Connect with us

Botucatu

Cidadãos auxiliam Prefeitura no cuidado de áreas verdes em Botucatu

Published

on

Entre tantas belezas naturais, Botucatu tem como uma das principais características, a sua população. Povo esse que auxilia e muito o Poder Público Municipal a tornar a Cidade cada vez mais bonita, como por exemplo, na manutenção de áreas públicas. Esta reportagem conta três casos de botucatuenses que, além de cuidarem de espaços verdes públicos, dão utilidade a eles.

A primeira e mais antiga cidadã a realizar este tipo de ação é a senhora Norma Cleoffe, moradora do Jardim Paraíso e que há 16 anos cuida de uma pequena praça na confluência da Avenida Rafael Laurindo com a Rua Edmundo Araújo de Oliveira. Além deste local, todo decorado com flores, jardineiras e bancos, e que inclusive são iluminados caprichosamente no período de Natal, Dona Norma também dá outro visual ao canteiro central da avenida. A placa que dá boas vindas àqueles que chegam ao bairro, inclusive, é criação da aposentada.

“Cuido com carinho deste local, com o único intuito de ajudar a Prefeitura a fazer das nossas áreas verdes mais bonitas, preservadas e limpas. Faço isso há muitos anos e agradeço todo o apoio que a Secretaria de Infraestrutura me dá para cuidar desse local com mudas de flores, bancos e jardineiras. Creio que se todos tivessem essa postura, nossa Cidade seria ainda mais linda”, afirma Dona Norma.

Para o Prefeito Mário Pardini, ações como a de Dona Norma fazem a diferença positivamente na sociedade.

“A Dona Norma é um exemplo para nossa sociedade, de cuidado e amor com o Município. Esse trabalho dela nos empolga todos os dias a avaliarmos nosso próprio serviço prestado e buscar melhorar sempre. Isso é amor para com o próximo e a Dona Norma está de parabéns”, cita o Prefeito Mário Pardini, que recebeu Dona Norma em seu gabinete para agradecer pessoalmente os trabalhos da moradora.

 

Pomar gigante em plena cidade

Botucatu possui pouco mais de 2,6 milhões de metros quadrados de áreas verdes em sua zona urbana, que têm sua manutenção custeada pelos cofres públicos ou que recebem o cuidado de moradores.

Assim como a Dona Norma, um grupo de moradores da Rua Mariana Jaqueta, no bairro Chácara dos Pinheiros, utiliza áreas verdes para o plantio de diversas espécies de árvores, desde nativas a frutíferas. Maria Goretti Gomes, Orivaldo Ortiz e José Carlos Tonon auxiliam o aposentado Joaquim da Silva, que iniciou o trabalho alguns anos atrás, no cultivo de mais de 700 espécies, que vão desde madeiras de lei e plantas medicinais até frutíferas, como mangueira, goiabeira e outras. Frutas exóticas, como araçá, atemoia, fruta do conde e cacau também podem ser encontrados no gigante pomar em plena área urbana.

“Começamos plantando nesta área verde para evitar que a população jogasse entulho. Com o tempo fomos povoando com diversas árvores para que o local ficasse sempre limpo e para que a população pudesse aproveitar as frutas. Quem quiser, é só vir, pegar e comer, claro que nos ajudando a manter o local sempre limpo e sem desperdiçar frutas que ainda estejam verdes”, conta Joaquim.

 

Flores em meio ao entulho

O veterinário Felipe Fornazari e o aposentado Paulo Nakajima são vizinhos de uma viela no Altos do Paraíso e também aproveitam uma área verde em frente as suas residências para o plantio de flores e frutas. O mais impressionante é que o local onde eles realizam os plantios tem como base uma grande quantidade de entulho, depositada irregularmente no local no passado e que com o passar do tempo foi invadida pela vegetação.

“Há 4 anos plantamos aqui. Quando fui cavar pela primeira vez este terreno vi que a base, abaixo de uma fina camada de terra, era toda de cascalho, pedras e restos de construção. Por ser um local úmido, as plantas conseguem crescer”, cita Paulo Nakajima, quer conta com a ajuda da esposa Lurdes no cultivo.

Felipe Fornazari, que aposta no plantio de espécies frutíferas em extinção, como o mamão silvestre, por exemplo, vê na prática de utilizar as áreas verdes públicas para essa finalidade, um sinal de zelo com o meio ambiente.

“Obviamente não é uma obrigação de todos despenderem de seus recursos para plantar em áreas públicas, mas é evitar de jogar entulhos nesses locais. Creio que é um sinal de zelo pelo meio ambiente e de cuidado com o próximo. Além disso tem os benefícios para os animais. Aqui já vi diversas espécies de pássaros se alimentando das frutas e até um tatu”, comenta o veterinário.

 

GCM notificou 30 casos de descarte irregular em 2018

A Guarda Civil Municipal tem atuado para prevenir e punir quem descarta materiais inservíveis e entulho em áreas verdes do Município. Neste ano, 30 notificações já foram registradas. Nessas situações, o responsável pelo descarte recebe o prazo de 3 dias para a retirada dos resíduos. Quem não cumpre a orientação recebe multa de R$ 200, se for pessoa física, ou R$ 1.000 se for pessoa jurídica.

A população, ao avistar alguém realizando o descarte irregular de materiais, pode chamar imediatamente a Guarda Municipal por meio do telefone 199.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5