Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e a cada ano a Câmara Municipal de Botucatu programa atividades para marcar a data, que tem como objetivo central colocar em discussão os diversos temas relacionados a este importante e finito bem natural.
Neste ano, a Casa vai ampliar o debate, realizando ações em dois momentos da próxima quinta-feira, 22 de março: às 14h, a co-criadora do ASA (Aracatu na Sala de Aula), Patrícia Shimabuku, vai conduzir uma Oficina de Ecopedagógicos. Aberta a todos os professores da rede pública e privada do município, a atividade vai ensinar os participantes a fazer, passo a passo, instrumentos pedagógicos com a temática ambiental que poderão ser replicados em sala de aula. “Espero que cada escola envie pelo menos três representantes, sobretudo professores de Geografia, Ciências, Artes… mas todos são bem-vindos. É impressionante a receptividade dos alunos quando utilizamos esse tipo de material nas aulas”, diz a educadora.
Já a atividade da noite é aberta a todos os munícipes e promete ser um rico momento de troca de informações e partilhas. A partir das 19h, a Câmara promove o fórum “Água: economia e desenvolvimento sustentável”. Além da educadora, que fará a introdução sobre o assunto e falará sobre o Aquífero Guarani, ainda haverá breves exposições do gerente da divisão de Botucatu da Sabesp, Sandro Henrique Branbilla Ramos, e do prefeito Mário Pardini sobre o abastecimento de água no município e o projeto de Represa do Rio Pardo.
“Estamos organizando todas estas atividades por entender que esta é uma data particularmente importante para refletirmos sobre nossas atitudes e nossa relação com a água. Esperamos que a população de Botucatu participe do debate e que, juntos, consigamos pensar em estratégias e alternativas para usar melhor esse precioso recurso”, conclui o presidente da Câmara, vereador Izaias Colino.
Serviço:
22 de março, Dia Mundial da Água
14 às 16h30 – Oficina de Ecopedagógicos para professores da rede pública e privada de Botucatu, com Patrícia Shimabuku
19 às 21h00 – Fórum “Água: economia e desenvolvimento sustentável”, com Patrícia Shimabuku, Sandro Henrique Branbilla Ramos (Sabesp) e o prefeito Mário Pardini
Fonte: Assessoria Câmara