Conecte-se Conosco

Notícias

Bauru registra 3 mortes de pessoas com dengue

Publicado

em

Os exames confirmatórios para a doença como a causa da morte foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru informa que, até esta quarta-feira (6), foram registrados três óbitos de pacientes notificados como suspeita de dengue. Dos casos, dois foram da rede privada.

Os exames confirmatórios para dengue foram encaminhados para o laboratório de referência em saúde pública, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e aguardam resultado para posterior confirmação ou descarte do caso.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru ressalta a importância da avaliação médica criteriosa, bem como a realização da Classificação de Risco, para a adequada assistência ao paciente.

Solicita ainda a colaboração de todos na manutenção e vistoria de seus imóveis semanalmente, especialmente no tocante à prevenção da presença de criadouros de Aedes aegypti.

Bauru soma 1.137 casos de dengue este ano. Só em 2019, são 1.136 casos autóctones, contraídos no município, e 1 caso importado.

Para se ter uma ideia, em todo o ano passado, Bauru teve 241 pessoas doentes com dengue.

Já há uma vacina contra a dengue produzida por laboratório particular, mas que não chega a ter um percentual de imunização completo em alguns sorotipos da doença. O Instituto Butantã trabalha para desenvolver uma vacina que seja eficiente contra todos os tipos.

HISTÓRICO

A primeira grande epidemia na cidade foi em 2007, seguido de 2011, ano em que o município registrou a primeira ocorrência de óbitos pela doença, quando seis pessoas morreram.

As pesquisas realizadas pela Secretaria de Saúde, que analisou o quadro envolvendo a dengue de 2000 até 2018, constatam que o aumento de casos se manifesta em períodos cíclicos, em anos ímpares.

Em 2013, o município apresentou 7.434 casos e dois óbitos. Em 2015, foram 8.482 ocorrências e seis óbitos. 2016 apresentou um número menor de registros, porém, houve um óbito.

NEBULIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal e a Sucen decidiram ampliar a área de nebulização contra o mosquito Aedes aegpyti, após avaliação feita pelos técnicos que estão trabalhando nem campo.

Nos dias 8, 15, 22/2 e 1/3, a partir das 20h, será realizada a nebulização na região dos bairros Nova Esperança e Edson Francisco da Silva.

O serviço tem por objetivo de controle de mosquitos adultos em área com grande concentração de casos.

Somente neste ano Bauru totaliza 1.137 casos de dengue. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população durante o trabalho para que:

•    Mantenham abertas: portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa;

•    Mantenham cobertos: alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;

•    Guardem em lugares fechados: bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;

•    Mantenham: as crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação;

•    Durante a aplicação do inseticida, mantenham-se dentro de suas residências.

•    O inseticida mata somente o mosquito adulto que estiver dentro e fora da casa no momento da aplicação, por isso a participação da população em eliminar criadouros é essencial.

PREVENÇÃO

A Secretaria reforça a necessidade de colaboração efetiva da população através de ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, como:

• Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos

• Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos sanitários

• Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível.

• Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros)

• Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias

• Manter alguém responsável pela troca e limpeza dos recipientes de água dos animais, etc.

• Manter a limpeza de terrenos baldios, pois há que se considerar que até mesmo uma tampa de garrafa descartada, de forma deliberada, torna-se um possível criadouro de larvas.

JCNET

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Sesi Judô tem 15 atletas convocados para disputa de Brasileiro Sênior

Publicado

em

Sesi-SP será o segundo maior representante na seleção paulista; competição será nos dias 23 e 24 de novembro
O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô será o próximo desafio da equipe de Desempenho do Sesi Judô, sediada no Sesi Botucatu. Uma das competições mais importantes do calendário nacional, o torneio será nos dias 23 e 24 de novembro, em Vila Velha (ES). Com 15 atletas e um técnico convocados, o Sesi-SP terá a segunda maior representação na seleção da Federação Paulista de Judô.
Depois de um resultado histórico no Grand Prix Nacional de Judô e no CBI Troféu Brasil — com a conquista de oito medalhas e o primeiro lugar geral no masculino— a equipe do Sesi Judô estará em peso na seleção paulista para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em comparação com 2023, a representação do Sesi Judô cresceu em mais de três vezes, tendo quatro atletas na competição da última temporada.
Entre os judocas do masculino, foram convocados: Michel Augusto e Luis Kumakura (até 63kg); Michael Marcelino, Vinicius Ardina, Gabriel Dumalak, Gustavo Borsoi e Luan Almeida (até 73kg); Guilherme Morais (até 90kg); William Souza (até 100kg); e Isaque Conserva (acima de 100kg). Entre as judocas no feminino, foram chamadas: Clara Carvalho (até 48kg); Giovana Shimada (até 52kg); Gyovanna Andrade (até 57kg); Eduarda Bastos (até 63kg); e Maria Paula Guilherme (até 70kg). Além disso, também estarão presentes o técnico Alexandre Lee, e o fisioterapeuta Danilo Magalhães.
O crescimento expressivo de participantes do Sesi Judô na seleção paulista demonstra o trabalho de excelência desenvolvido pela equipe no Sesi Botucatu. Além do aumento de participantes, a equipe enviada agrega judocas em crescimento e experientes, com diversos medalhistas nacionais e até internacionais.
Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2024
23 e 24 de novembro – Vila Velha (ES)
Equipe Sesi Judô convocada:
Clara Carvalho (até 48kg)
Giovana Shimada (até 52kg)
Gyovanna Andrade (até 57kg)
Eduarda Bastos (até 63kg)
Michel Augusto (até 63kg)
Luis Kumakura (até 63kg)
Maria Paulia Guilherme (até 70kg)
Michael Marcelino (até 73kg)
Vinicius Ardina (até 73kg)
Gabriel Dumalak (até 73kg)
Gustavo Borsoi (até 73kg)
Luan Almeida (até 73kg)
Guilherme Morais (até 90kg)
William Souza (até 100kg)
Isaque Conserva (acima de 100kg)
Alexandre Lee (técnico)
Danilo Magalhães (fisioterapeuta)

Continuar Lendo

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5