Connect with us

Botucatu

Ciesp Botucatu comemora Dia da Indústria com resultados positivos

Published

on

Entre as estratégias para o desenvolvimento industrial na regional de Botucatu está a estreita relação com o poder público.

Neste dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Indústria no Brasil. O momento é de incertezas no cenário nacional, com resultados que mostram importante distância entre o patamar da atividade neste ano, como o recorde alcançado em maio de 2011, quase 20% maior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp Botucatu, o momento é desafiador. “Estamos passando por uma data especial da indústria com um cenário econômico desafiador e com muitas incertezas jurídicas”, avalia.

Porém, a realidade para as cidades que compõem a regional Botucatu do Ciesp parece apontar para um cenário positivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho, a regional cria centenas de postos de emprego a cada mês.

Águas de Santa Bárbara, Anhembi, Arandu, Areiópolis, Avaré, Bernardino de Campos, Bofete, Botucatu, Canitar, Cerqueira César, Chavantes, Conchas, Fartura, Iaras, Ipaussu, Itatinga, Lençóis Paulista, Manduri, Óleo, Pardinho, Pereiras, Piraju, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Sarutaiá, Tejupá e Timburi somam saldo positivo de 1.966 postos, considerando os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023.

“Neste período de retomada tivemos saldos positivos de 799 postos em janeiro, 484 em fevereiro e 683 em março. Esses números nos inspiram a acreditar num futuro promissor”, afirmou Patrícia.

Embora a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) aponte para um índice de 1,2%, não muito vistoso para especialistas do setor, a expectativa é que a indústria da região de Botucatu se sobressaia.

“Esse desempenho nos primeiros meses do ano reforça o impacto positivo que a indústria pode ter nas comunidades locais, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento regional. São sinais encorajadores que nos fazem vislumbrar um ano promissor para as empresas e trabalhadores. Acreditamos no potencial de crescimento e na capacidade de superação do setor industrial”, citou Patrícia.

 

Parceria com o poder público

Entre as estratégias do Ciesp para o desenvolvimento industrial na regional de Botucatu está a estreita relação com o poder público. Somente neste ano a instituição já apresentou, em parceria com o Senai, dois Panoramas Socioeconômicos, estudos que têm a finalidade de nortear políticas públicas para a geração de emprego e renda. Os estudos foram realizados em Botucatu e Avaré, dois dos municípios com maior capacidade empregadora na região.

“Esse estudo busca entender as verdadeiras carências do setor industrial no que diz respeito a mão de obra e infraestrutura. Buscando parcerias com as prefeituras, apontamos onde o poder público deve investir para alavancarmos o desenvolvimento das indústrias e principalmente a geração de empregos. Já temos agendado para os próximos meses a apresentação desse tipo de estudo para outros municípios”, explicou Patrícia Dias.

Emprega Jovem – Outra mobilização das instituições ligadas à indústria junto ao poder público em Botucatu foi o programa Emprega Jovem. A Prefeitura de Botucatu vai subsidiar um curso, que será oferecido pelo Senai Botucatu. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada. Além disso, o Poder Público ainda oferecerá aos alunos uma bolsa de estudos. Representantes de indústrias associadas ao Ciesp – Regional Botucatu, assinaram um Termo de Compromisso de Apoio ao Programa Emprega Jovem. Eles se comprometeram, na medida do possível e da necessidade das suas empresas, a incluírem em seus respectivos processos seletivos os jovens oriundos da iniciativa.

“Agradecemos todas as empresas do setor industrial associadas ao Ciesp Botucatu pelo apoio nessa tarefa de difundir o desenvolvimento pelas cidades por onde passamos. É fundamental que todos estejam mirando o mesmo objetivo, e é isso que enxergamos em nossa região”, finalizou a diretora titular do Ciesp – regional Botucatu.

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5