O verão em Botucatu deve ser de temperaturas acima da média. A informação é do meteorologista Rafael Vernini. De acordo com ele, o motivo é expectativa de configuração do fenômeno El Ninõ (leia mais abaixo).
Vernini foi procurado pela reportagem do Cidade Botucatu para explicar a formação da tempestade que atingiu Botucatu na tarde do último sábado (22), e causou estragos em diversos pontos da cidade.
O meteorologista conta que foi uma tempestade atípica, de grau severo. “Ao contrário de chuvas estratiformes que são constantes e tem intensidade de fraca a moderada, as chuvas convectivas são geralmente – mas nem sempre – de curta duração, de intensidade moderada a forte, podendo acompanhar descargas elétricas (raios) e granizo. Chuvas convectivas são causadas por nuvens Cumulonimbus (Cb) e podem se formar de diferentes maneiras”, conta.
De acordo com o meteorologista, é necessário haver calor e umidade disponíveis na atmosfera. “A umidade vinda do oceano e da região Amazônica e calor devido ao intenso aquecimento diurno. Para gerar a convecção (mecanismo físico que forma esse tipo de nuvem) é necessário que uma parcela de ar suba até determinada altura na atmosfera para que ocorra a condensação de vapor d’água em água líquida”.
No caso da tempestade do último sábado, havia mais um ingrediente: mudança na velocidade e direção dos ventos com a altura, o que “alimentou” o tempo de vida da tempestade, a intensidade das chuvas e as rajadas de vento.
O meteorologista afirma que os centros de previsão de tempo e clima nacionais e internacionais preveem a configuração do fenômeno El Niño para os próximos meses. A fase quente do El Niño-Oscilação Sul causa alterações nos padrões climáticos em quase todo o globo, inclusive no Brasil.
“Na região Sudeste do país durante episódios de El Niño há um padrão de ocorrência temperaturas acima de média; caso ocorra a confirmação do fenômeno nos próximos meses – que deve ser de intensidade fraca a moderada – espera-se temperaturas acima da média na região de Botucatu durante o verão de 2019”, finaliza.
Cidade Botucatu