Conecte-se Conosco

Cultura

“Bauru Jazz Festival 2023” terá grandes artistas em evento gratuito

Publicado

em

Entre os dias 02 e 06 de agosto, a cidade será palco de grandes nomes do jazz de Bauru, além de músicos convidados de renome internacional

Jazz é o ato de tocar que expressa liberdade, de interpretação individual, de usar e abusar do improviso com muita criatividade em ritmos não lineares. Mas o melhor do jazz não é ouvir, é sentir. E assim foi criado o “Bauru Jazz Festival”, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05/08 na área de convivência do Sesc com encerramento no dia 06/08 no Parque Vitória Régia, com uma grande festa da música (programação completa no fim). Entre as atrações estarão presentes Paulo Maia Quarteto, Raloz Jazz Trio, Dabus Brothers, Grupo Senna6, CamJazz, entre outros. E entre os convidados nomes como Fábio Pascoal, filho do grande Hermeto Pascoal, Marcio Negri, Hector Costita, Carol Panesi, Jota P. e Chico Oliveira. Todas as apresentações serão gratuitas e para todas as idades.

O músico e um dos idealizadores do festival, Paulo Maia, destaca a importância de um evento desse porte para a cidade. “Fazer o Bauru Jazz Festival é um sonho antigo. Nosso objetivo é dar espaço para que os músicos daqui possam mostrar todo seu talento e energia musical para a população. Por isso, fizemos questão de ser gratuito, para que a maioria das pessoas consigam apreciar um som de muita qualidade. Além de terem a oportunidade de acompanhar músicos de renome internacional, que chegam para abrilhantar ainda mais as apresentações com suas participações especiais nos shows”, diz Maia.

O “Bauru Jazz Festival” ainda terá um caráter educativo, com o oferecimento do workshop – Construção do Álbum “Inéditas Hermeto”, Harmonia e Arranjo -, ministrado por Paulo Maia, no dia 02/08 (quarta-feira), às 15h, na sala 3 do Sesc Bauru. E nos dias 03 e 04/08, das 14h30 às 18h30, e 05/08, das 9h30 às 13h30, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi irá ministrar a “Oficina de Música Universal”, na sede da Banda e Orquestra Municipal de Bauru. Ambos com entrada gratuita.

O produtor executivo Celso Zonta, também idealizador do “Bauru Jazz Festival”, explica que não existe outro evento do estilo na região centro oeste paulista. “No Brasil existem grandes festivais de jazz durante todo ano. E até em algumas cidades próximas também são realizados, porém ainda nenhum por aqui. Por isso, achamos que seria uma grande oportunidade iniciar uma tradição muito importante, musicalmente falando, já que Bauru é um celeiro de excelentes músicos, que sempre se destacaram no cenário nacional e internacional. Nossa intenção é movimentar a cena musical de Bauru e região”, afirma Zonta.

O “Bauru Jazz Festival 2023” é uma realização da Associação Musical Allegro, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Bauru por meio da PEC (Programa de Estímulo à Cultura). Apoio Cultural:  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), Sesc Bauru, Templo Bar, Jr. Felício Entretenimento, Palamin Impressão Digital, Dora Press Comunicação e Studio Pilha.

Programação:

  • 02/08 (quarta-feira), 20h: PM4 convida Carol Panesi e Fábio Pascoal – Show Inéditas Hermeto / SESC.
  • 03/08 (quinta-feira), 20h: Raloz Jazz Trio convida Chico Oliveira e Marcio Negri – Show A história do Jazz / SESC.
  • 04/08 (sexta-feira), 20h – CamJazz convida Jota P. – Show 87 anos de Hermeto Pascoal / SESC.
  • 05/08 (sábado), 16h30: Dabus Brothers convida Hector Costita – Show Bossa in Jazz / SESC.
  • 06/08 (domingo), 15h: Encerramento com Grupo Senna6, apresentação da Oficina de Música Universal (Carol Panesi) e CamJazz / Parque Vitória Régia.

Serviço

O Sesc Bauru fica na rua Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia. O Parque Vitória Régia fica na avenida Nações Unidas, 25-25, Jardim Brasil. 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu recebe Banda Cataia com show gratuito neste sábado

Publicado

em

A banda apresenta um repertório de músicas brasileiras em uma mistura de ritmos que não deixará ninguém parado   

Neste sábado, dia 15, a partir das 20h, a Banda Cataia apresenta o “Projeto Multicultural – Show Mestiço” no Teatro Municipal de Botucatu. O evento será aberto para todos os públicos e com entrada gratuita. O espetáculo contará com 15 canções entre autorais e releituras de sucessos de grandes intérpretes da nossa música popular como Luís Gonzaga, Chico Buarque, Quarteto Novo, Caetano Veloso, entre outras. Trata-se de um espetáculo interativo que propõe um diálogo sobre a cultura tradicional, de massa e popular no contexto latino-americano contemporâneo. O show tem apoio da Lei Paulo Gustavo, do Estado de São Paulo.

Sobre a Banda Cataia

A Cataia é um grupo autoral paulista fundada em 2001, que pesquisa e promove a música brasileira com toda a sua diversidade e riqueza. A banda possui três discos gravados no Brasil, um na Europa e também participou de duas coletâneas internacionais. Sua sonoridade é marcada pela fusão de ritmos tradicionais da cultura brasileira com a música pop universal como jazz, rock e MPB.

No palco, a banda apresenta uma mistura de guitarras de rock com pandeirão do bumba meu boi, sax e flautas com pads eletrônicos, contrabaixo com alfaias e timbal. Uma variedade de instrumentos e ritmos que contam um pouco da história cultural e, juntos, tecem um show cheio de energia percussiva e sutilezas melódicas onde é defendida a temática do “Hibridismo” e da interculturalidade.

Nos arranjos musicais o grupo promove a mistura de ritmos regionais tradicionais de diversos cantos do Brasil com a música pop atual, propondo a fusão do pretérito com o contemporâneo e assim trazendo novas criações artísticas.

Serviço

A apresentação do “Projeto Multicultural – Show Mestiço” da Banda Cataia, será neste sábado, 15, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Botucatu, que fica na Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27, Centro. Entrada gratuita.

Continuar Lendo

Botucatu

Samba e ritmos de carnaval são atrações gratuitas do Sesi Botucatu

Publicado

em

Atividades acontecem no dia 21 de fevereiro e são parte da programação cultural da unidade

As sextas-feiras musicais estão de volta no Sesi Botucatu e, dessa vez, com clima de folia. No dia 21 de fevereiro, a programação gratuita com aula de dança, playlist temática e show ao vivo começa às 18h30. Todos os públicos estão convidados para a comemoração.

A partir das 18h30, as professoras da unidade chegam com uma seleção especial de coreografias e músicas cativantes dessa época. A atividade promete preparar o público para uma noite de muita dança.

Às 19h, o Samba do Lugão começa um espetáculo ao vivo com direito a samba clássico, marchinhas de carnaval e muita black music. Com instrumentos de corda e percussão, o show é um convite à alegria.

Fantasias de carnaval serão permitidas no evento, assim como máscaras ornamentais e outros adereços típicos. A cantina estará aberta para compra de comidas e bebidas durante todo o evento.

Ingressos:
Os ingressos para as atividades são completamente gratuitos para todos os públicos. Basta acessar o portal Meu Sesi e fazer a reserva. Crianças acima de três anos precisam apresentar ingresso.

Link de reserva:
Ritmos do carnaval + Samba do Lugão: https://meusesi.sesisp.org.br/Reserva/3ab57501-ce5b-46b3-9e14-08dd3ee07ede

Continuar Lendo

Botucatu

Pinacoteca de Botucatu apresenta a nova exposição “Ilhas Minhas Velas”

Publicado

em

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte do calendário cultural da cidade.

A Pinacoteca Fórum das Artes está apresentando a exposição “Ilhas Minhas Velas”, do artista Genésio Teles. A mostra,aberta no dia 08 de fevereiro, apresenta ao público um conjunto de obras que representam a trajetória do artista, reconhecido por suas técnicas inovadoras e sua abordagem experimental.

Genésio Teles, natural de Botucatu, construiu uma carreira consolidada no cenário artístico internacional, com exposições realizadas em mais de vinte países, incluindo Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Suíça, Holanda e Espanha. Com uma linguagem intuitiva e experimental, sua obra se destaca pelo uso de técnicas como raspagens em filmes de poliéster e processos de reciclagem, características que lhe renderam o reconhecimento de críticos, como o italiano Andréa Patti, que o descreveu como “um Picasso brasileiro”.

A exposição “Ilhas Minhas Velas” conta também com um espaço especial dedicado à participação do artista no Salão Oceano, realizado em fevereiro de 2024, sob curadoria de Oscar D’Ambrosio. Um dos destaques é a apresentação de uma regata confeccionada a partir de velas recicladas do lendário veleiro “Arte e Vida”, um barco centenário, estabelecendo uma conexão entre arte, sustentabilidade e memória.

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e faz parte do calendário cultural da cidade, reafirmando o compromisso de ampliar o acesso à arte e valorizar a produção artística contemporânea.

Serviço:
Local: Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro, Botucatu)
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5