Conecte-se Conosco

Botucatu

Atletismo conquista medalhas na final das seletivas escolares

Publicado

em

 Ao todo, cinco estudantes conquistaram o pódio, levando Botucatu para etapa nacional da competição.

 Alunos do Futuro da Cuesta/Educação Olímpica, projeto conveniado à Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, participaram no último domingo, 03, da final das seletivas de atletismo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo realizado no Centro Olímpico de Pesquisa, em São Paulo.

 A equipe de Botucatu participou com 24 atletas das categorias Sub-14 e Sub-17.

 O destaque na competição foi o atleta João Pedro Gonçalves da Escola Estadual Dom Lúcio Antunes de Souza, campeão do Lançamento do Dardo Sub-14, e que conquistou o direito de participar dos Jogos Escolares Brasileiros no Rio de Janeiro em novembro.

 Também pela categoria Sub-14, conquistaram pódio Eduardo Henrique Poiato Gouveia, prata no salto em altura e prata nos 100 metros com barreiras; e Ayira Ferreira de Jesus Leme, prata no lançamento de martelo, ambos da escola Dom Lúcio. Matheus Scarduelli Capela, representando a Escola Municipal Dr. João Maria de Araújo Júnior, foi bronze no lançamento do disco.

 Pela categoria Sub-17, Marco Antônio Piva Pereira ganhou a medalha de prata nos 400 metros e bronze nos 200 metros rasos, se classificando para a próxima etapa, que será realizada em Praia Grande em agosto. E pela mesma categoria, Raquel de Souza Pinto conquistou o bronze no lançamento do dardo.

“Essas competições são muito importantes para sempre termos representantes botucatuense disputando, pois além de ser uma competição escolar, é na escola que os alunos pegam gosto pelos esportes e sempre estamos renovando a equipe de atletismo para participação nas principais competições do Estado e do País”, comentou professor de atletismo e treinador da equipe, Mario Vasques.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hemocentro do HCFMB informa expediente durante feriados de novembro

Publicado

em

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) comunica o funcionamento das atividades de coleta e doação de sangue durante os feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra.

Na sexta-feira, 15 de novembro, e na quarta-feira, 20, o atendimento estará suspenso. Já nos dias 16, 18, 19 (sábado, segunda-feira e terça-feira), bem como a partir de quinta-feira, 21, as doações de sangue poderão ser realizadas no horário normal: das 8h às 16h30, e no sábado, das 7h às 12h.

Avaré receberá coleta externa em novembro

No próximo dia 29, a cidade de Avaré receberá a equipe do Hemocentro na Loja Maçônica Acácia de Avaré (Av. Governador Mário Covas, 577 ao lado do Corpo de Bombeiros), das 8h às 13h. Neste dia, não haverá coleta de doação de sangue no Hemocentro do HCFMB, permanecendo somente as coletas de plaquetas previamente agendadas.

O Hemocentro precisa de doações de todos os tipos sanguíneos. Saiba mais informações pelos telefones (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.

Continuar Lendo

Botucatu

Secretária Adjunta de Saúde de Botucatu recebe a mais alta honraria legislativa

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 08/11, a Câmara de Botucatu realizou uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadã Botucatuense a Valéria Maria Lopes Ferreira.

De autoria do vereador Marcelo Sleiman (MDB), o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos parlamentares, dando origem ao Decreto Legislativo nº 430, de 28 de maio de 2024. Tal título representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder e é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.

Durante a solenidade, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares e amigos, além do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcello Laneza Felicio, representando o Poder Executivo.

 

Quem é Valéria Manduca?

Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira nasceu na cidade de Itatinga/SP, em 1965. No ano de 2013, assumiu o Cargo de Secretária Adjunta de Saúde no município de Botucatu. Participou ativamente da elaboração dos Planos Municipais de Saúde referente aos períodos 2014 a 2017, 2018 a 2021 e 2022 a 2024, além das Programações Anuais de Saúde e Relatórios Anuais de Gestão dos mesmos períodos.

Formada em Pedagogia, em 2015 concluiu o Curso de Pós-graduação em Gestão em Saúde e Auditoria pela Faculdade UNINGÁ e o Curso de Especialização/Atualização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa, da Universidade Federal Fluminense.

Respondeu pela Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, concomitante com o Cargo de Secretária Adjunta de Saúde, no período de agosto a dezembro de 2016, e de maio a julho de 2022.

No ano de 2020, com a chegada da pandemia da COVID-19, participou do estudo de efetividade da vacina da Fiocruz (Oxford-AstraZeneca), liderado pela Unesp e pela Prefeitura, que culminou com a vacinação em massa no município de Botucatu no ano de 2021.

Permanece no município de Botucatu até o presente momento e continua ávida pelos desafios da área da saúde, especialmente neste momento em que o município vive a Epidemia da Dengue.

A íntegra da sessão solene está disponível no Facebook da Câmara Municipal de Botucatu, e em breve no canal do Youtube e na programação da TV Câmara.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5