O Departamento de Água e Esgoto informa que a partir desta sexta-feira (24) o revezamento no abastecimento de água para a população atendida exclusivamente pelo sistema Batalha/ETA terá uma nova periodicidade. Em função da ausência de chuvas e da queda acentuada do nível da lagoa de captação na última semana, o rodízio terá o sistema de 24h/48h (24h com água, 48h sem) da seguinte maneira:
– Dias 24, 27, 30, 03/10, etc.: sem abastecimento para as regiões atendidas pelo sistema Batalha/ETA;
– Dias 25, 28, 01/10, etc.: região central abastecida: Centro, Altos da Cidade, Vila Antártica, Estoril I a IV e adjacências;
– Dias 26, 29, 02/10, etc.: região dos bairros abastecida: Ouro Verde, Jardim Ferraz, Shangri-lá, Vila Dumont, Spazio Verde Comendador, Granja Cecília, Jardins do Sul, Jardim Solange, Jardim Eugênia, Terra Branca, Vila Independência, Sabiás, Vila Falcão, Vila Pacífico, Alto Paraíso, Jardim Jussara e adjacências.
A medida tem como finalidade minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída pelo manancial, que hoje registra 2,57 metros, sendo que seu nível considerado ideal é de 3,20 metros. As mudanças terão início a partir da 0h da sexta-feira (24).
Além disso, as regiões Vila Lemos, Vila Seabra, Vila Quaggio, Jardim Bela Vista, Parque Santa Cândida, Parque Val de Palmas, Parque Real, Vila Dutra, Vila Industrial, Chácaras Cornélias, Parque Viaduto e adjacências, que são abastecidas por poços, mas também recebem um reforço do sistema Batalha/ETA, poderão ter problemas no abastecimento durante os dias 24, 27, 30, 03/10, etc.
Importante salientar que durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessário a recuperação do sistema (“enchimento” das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.
Por conta disso, inclusive, a reversão do sistema será feita sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população. O critério para definir o esquema de rodízio considera as manobras operacionais possíveis de serem feitas e obedecem critérios exclusivamente técnicos. A medida é emergencial, temporária e não possui prazo definido, mas será interrompida ou reduzida assim que o sistema voltar a ficar equilibrado. As demais regiões, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não serão afetadas pela interrupção no abastecimento de água.
A autarquia solicita economia de água aos consumidores dessa região para que transtornos sejam evitados. O DAE disponibiliza caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Assessoria de Comunicação – DAE Bauru