Neste domingo, dia 12 de novembro, o 22° Café das Cinco – Encontro de Compositores de Botucatu e do mundo acontece a partir das cinco horas da tarde, no Mirante das Artes. A última edição do Café das Cinco de 2017 recebe a apresentação especial do Cafuá, grupo de música instrumental e autoral formado em 2016.
O Café das Cinco é um evento independente e sem cobrança de entrada, que busca a promoção da música e artistas locais e da região. A partir das 17h, no Mirante, bolos, tortas, chá e Café são vendidos, enquanto público e compositores iniciam o encontro com inscrições abertas aos interessados em apresentar até duas canções, poesias ou outras performances autorais.
Antes do Encontro de Compositores, às 14h, o guitarrista Thiago Righi convida a todos os interessados a bater uma papo sobre “Séculos XIX e XX e a Música Popular Brasileira: do folclore aos gêneros urbanos mais populares”, também no Mirante das Artes.
O último Café das Cinco vai inverter a ordem de apresentações, a partir das 17h o grupo Cafuá – formado por Thiago Righi (guitarra), Guilherme Chiappetta (baixo), Julio Astral (djembê), Samuel Ramos (sax) e Geh Paes (trombone) – se apresenta, recebendo o público do Café com ritmo e alto astral.
Cafuá nasceu do reencontro de Righi e Chiappetta, amigos há mais de uma década e que há muito tempo não se viam. Em comum, ambos perceberam paixão pela música, amizade e um forte desejo por um cotidiano mais tranquilo e conectado com a natureza. Esse aspecto também colabora com a produção do grupo musical, que executa melodias de modo aparentemente místico e ritualístico.
Cafuá é uma expressão de origem Banto – que originou diversos idiomas africanos -, que significa lugar isolado, caverna, esconderijo. Para o grupo “esconder-se, remete a encontrar-se. Encontros são janelas para o mundo. Junte-se a nós, encontre essa janela, entregue-se a essa dança”.
Café das Cinco – Encontro de Compositores de Botucatu e do mundo
Domingo, dia 12 de novembro, às 17h
Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249, 2° andar