso de empreendedores às inovações tecnológicas que auxiliem na otimização de processos e negociações. Entre os serviços oferecidos pela Certificação Digital estão o e-CNPJ, que consiste na identidade digital da Pessoa Jurídica; o e-CPF- identidade da Pessoa Física no ambiente virtual; o CT-e- Conhecimento de transporte eletrônico; a NF-e que consiste na Nota Fiscal Eletrônica; além de um pacote completo exclusivo para Pequenas Empresas com as emissões dos principais documentos exigidos.

São oferecidos dois tipos de certificação conforme o estabelecido em lei: A1, que é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet), tendo validade de doze meses. Já a outra modalidade, o A3, consiste na emissão e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Dependendo do (s) documento (s), tem validade de 1 a 5 anos.

“A certificação digital é uma realidade. Hoje a sociedade está integralmente conectada para serviços diversos, sejam bancários ou mesmo para questões da vida cotidiana como pedir comida, por exemplo. Há documentos como a própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de Eleitor, entre outros, que já são virtuais. A digitalização de processos é uma tendência que cada vez mais se tornará exigência para empresas e para as pessoas físicas,” explica Ronaldo Vicensotti Bassetto, gerente executivo da ACEB.

O processo de certificação digital feito pela ACEB consiste no agendamento pelo site oficial da entidade (www.acecdlbotucatu.com.br) onde escolherá o pacote de interesse e, através disso, fará todo o procedimento cadastral e a coleta de documentos e dados pessoais e/ou da empresa. Para associados (as) a consulta e serviços relativos à certificação digital contarão com planos exclusivos que facilitarão o acesso a todos os serviços relativos à certificação digital.

“Para que a implantação do serviço de certificação digital fosse disponibilizado pela ACEB, o quadro de colaboradores passou nos últimos meses por intenso processo de capacitação, a fim de garantir que todos os trâmites sejam feitos de maneira prática e com a total segurança”, frisa Bassetto.

Serviço AC Certificado Digital

Associação Comercial e Empresarial de Botucatu

Rua Curuzu, 565, Centro- Botucatu-SP

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 8h às 18 horas

Telefone: 14 3882-0010

Site: www.acecdlbotucatu.com.br

E-mail: contato@acecdlbotucatu.com.br

Facebook e Instagram:  @acebotucatu

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5