De 24 a 29 de setembro, a Prefeitura de Botucatu, por meio da Assessoria de Políticas de Inclusão, realizará a Semana da Luta das Pessoas com Deficiência. Com palestras, mesas redondas, audiência pública, entre outras atividades, a Semana tem o objetivo de abordar assuntos sobre emprego, aprendizagem e políticas públicas.
Os eventos são gratuitos e abertos a população, inclusive pessoas que não têm deficiência. A abertura será na próxima segunda-feira, 24, no Centro de Inclusão (Avenida Rafael Serra, 460 – Bairro Alto), às 18h30, com a mesa redonda “Desafio na Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”.
Confira a programação completa da Semana da Luta das Pessoas com Deficiência:
24 de setembro (segunda-feira):
Mesa redonda: Desafio na Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Às 18h30, no Auditório do Centro de Inclusão (Avenida Rafael Serra, 460 – Bairro Alto)
25 de setembro (terça-feira):
Roda de conversa sobre Educação Inclusiva
Às 18h30, no Cine Janelas – Espaço Cultural (Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro)
26 de setembro (quarta-feira) – Dia do Surdo:
Palestra sobre Cultura Surda: Natureza do processo das capacidades humanas – Cotidiano escolar, aprendizagem e educação dos surdos.
Palestrantes: Patrícia Irene e Alberto Jorge
Às 19 horas, no Auditório do Centro de Inclusão (Avenida Rafael Serra, 460 – Bairro Alto)
27 de setembro (quinta-feira) – Caminhada Exclusiva:
Concentração em frente ao Teatro Municipal, às 17 horas e termina em frente à Câmara Municipal, onde haverá uma audiência pública às 19 horas sobre Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
29 de setembro (sábado) – Piquenique na Praça:
Das 9 às 12 horas, na Praça Rubião Júnior (ao lado da Prefeitura)
Piquenique inclusivo para todos que se interessarem. Cada um traz seu lanche e haverá brincadeiras adaptadas, pipoca, algodão doce e muita diversão.
Atividades permanentes voltadas à pessoa com deficiência.
A Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas de Inclusão, tem uma série de ações voltadas à inclusão da pessoa com deficiência no Munícipio. O objetivo das ações é difundir a cultura inclusiva, por isso compreendem as áreas de empregabilidade, comunicação acessível, desenvolvimento pessoal, cultural e paradesportivo.
Na Semana da Luta das Pessoas com Deficiência, a Assessoria abrirá inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado por uma pessoa surda, inicialmente nos níveis básico e intermediário, oferecidos em dois horários diferentes e inclusive aos sábados. As inscrições serão realizadas entre 24 de setembro e 03 de outubro, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, no Centro de Inclusão.
Outra atividade permanente é o encaminhamento ao mercado de trabalho. As pessoas interessadas podem se cadastrar no Centro de Inclusão e participar de atividades de desenvolvimento pessoal e aprimoramento para o mercado de trabalho. O serviço de empregabilidade da pessoa com deficiência também presta assessoramento às empresas com o objetivo de auxiliar e efetivar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Atividades esportivas e de capacitação também são realizadas ao longo do ano. Os interessados em participar de aulas de natação, hidroginástica e da formação de uma equipe paradesportiva de natação, ou então de cursos e palestras sobre a inclusão das pessoas com deficiência na escola, devem procurar diretamente o Centro de Inclusão para se cadastrarem.
Informações sobre projetos, cursos e palestras podem ser obtidas diretamente no Centro de Inclusão (Avenida Rafael Serra, 460 – Bairro Alto) ou então por meio da Assessoria de Políticas de Inclusão, nos telefones 3811 -1521 e 3811-1522.
Redação Cidade Botucatu