Neste dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Indústria no Brasil. O momento é de incertezas no cenário nacional, com resultados que mostram importante distância entre o patamar da atividade neste ano, como o recorde alcançado em maio de 2011, quase 20% maior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp Botucatu, o momento é desafiador. “Estamos passando por uma data especial da indústria com um cenário econômico desafiador e com muitas incertezas jurídicas”, avalia.
Porém, a realidade para as cidades que compõem a regional Botucatu do Ciesp parece apontar para um cenário positivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho, a regional cria centenas de postos de emprego a cada mês.
Águas de Santa Bárbara, Anhembi, Arandu, Areiópolis, Avaré, Bernardino de Campos, Bofete, Botucatu, Canitar, Cerqueira César, Chavantes, Conchas, Fartura, Iaras, Ipaussu, Itatinga, Lençóis Paulista, Manduri, Óleo, Pardinho, Pereiras, Piraju, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Sarutaiá, Tejupá e Timburi somam saldo positivo de 1.966 postos, considerando os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023.
“Neste período de retomada tivemos saldos positivos de 799 postos em janeiro, 484 em fevereiro e 683 em março. Esses números nos inspiram a acreditar num futuro promissor”, afirmou Patrícia.
Embora a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) aponte para um índice de 1,2%, não muito vistoso para especialistas do setor, a expectativa é que a indústria da região de Botucatu se sobressaia.
“Esse desempenho nos primeiros meses do ano reforça o impacto positivo que a indústria pode ter nas comunidades locais, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento regional. São sinais encorajadores que nos fazem vislumbrar um ano promissor para as empresas e trabalhadores. Acreditamos no potencial de crescimento e na capacidade de superação do setor industrial”, citou Patrícia.
Parceria com o poder público
Entre as estratégias do Ciesp para o desenvolvimento industrial na regional de Botucatu está a estreita relação com o poder público. Somente neste ano a instituição já apresentou, em parceria com o Senai, dois Panoramas Socioeconômicos, estudos que têm a finalidade de nortear políticas públicas para a geração de emprego e renda. Os estudos foram realizados em Botucatu e Avaré, dois dos municípios com maior capacidade empregadora na região.
“Esse estudo busca entender as verdadeiras carências do setor industrial no que diz respeito a mão de obra e infraestrutura. Buscando parcerias com as prefeituras, apontamos onde o poder público deve investir para alavancarmos o desenvolvimento das indústrias e principalmente a geração de empregos. Já temos agendado para os próximos meses a apresentação desse tipo de estudo para outros municípios”, explicou Patrícia Dias.
Emprega Jovem – Outra mobilização das instituições ligadas à indústria junto ao poder público em Botucatu foi o programa Emprega Jovem. A Prefeitura de Botucatu vai subsidiar um curso, que será oferecido pelo Senai Botucatu. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada. Além disso, o Poder Público ainda oferecerá aos alunos uma bolsa de estudos. Representantes de indústrias associadas ao Ciesp – Regional Botucatu, assinaram um Termo de Compromisso de Apoio ao Programa Emprega Jovem. Eles se comprometeram, na medida do possível e da necessidade das suas empresas, a incluírem em seus respectivos processos seletivos os jovens oriundos da iniciativa.
“Agradecemos todas as empresas do setor industrial associadas ao Ciesp Botucatu pelo apoio nessa tarefa de difundir o desenvolvimento pelas cidades por onde passamos. É fundamental que todos estejam mirando o mesmo objetivo, e é isso que enxergamos em nossa região”, finalizou a diretora titular do Ciesp – regional Botucatu.