Conecte-se Conosco

Botucatu

Caratecas ligados ao HCFMB se destacam em competições nacionais

Publicado

em

Desde a semana passada, as atenções de todo o mundo estão voltadas para as competições olímpicas realizadas na cidade de Paris, que reúnem atletas de todos os continentes para superarem seus limites e demonstrarem a importância do esporte em suas vidas.

Mesmo sendo considerado esporte olímpico apenas na edição de 2021, realizada em Tóquio, o karatê / caratê traz diversos benefícios para o corpo, mente e espírito, além de prêmios e medalhas para os praticantes que mais se destacam nesta arte marcial de “mãos vazias”, como explica a própria tradução do termo japonês.

Três destes vencedores fazem parte, direta ou indiretamente, do time do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Leandro Delfino Sacche trabalha, há mais de um ano, como menor aprendiz na Gerência de Faturamento do HCFMB. João Vitor Augusto da Silva desempenha a mesma função há quase dois anos no Departamento Econômico, Financeiro e Contábil. Matheus Chiamente Mendonça é filho da servidora Carolina Chiamente Paes Mendonça, do Núcleo de Gestão de Convênios.

Em comum, os competidores participaram de uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizada em Niterói / RJ, dos dias 17 a 21 de julho, e trouxeram resultados significativos em suas categorias na modalidade Kumite (quando há a aplicação prática das técnicas diante de um adversário real): enquanto João Vitor ficou entre os 5 finalistas na categoria Junior (acima de 76 kg), Leandro ficou em 3º lugar na série Junior (abaixo de 76 Kg) e Matheus foi o vice-campeão da categoria Sub 12 (abaixo de 40 Kg).

Com estes resultados, Leandro e Matheus estão classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em Recife / PE no mês de novembro.

Histórias de ouro, construídas com dedicação e perseverança

Em 2022, a partir do convite de um colega de escola e por gostar muito de esportes relacionados a lutas, Leandro (foto à direita) começou a praticar karatê e se adaptou rapidamente à modalidade. Foram apenas 5 meses de treino até conquistar o 1º lugar na Taça Cidade de São Paulo – Karatê Interestilos, a primeira das 18 medalhas de sua carreira. “Fiquei feliz com esta conquista e isso me deu ânimo para continuar superando meus limites. Meus pais sempre me apoiam e são meus maiores incentivadores, bem como toda a equipe com quem trabalho no HCFMB e as pessoas magníficas que conheci a partir do karatê”.

Leandro pretende continuar a praticar este esporte, que traz aprendizados além das técnicas. “O karatê me ajudou como pessoa e profissional, me ensinou a ser quem eu sou hoje e a crescer mentalmente. Agradeço a cada um que me ajudou a participar destas competições e a celebrar estas conquistas”.

Aos 8 anos, João Vitor (foto à esquerda) conheceu o karatê por influência do irmão e dos desenhos japoneses, depois de passar pelo judô. Em quase 10 anos de trajetória, o jovem possui mais de 70 medalhas. “Fiquei nervoso no meu primeiro campeonato, mas a minha sorte é que foi aqui em Botucatu e eu cheguei no pódio. Desde então, comecei a me interessar pelas disputas, com aquela vontade de ser o melhor e sempre com o incentivo da minha família”.

Para João Vitor, o karatê é mais do que um esporte: é um aprendizado para toda a vida. “Incentivo quem está começando a não desistir, pois o karatê é um esporte de repetição e de aperfeiçoamento contínuo. Chegar a uma etapa de Brasileiro é uma grande vitória, mas quero alcançar voos cada vez mais altos”.

Com apenas 11 anos e mais de 30 medalhas no currículo, Matheus começou no karatê aos 4 anos por incentivo da mãe Carolina, por questões de defesa pessoal. “Perto da minha antiga escola, tinha um barracão que oferecia aulas e minha mãe me levou lá. Eu gostei, passei a me dedicar e, em 2021, comecei a competir. No mesmo ano, consegui minha primeira medalha no Campeonato Brasileiro, ficando em 3º lugar dentre 48 atletas da categoria”.

Carolina se enche de orgulho em falar das conquistas do filho. “Acredito muito no talento dele e agradeço também a todos que nos incentivam. Toda vez que o Matheus vai competir, falo para ele fazer o seu melhor, pois a medalha vem conforme os treinos acontecem. Para mim, ele é um menino de ouro e um campeão em todos os sentidos”, encerra.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Prefeitura realizará mutirão de castração para cães em Rubião Júnior

Publicado

em

População interessada deve se cadastrar para ação que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro.

A Prefeitura de Botucatu, através do Setor de Castrações Gratuitas, realizará nos dias 16 e 17 de novembro (sábado e domingo), o 24º Mutirão de Castração Gratuita para Cães. Poderão ser castrados os cães com no mínimo 5 meses e no máximo 7 anos.

Os interessados em castrar seus cães devem solicitar o cadastro via WhatsApp (14) 98177-1581, ou pelo telefone 3811-4932. Caso já tenha feito cadastro nesse número e não recebeu confirmação, deverá fazer novo cadastro.

O mutirão de castração será realizado no Pátio da igreja de Santo Antônio em Rubião Júnior.

As castrações ocorrerão em data e hora previamente agendadas.

Serviço
24º Mutirão de Castração de Cães
Dia: 16 e 17/11 (sabado e domingo)
Local: Pátio da Igreja Santo Antônio – Av. Bento Lopes, s/n – Rubião Jr

Continuar Lendo

Botucatu

Judô do Sesi-SP envia 36 atletas para disputa do Troféu Brasil e Grand Prix

Publicado

em

Michel Augusto e Vinicius Ardina estão representando o Sesi Judo nos torneios - Foto: Lara Monsores-CBJ

Evento será nos dias 1 a 3 de novembro, na Arena UniBH, em Minas Gerais

A equipe de Rendimento de Judô do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, estará em peso em uma das competições mais importantes do calendário nacional. O Sesi Judô participará do CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô, que ocorrem de 1 a 3 de novembro na Arena UniBH, em Minas Gerais. A equipe do Sesi-SP participará com 36 judocas e comissão técnica.

A disputa começa no dia 1º de novembro, sexta-feira, com as primeiras lutas do CBI Troféu Brasil, que vão até o sábado, 2. Essa competição será de lutas individuais, com o Sesi Judô participando com 36 atletas, femininos e masculinos, divididos em 12 categorias de peso. Na última edição do Troféu Brasil, o Sesi Judô esteve presente com 21 atletas, conquistando uma medalha de ouro e três de bronze.

Já no domingo, 3, é a vez das equipes mistas competirem no Grand Prix Nacional de Judô. Além do Sesi-SP, outros 16 clubes estarão na disputa por um dos campeonatos mais tradicionais do judô brasileiro. Na edição de 2023, o Sesi Judô esteve presente, encerrando sua participação em 11º.

O CBI Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô são organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e vão reunir mais de 530 atletas de 89 clubes de todo o país. O número de participantes é o maior da história do torneio. As fases eliminatórias dos dois torneios serão transmitidas pela CBJ TV; já as fases finais terão transmissão de Sportv, Canal Olímpico do Brasil, e NSports.

Continuar Lendo

Botucatu

IBB realiza Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da graduação

Publicado

em

O evento é voltado para pós-graduandos e docentes da Unesp e conta com a presença de professora de Portugal

Nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, acontece o Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da Graduação. O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas, Interunidades IBB/IBILCE, e visa apresentar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, tomando como base o programa de formação docente da Universidade de Aveiro, Portugal.

Ministrado pela convidada e professora Margarida Fardilha, da Universidade de Aveiro, Portugal, o Workshop visa mostrar para os docentes e discentes de pós-graduação e pós-doutorandos da Unesp, a importância em colocar os estudantes da graduação no centro de aprendizagem. Para isso, Margarida irá explicar sobre o team based learning, problem-based learning e case-based learning, metodologia onde os participantes exercitam as habilidades de comunicação e argumentação, progredindo em direção à uma maior autonomia e maturidade de aprendizado. Além disso, o Workshop visa desenvolver, implementar e avaliar um projeto de transformação para uma disciplina.

Para a docente Margarida Fardilha, essa será uma oportunidade especial para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

“Acho muito interessante poder transmitir a minha experiência para outros países e universidades na área da pedagogia. Espero, cada vez mais, encontrar pessoas para compartilhar conhecimentos,” explicou.

Além disso, de acordo com Erick J. R. Silva, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB e organizador do Workshop, é muito gratificante ver a integração da Unesp com outras universidades, por meio de eventos voltados para a formação docente.

“Acreditamos que será uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, afinal, este também é um caminho para motivar a formação de futuros docentes”, explicou.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5