Connect with us

Região

Botucatu e região terá Convention & Visitor Bureal

Published

on

Um grupo de empreendedores de Botucatu e região fundou a associação Cuesta Paulista e a credenciou à organização internacional Convention & Visitor Bureal.

A iniciativa vai atrair investimentos, eventos e promover o turismo na região e partiu do professor e empreendedor Pedro Souza e da pesquisadora Milene Moreira.

Pedro comenta que desde que se mudou para Botucatu, vê um grande potencial ainda não explorado. “Existem ações, mas são muito pontuais e nichadas. A Milene apresentou essa ideia do Convention, aliamos competências, fizemos estudos, tratativas jurídicas e optamos pelo nome de Cuesta Paulista para valorizar a região inteira”, conta.

 

“As cidades precisam trabalhar em prol do propósito e toda a região será valorizada”, diz Milene Moreira.

 

“O turismo regional ainda está travado por conta da falta dessa interlocução entre as cidades. Temos um potencial imenso. A ideia é trabalhar com a região como um pacote de destinos. Cada dia uma cidade, um atrativo, um roteiro”, explica Milene.

 

A Organização

No caso do Brasil, “Convention & Visitors Bureau”, “Destination” ou “Visite”, são associações privadas, sem fins lucrativos, organizadas e dirigidas pelos empresários locais, relacionados à cadeia produtiva de viagens, eventos e turismo.

O Convention & Visitors Bureau pode incrementar a economia local, por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, é a receita para aumentar o fluxo de visitantes de um destino.

O principal setor em que os CVBs atuam é o mercado associativo, no qual congressos e eventos são decididos por um comitê em qual local será realizado sua próxima edição. Um grupo decide a vinda de milhares de pessoas para um destino!

Os profissionais de CVBs que atuam na prospecção de eventos e no relacionamento com seus associados, possuem uma capacidade técnica e conhecimento para apresentar desde a infraestrutura de um destino, como todo seu potencial para exponenciar a experiência do visitante no período do encontro.

Uma vez captado, serão gerados negócios com a hotelaria, aviação, centros de convenções e espaços de eventos, transportadoras, montadoras, organizadores de eventos, guias de turismo, gastronomia, entretenimento, compras, locomoção, serviços  e muito mais.

Os CVBs, no Brasil, são mantidos pela iniciativa privada, com a contribuição do Room Tax dos hotéis associados, mensalidades de associados e patrocínios.

Em alguns casos, conta com parceria da prefeitura, governo do estado, através de suas Secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur ou de órgãos como Sebrae, Sindicatos e apoio de entidades do setor.

Um CVB atuante participa de conselhos público e privados, para debater e cobrar por infraestrutura do destino para receber melhor os visitantes, legislação justa, capacitação dos profissionais e promoção do destino dentro e fora do Brasil.

Ao congregar toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens, os CVBs têm, de forma nata, a capacidade de ser protagonista do destino, realizando um trabalho de representatividade, sendo um dos porta-vozes das principais pautas ao poder legislativo e executivo, sem impactar no trabalho técnico de captação de novos eventos e geração de negócios ao destino e aos associados.

A exemplo disso, soma-se a este esforço a União Nacional de CVBs e Entidades de Destino (Unedestinos), que participa do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo e do Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC, representando 50 associações nesse modelo de atuação em todo o Brasil, para compartilhar conhecimento, trocar agenda de eventos para prospecção, gerar integração e relacionamento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sebrae-SP ensina empreendedorismo a 8300 alunos na região de Botucatu

Published

on

Atividades propõe estimular o protagonismo e auxiliar na tomada de decisões acadêmicas e profissionais

Alunos de 17 escolas estão aprendendo e desenvolvendo competências para o empreendedorismo por meio do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-SP de Botucatu. A ação atende aproximadamente 8.300 alunos do ensino fundamental, médio e s uperior nas cidades de Conchas, Areiópolis, Paranapanema, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Botucatu.

No Ensino Fundamental, é aplicado o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em que os alunos passam por atividades com um consultor do Sebrae-SP, que também capacita os professores como multiplicadores para desenvolverem as atividades ao longo do ano letivo.

Os projetos são desenvolvidos de forma lúdica e muitas vezes com atividades em grupo. Os alunos do 1º e 2º anos aprendem a cultivar uma horta com temperos. No 4º ano, desenvolvem uma oficinal cultural, no 5º ano tema é brinquedos ecológicos e no 8º ano trabalham com robótica. Todos os produtos e projetos são expostos em feiras de empreendedorismo nas próprias escolas.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Renato Lisboa, o programa Educação Empreendedora propõe que os alunos se tornem cidadãos protagonistas em suas comunidades, além de terem mais ferramentas para a tomada de decisões na vida acadêmica e profissional. “Além disso, nas feiras há a integração com pais e com toda a comunidade, o que fortalece os vínculos”, comenta Renato.

Para alunos do ensino médio e superior, o programa consiste em duas palestras, uma sobre o mercado de trabalho e outra ensinando como se tornar um empreendedor.
No próximo dia 25, alunos do ensino médio de duas escolas de Botucatu participam das atividades no escritório do Sebrae-SP.

Continue Reading

Entretenimento

Centro Max Feffer apresenta programação para o público infantil

Published

on

 

Centro Max Feffer, equipamento cultural público da cidade de Pardinho, interior de São Paulo, gerenciado pelo Instituto Jatobás, organização da sociedade civil, tem realizado uma ampla programação, gratuita, em outubro, com foco especial no mês das crianças. O Centro, reconhecido por sua rica agenda cultural e educativa, tem realizado atividades especialmente pensadas para o público infantil, reafirmando o compromisso do Instituto em promover o acesso à cultura e inclusão social.

Nesta quinta-feira, 24, o Centro Max Feffer oferece a magia da contação de histórias com o ator Ademir Apparício Júnior, em duas sessões: às 9h e 13h30.

Para fechar a programação do mês das crianças, no sábado, dia 26,  a Banda Infantil Municipal Nossa Senhora da Piedade, de Bofete. Será uma tarde cheia de música e atividades interativas, garantindo diversão e muitas surpresas para toda a família.

Confira a programação para as próximas datas no Centro Max Feffer:

Programação Outubro — Mês da Criança

________________________________________________________________________

Biblioteca — As memórias que se tornaram histórias! com Ademir Apparício Júnior 

Descrição: Repertório de contação de histórias e outros elementos lúdicos da tradição oral

Quinta-feira, 24/10, 9h00 e 13h30

_________________________________________________________________________

Arte — Apresentação: Banda Infantil Municipal Nossa Senhora da Piedade de Bofete 

Sábado, 26/10, 16h00

_________________________________________________________________________

Funcionamento: 

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

Instituto Jatobás

Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para transformarem suas realidades. As trilhas formativas oferecidas pelo Instituto visam fortalecer a autoestima e desenvolver habilidades socioemocionais, especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. Por meio dessas trilhas, os participantes são capacitados não apenas para obterem meios de subsistência, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

Continue Reading

Notícias

Expositores da região de Botucatu comemoram realização de negócios 

Published

on

Em apenas algumas horas de Feira do Empreendedor, todos os expositores da região já tinham concretizado negócios ou prospectado clientes

Clientes do escritório do Sebrae-SP em Botucatu estão comemorando os resultados da Feira do Empreendedor 2024. Alfredo Augusto Gaspar, da Associação de Apicultores de Botucatu, disse que participar da Feira do Empreendedor é uma experiência é ótima. “Em poucas horas já estamos tendo resultados positivos, contatos com futuros distribuidores, parcerias, muito vantajoso para a associação”, contou.

Joel Fogaça Junior, da FGZ Cosmestics, contou que foi a primeira participação, mas que estava empolgado. “Vale muito a pena, muita gente passa por aqui. Estou prospectando clientes, parceiros e fornecedores”, comentou. Fogaça ainda destaca que todo empresário deve participar da Feira do Empreendedor. “Aqui você aparece, se relaciona, faz parcerias e fecha negócios”, continua.

A gestora da Solutudo, Márcia Soares, explica que a empresa participa há algumas edições e que é um evento essencial para mostrar o trabalho. “É muito importante participar porque conseguimos de forma prática mostrar a Solutudo para todos os participantes da Feira”, declara. “Em meio dia já tivemos cinco interessados em nossa franquia. Todos os anos tivemos resultados efetivos e diretos” comemora Márcia.

O diretor de desenvolvimento econômico de Itatinga, Sérgio Bicicchi, estava animado. É a segunda vez que a cidade participa. “Em 2023 tivemos bons frutos, quatro solicitações de lote para o distrito industrial. Este ano trouxemos a associação de apicultura para divulgar Itatinga como a Cidade do Mel e estão vendendo muitos produtos”, conta.

Sérgio ainda destaca que a parceria do Sebrae-SP com o município é motivo de orgulho. “Ajuda muito no desenvolvimento e crescimento da apicultura e produtores rurais, além de outros cursos que o Sebrae-SP oferece na cidade”, completa.

Assista ao vídeo da participação do escritório do Sebrae-SP de Botucatu na FE24

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5