Conecte-se Conosco

Região

Ciclistas botucatuenses conquistam medalhas em Tatuí

Publicado

em

A equipe de ciclismo de Botucatu, que representará o Município nos Jogos Regionais de 2024, começou bem as competições neste ano, já levando três pódios.

No último domingo, 18, a equipe participou do 1º GP FB Road, realizada no Campo de Prova Rota 127 na cidade de Tatuí (SP),, com a participação de cerca de 400 ciclistas.

O atleta Vagner Aparecido conquistou o primeiro lugar e José Edson ficou em quinto lugar. No feminino, Lívia Pelegrini ficou com 4°lugar.

A prova serviu como treinamento para as competições dos Jogos Reginais 2024 que serão realizadas em Julho em Botucatu.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Programa de Iniciação Artística do Centro Max Feffer é premiado em Workshop

Publicado

em

Professores do centro cultural foram capacitados e trabalharam o tema com alunos por meio das linguagens artísticas, utilizando a música, desenho, teatro, entre outros.

Entre os dias 18 e 21 de novembro, o Programa de Iniciação Artística do Centro Max Feffer (CMF), em parceria com o Instituto de Defesa da Fauna (IDF), foi destaque no I Congresso e IV Workshop de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre (RMC 2024), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo Waita, uma organização da sociedade civil que atua há mais de 10 anos na conservação da fauna silvestre e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais e voluntários.

O projeto, com foco na conservação do tamanduá-bandeira – uma espécie ameaçada de extinção na região da Cuesta Paulista –, utilizou atividades multidisciplinares como Artes Visuais, Teatro, Expressão Corporal, Escrita Criativa e Música para sensibilizar sobre a preservação ambiental. A proposta teve como objetivo envolver as crianças e a comunidade local em ações educativas, destacando a importância de proteger a fauna e os ecossistemas regionais.

As aulas foram realizadas no Centro Max Feffer, em Pardinho-SP, e a  expedição à campo teve como palco a Fazenda dos Bambus – administrada pela OSC Instituto Jatobás -, com condução do IDF.

Para Patrícia Ceschi, Gestora do Centro Max Feffer, os resultados foram impressionantes. “Diretamente, 49 alunos e 22 adultos foram beneficiados pelas atividades do projeto, que também alcançou cerca de 350 pessoas por meio de apresentações pedagógicas. A iniciativa reforçou o compromisso com a valorização da biodiversidade e promoveu uma reflexão coletiva sobre o impacto da ação humana no meio ambiente”, destacou.

O projeto foi reconhecido e premiado com o 2º lugar na categoria “Educação Ambiental em Projetos de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre”. O evento, que reuniu cerca de 400 participantes, destacou a relevância da educação ambiental no contexto da preservação da fauna e da biodiversidade.

Patrícia esclarece que o trabalho de formação, coordenado pelo IDF, teve início com os professores do Programa de Iniciação Artística do Max. “Foi feito um trabalho consistente pelo IDF, o que permitiu que os nossos professores pudessem trabalhar esse conteúdo com as crianças por meio das linguagens artísticas, utilizando a música, o desenho, o teatro, a expressão visual e as brincadeiras. Foi depois desta etapa que o IDF desenvolveu um trabalho diretamente com os nossos alunos. Esse processo se desdobrou em diversas apresentações, jogos e encenações, que resultaram em um relatório que foi apresentado no Congresso”, acrescenta a gestora do Centro Max Feffer.

Assista ao vídeo preparado pelas crianças sobre o tamanduá-bandeira: https://drive.google.com/file/d/18r3dfm4I02r-wnQvuAjdHx2xN80l94MX/view

Serviço:

Evento: I Congresso e IV Workshop de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre (RMC 2024)

Premiação:  Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

 

Continuar Lendo

Notícias

Sesi-SP cadastra professores em 15 disciplinas para Banco de Talentos

Publicado

em

Na região, unidades de Jaú, Brotas, Botucatu e Igaraçu do Tietê têm oportunidades para docentes de diversas áreas; em todo o Estado, Banco de Talentos aceita cadastros para 15 diferentes campos de ensinamento
A rede escolar Sesi-SP está cadastrando professores em 15 diferentes disciplinas para o Banco de Talentos. Podem se inscrever docentes com formação em Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Programação e Robótica, Química, Sociologia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza.
A inscrição no Banco de Talentos visa a formação de um cadastro reserva para todo o Estado de São Paulo. Diferente dos demais processos seletivos, o objetivo principal do banco é reunir pessoas qualificadas para serem consideradas em futuras oportunidades, que podem surgir a curto, médio ou longo prazo.
Oportunidades na região
Nas escolas Sesi-SP da região, há oportunidades de cadastro para as seguintes disciplinas:
Sesi Jaú | Física
Sesi Botucatu | Arte
Sesi Igaraçu do Tietê | Filosofia | Sociologia | Matemática
Sesi Brotas | Filosofia | Sociologia
Como se cadastrar
Os interessados em se cadastrar no Banco de Talentos do Sesi-SP podem se inscrever e obter mais informações sobre as oportunidades nos seguintes links abaixo:
Conheça as oportunidades Sesi-SP
[Banco%20de%20Talentos%20Sesi.docx]https://sesisenaisp.jobs.recrut.ai/
Cadastre-se para fazer parte do Time de Professores Sesi-SP 

Continuar Lendo

Notícias

Sebrae-SP ensina empreendedorismo a 8300 alunos na região de Botucatu

Publicado

em

Atividades propõe estimular o protagonismo e auxiliar na tomada de decisões acadêmicas e profissionais

Alunos de 17 escolas estão aprendendo e desenvolvendo competências para o empreendedorismo por meio do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-SP de Botucatu. A ação atende aproximadamente 8.300 alunos do ensino fundamental, médio e s uperior nas cidades de Conchas, Areiópolis, Paranapanema, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Botucatu.

No Ensino Fundamental, é aplicado o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em que os alunos passam por atividades com um consultor do Sebrae-SP, que também capacita os professores como multiplicadores para desenvolverem as atividades ao longo do ano letivo.

Os projetos são desenvolvidos de forma lúdica e muitas vezes com atividades em grupo. Os alunos do 1º e 2º anos aprendem a cultivar uma horta com temperos. No 4º ano, desenvolvem uma oficinal cultural, no 5º ano tema é brinquedos ecológicos e no 8º ano trabalham com robótica. Todos os produtos e projetos são expostos em feiras de empreendedorismo nas próprias escolas.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Renato Lisboa, o programa Educação Empreendedora propõe que os alunos se tornem cidadãos protagonistas em suas comunidades, além de terem mais ferramentas para a tomada de decisões na vida acadêmica e profissional. “Além disso, nas feiras há a integração com pais e com toda a comunidade, o que fortalece os vínculos”, comenta Renato.

Para alunos do ensino médio e superior, o programa consiste em duas palestras, uma sobre o mercado de trabalho e outra ensinando como se tornar um empreendedor.
No próximo dia 25, alunos do ensino médio de duas escolas de Botucatu participam das atividades no escritório do Sebrae-SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5