Conecte-se Conosco

Cultura

Botucatu recebe Circuito Sesc de Artes nessa sexta

Publicado

em

No dia 06 de abril, sexta-feira, Botucatu receberá a 10ª edição do Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias, o Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1 mil ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos.

O Circuito Sesc faz parte das comemorações dos 163 anos de Botucatu e as apresentações na Cidade terão como destaque o grupo sul-mato-grossense Circo Le Chapeau, apresentando o espetáculo circense Tradicional Pocket Show, onde o público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional.

Com um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil, a Cia Oito Nova Dança apresenta o fandango caiçara, dos litorais sul de São Paulo e norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais e originais com Fandango a Céu Aberto.

Integrando a programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades, o Circuito Sesc exibe uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Além de Botucatu, Avaré, Garça, Marília, Ourinhos e Palmital receberão shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos entre os dias 6 e 8 de abril.

Programação do Circuito Sesc de Artes em Botucatu:

Sexta-feira, 06, das 16h às 21h30 – Praça Pedro Torres, s/n, Centro

 Circo

Tradicional Pocket Show

Circo Le Chapeau (MS)

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional, para presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e a até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca. Mesmo sem lona, o grupo sul-mato-grossense promove uma experiência parecida com a dos circos que viajavam pelo interior do Brasil.

 Iniciação ao Malabarismo

Circo Le Chapeau (MS)

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar. Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

 Dança

Fandango a Céu Aberto

Cia. Oito Nova Dança (SP)

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, convidando o público para dançar em um grande baile aberto.

 Música

Fanfarra Black Clube (RJ)

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas. O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, como músicas de Pharrell e Daft Punk, além de músicas autorais, sempre com uma pegada dançante e carnavalesca.

 DJ Barata (SP)

O baiano Lucas Barata é DJ, produtor cultural e pesquisador musical desde 2001. Seu repertório passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 70: o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat. Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

Literatura

Plante Poema

Projeto Matilha e Roça da Rua (SP)

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca: escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento. Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

Programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Artes Visuais

Tricô de Braço e Tear Alternativo

Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes (SP)

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos. A confecção é feita com as mãos e dedos, construíndo inúmeros tipos de nós. Na oficina é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô. Com a técnica é possível obter tecidos utilizados tanto na criação de vestuário como no design de interiores.

Literatura

Palavra + Imagem

Coletivo Rodas de Leitura (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 Cinema

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 Circuito Sesc de Artes na Internet

O site do Circuito Sesc de Artes será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

 

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Modo Rural faz show gratuito na Fazenda Lageado, quinta

Publicado

em

Apresentação do grupo de jazz botucatuense terá participação da cantora Julia Barreira.

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 20, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, com entrada gratuita, acontece um show do grupo de jazz Modo Rural.

No show ‘Vivo’, o sexteto Modo Rural une a viola caipira a uma formação de jazz e apresenta músicas autorais do seu 1º EP intitulado “Sépia”, além de músicas inéditas, releituras de obras da música regional de Botucatu e uma homenagem especial a Milton Nascimento.

Formado por Joanna Barbosa (flauta), Lucas Fabris (saxofone), Geh Paes (trombone) Rodrigo Pinheiro (viola caipira e arranjos), Hélio Ferreira (contrabaixo) e Moisés Shalon (bateria), o grupo Modo Rural concebeu o show ‘Vivo’ com a ideia de misturar a música tradicional caipira, incorporando elementos de improvisação e harmonias que refletem a evolução da cena musical contemporânea, sobretudo do jazz brasileiro, conduzindo o espectador a um universo sonoro ímpar e inovador.

O show tem a participação da cantora Júlia Barreira, que cursa Canto/MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde integra o grupo musical Big Band da instituição. Teve passagens pelo Coral Municipal de Botucatu e em diversas bandas como Kalibra, Black Moon, Manga Rosa Reggae e Artistas In Concert. Julia fez participações e gravações musicais junto a artistas da cidade como Piteco, Sementes Livres Hi-Fi, João Lucca, O Dona Peu e Deborah Abreu. Em 2023, participou de concertos de gala com a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

O show “Vivo” é uma ação realizada com Recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Programa de Incentivo à Produção Artística, com apoio dos comitês locais de ação cultural (CACS) e diretorias da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).

SERVIÇO
Show musical com o grupo Modo Rural, com participação de Júlia Barreira
Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Lageado – Botucatu
Dia 31 de outubro – quinta-feira
20h – Gratuito

Continuar Lendo

Botucatu

Unesp Botucatu promove a 1ª Feira Literária de Botucatu

Publicado

em

 

Com o slogan “Fronteiras, Identidades, Literatura”, evento comemora os 60 Anos da Biblioteca do Campus de Rubião Júnior com programação diversificada voltada à leitura

Botucatu se prepara para um evento literário de destaque com a 1ª Feira Literária de Botucatu (FLIB), que será realizada de 06 a 09 de novembro de 2024, na Tenda Literária no Gramado e na Praça da Biblioteca da Unesp Botucatu – Campus de Rubião Júnior. Este evento comemora os 60 anos da Biblioteca do Campus e tem como objetivo consolidar o calendário anual das Feiras Literárias do Brasil, oferecendo uma programação rica e diversificada, com o livro no centro das atenções.

Dentre as atrações da Feira, que também conta com a presença da Academia Botucatuense de Letras (ABL), estão: palestras com escritores renomados, oficina de escrita, venda de livros, apresentações musicais, sessão de autógrafos, lançamentos de livros, contação de história, exposições e espaço leitor para crianças.

Haverá no local diversificada Praça de Alimentação com food trucks que estarão estrategicamente instalados próximo à Biblioteca, além da presença da Livraria UNESP Móvel.

 

Confira a programação completa (sujeita a alterações)

 

06/11 (quarta-feira)

Local: Tenda Literária no Gramado da Biblioteca da Unesp/Botucatu- Rubião Jr.

Palco 1 – Tenda Literária

  • 19h: Abertura da FLIB
  • 19h30 às 20h30 Roda de Conversa “Intimidade, privacidade e sexualidade na História do Brasil”
    Autora: Mary Del Priore
    Mediadora: Fernanda Henriques (Ferdi);

Espaço do Escritor – Tenda Literária

  • 20h30: Sessão de autógrafos
    Autora: Mary Del Priore;

Palco 1 – Tenda Literária

  • 21h30: Apresentação musical “Concerto de Percussão – PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP)”. Thiago Marins de Souza, Samuel Guedes Fagundes e Rodrigo de Andrade

 

07/11 (quinta-feira)

Palco 1 – Tenda Literária

  • 12h às 13h: Roda de Conversa “Literatura com Temáticas Raciais”
    Autor: Dagoberto José Fonseca
    Mediadora: Jacqueline Caramori;

Espaço do Escritor – Tenda Literária

  • 13h: Lançamento de livros e Sessão de Autógrafos
    Autor: Dagoberto José Fonseca;

Espaço Oficina – Tenda Literária

  • 14h às 15h30: Oficina “Como fazer seu próprio quadrinho”. Oficineiros: Grupo de Artes Sequenciais (GAS). Projeto de Extensão de Quadrinhos e Animação – Alunos de Design da UNESP – Unesp Bauru; Vagas: 30

Faça sua inscrição: https://forms.gle/eWpiMJ7CH2m4Hh4o8

Sala de Multimídia – Biblioteca Rubião Júnior

  • 14h às 16h: Cineclube da FLIB. Filme: “O processo”. Direção: George Orson Welles. Vagas: 30.

Faça sua inscrição: https://forms.gle/Kgkwy7bXP2aPSf9j7

Espaço Oficina – Tenda Literária

  • 15h30 às 17h30: “Oficina de escrita não criativa”. Oficineiro: Baga Defente; Vagas: 25

Faça sua inscrição: https://forms.gle/E74m8suGFezs8Hb5A

Palco 1- Tenda Literária

  • 17h30 às 19h: Conversa sobre “Ciência e literatura”

Autoras: Leda Cartum e Sofia Nestrovski do Podcast Vinte Mil Léguas
Mediador: Carlos Magno Fortaleza;

Espaço do Escritor – Tenda Literária

  • 19h: Sessão de autógrafos. Autoras: Leda Cartum e Sofia Nestrovski;

Palco 1 – Tenda Literária

  • 21h às 22h: Concerto literário. Orquestra Filarmônica e Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)

 

08/11 (sexta-feira)

Palco 1 – Tenda Literária

  • 12h: Bate-papo “Entre livros e ideias: memórias de uma livreira”. Maria Antônia Pavan de Santa Cruz

Mediador: José Paes de Almeida Nogueira Pinto

Saguão Biblioteca Rubião Júnior

  • 13h às 15h: “Oficina de escrita não criativa”. Oficineiro: Baga Defente; Vagas: 25

Faça sua inscrição:https://forms.gle/fUzA5JbLA5GYvxUF7

Palco 1 – Tenda Literária

  • 13h30 às 15h: Apresentação literomusical. Grupo “Chama Poética” com o espetáculo Caleidoscópio Poético;

Sala de Multimídia – Biblioteca Rubião Júnior

  • 14h às 16h: Filme: Vidas Secas

Direção: Nelson Pereira dos Santos
Duração: 1h e 55min. Vagas: 30

Faça sua inscrição: https://forms.gle/f2toT2Y9hBiv6KxL9

Palco 1 – Tenda Literária

  • 15h às 16h30. Bate-papo “Turismo Literário”

Convidados: Carlos Magno Fortaleza, Carlos Starling e Ildeberto Muniz de Almeida;

  • 16h30 às 17h30: Colóquio sobre Dostoiévski

Autor: Edson Amâncio
Mediador: Carlos Magno Fortaleza;

Espaço do Escritor – Tenda Literária

  • 17h30: Sessão de Autógrafos. Autor: Edson Amâncio;

Palco 1 – Tenda Literária

  • 18h às 19h: Palestra “O Tempo sem tempo – Crônicas da Pandemia”. Autor: Carlos Starling. Mediadora: Maria Cristina Pereira Lima (Kika)

Espaço do Escritor – Tenda Literária

Sessão de autógrafos: Carlos Starling;

Palco 1 – Tenda Literária

  • 19h30 às 20h30: Bate-papo “Diversidade e gênero: visibilidade e vozes dissidentes na literatura”

Autora: Cris Judar. Mediadora: Elen Rose Lodeiro Castanheira;

Espaço do Escritor – Tenda Literária

  • 20h30: Sessão de autógrafos. Cris Judar

Palco 1 – Tenda Literária

  • 21h às 23h: Apresentação Musical. Banda Tiamate (Pop/Rock)

 

09/11 (sábado)

Palco 1 – Tenda Literária

  • 10h: Apresentação Studio de Dança Cynthia Denadai
    Baile das Flores – ballet infantil;
  • 10h30: Apresentação de dança. Steps On Dance & Fitness Studio;

Palco 2 – Praça da Biblioteca Rubião Júnior

  • 11h: Contação de História – As Comadres Contadeiras. Cia de Teatro Chafariz;

Palco 1 – Tenda Literária

  • 12h às 13h: Apresentação musical. Big Band do Projeto Musicalizando – Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis;
  • 13h às 15h: Apresentação Musical: artista Sara Fernandes e Banda;
  • 10h às 15h: Espaço Leitor e Exposição de Lego Harry Potter (atração da Secretaria Municipal de Cultura e Biblioteca Municipal de Botucatu).

 

“A FLIB será um ponto de encontro essencial para os amantes da literatura, oferecendo um espaço para autores, acadêmicos e leitores compartilharem e celebrarem o mundo dos livros”, explica a bibliotecária e integrante da Comissão Organizadora da FLIB, Darcila Bozoni.

O idealizador da Feira, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC), Professor Dr. Carlos Magno Fortaleza, ressalta que o evento é gratuito e aberto a toda comunidade. “Queremos que a FLIB seja um evento democrático, para todos. A biblioteca é aquele local onde nós temos os livros disponíveis para que as pessoas possam consultar e aproveitar seus conteúdos. Nada mais importante do que incluir a FLIB na Agenda Cultural da cidade para celebrar a leitura”, ressalta.

A bibliotecária e integrante da Comissão Organizadora da FLIB, Luciana Pizzani, reitera que “tudo é organizado para promover a cultura e proporcionar aos participantes uma experiência especial e diversificada”.

Apoiadores e participantes
Academia Botucatuense de Letras (ABL)
Administração Geral do Campus (AG)
Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB)
Comitê de Ação Cultural (CACs) – IBB, FMVZ , FMB e FCA
Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)
Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
Fundação Editora UNESP (FEU)
Fundação do Instituto de Biociências (Fundibio)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)
Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)
Livraria Unesp Móvel
Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (Numis)
Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (NUPE)
Pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura (PROEC)
Rede de Bibliotecas da UNESP
Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu
TV UNESP
Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Serviço

1ª Feira Literária de Botucatu (FLIB) – entrada gratuita e aberta à população
Data: 06 a 09/11/24
Oficinas e cineclube: fazer a inscrição (vagas limitadas).
Demais atrações: não requer inscrição
Local: Biblioteca da UNESP Botucatu – Campus de Rubião Júnior

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Hub de Inovação Cultural oferece oportunidade em Botucatu

Publicado

em

Nos dias 17, 18, 21 e 26 de outubro, na Sede do Razões pra Sonhar, acontece o projeto Hub de Inovação Cultural, uma oportunidade valiosa para artistas que desejam expandir suas carreiras e desenvolver seus projetos culturais. Esta iniciativa visa promover a cultura, a criatividade e a inovação na cidade, suprindo a necessidade de espaços acessíveis para os diversos coletivos e artistas que têm surgido nos últimos anos.

O programa será realizado em um formato imersivo, com quatro dias de atividades, incluindo três presenciais e uma online. Durante o evento, os participantes aprenderão sobre a elaboração de projetos culturais e terão a oportunidade de conhecer os bastidores do Razões pra Sonhar.

Inscrições AQUI 

Esta é uma ação realizada com recursos da Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Botucatu, através da Secretaria de Cultura de Botucatu.

Serviço:
Projeto Hub de Inovação Cultural
17 e 18 de outubro (quinta e sexta-feira) – 18h às 22h
21 de outubro (segunda-feira) – 14h às 20h
26 de outubro (sábado) – 08h às 17h
Local: Sede do Razões pra Sonhar
– Rua Curuzu, 867 – Sala 07 – Centro
Vagas: 20
ATIVIDADE GRATUITA

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5