Conecte-se Conosco

Botucatu

Cláudio Lacerda apresenta “Canções para acordar o Sol”

Publicado

em

Dono de uma das vozes mais marcantes dessa geração da nova música caipira, Cláudio Lacerda se une a artistas consagrados em projeto virtual inédito. O projeto contou com as participações de Neymar Dias, Toninho Ferraguti, Rodrigo Zanc, Sérgio Turcão e Thadeu Romano.

 

De 04 de março à 08 de abril de 2021, quintas-feiras, sempre às 20h00, vai ao ar através da plataforma digital Youtube “Canções para acordar o Sol”, projeto inédito produzido pelo cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, que conta com as participações especiais de Neymar Dias, Toninho Ferraguti, Rodrigo Zanc, Sérgio Turcão Thadeu Romano.

 

“Canções para acordar o Sol” é um projeto virtual em que o cantador Cláudio Lacerda apresenta canções importantes de sua discografia e recebe convidados de peso para releituras de grandes sucessos da música brasileira, influenciados pela cultura do campo. O projeto presta reverência a grandes compositores brasileiros, além de enaltecer a importância de nos conectarmos com a natureza para o bem das próximas gerações.

 

Grande defensor da cultura campesina, o artista apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades.

 

Em “Canções para acordar o Sol” o cantor apresenta seis espetáculos com um apanhado da música regional brasileira, sua riqueza de ritmos, incluindo canções autorais, composições de amigos, de importantes parceiros e até de compositores esquecidos ou pouco lembrados.

 

A temporada começa no dia 04 de março, com o show “Canções para Acordar o Sol”, que dá nome ao projeto e ao CD idealizado por Cláudio e o jornalista Luís André do Prado, com Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Toninho Ferragutti realizando uma homenagem a grandes compositores da MPB, que também valorizaram em suas obras, um olhar para o Brasil interior.

 

O segundo espetáculo “Homenagem à moda paulista”, que vai ao ar no dia 11, valoriza a obra e a biografia de alguns dos maiores compositores da música caipira, através de releituras de seus maiores sucessos. Breves releases desses desbravadores são lembrados por Cláudio ao longo da cantoria.

 

Na quinta-feira seguinte, dia 18, o “Tributo a Pena Branca e Xavantinho” presta uma homenagem com canções que foram eternizadas pela dupla que é considerada uma das mais autênticas e amadas do universo caipira. No concerto Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc interpretam sucessos de Pena Branca e Xavantinho, em um repertório que transborda brasilidade.

 

Já o concerto “Canções de Almir, Renato & Simões“, vai ao ar no dia 25 e presta uma homenagem aos artistas Almir Sater, Renato Teixeira e Paulo Simões, com um repertório de clássicos da carreira destes, que bem representam a música caipira contemporânea.

 

No dia 01 de abril, o show “Olhos D’Água” busca sensibilizar os ouvintes, através de canções regionais, a retomar uma relação fundamental de respeito com nossos mananciais, para assegurar assim o bem estar das futuras gerações, inspirando o lado ambiental e cidadão das pessoas para questões que envolvam o uso da água e sua preservação.

 

A temporada termina no dia 08 de abril com “Cantador”, espetáculo com um repertório autoral de Lacerda e seus parceiros, evidenciando o compromisso que compositores contemporâneos como ele, pouco valorizados pela grande mídia, insistem em manter, para que não seja perdido o fio da meada da nossa história. Que evolui sim, como poderá ser notado, porém com raízes profundas em nossa identidade cultural.

 

Com mais de vinte anos de estrada desenvolvendo um projeto pessoal de fomento da cultura brasileira, desde seu primeiro álbum, intitulado “Alma Lavada“, Claudio já apresentava uma mistura de ritmos regionais e influências que vão desde Renato Teixeira, Almir Sater e Paulo Simões, aos mineiros do Clube da Esquina, ao rock rural de Sá e Guarabyra, e indo mais longe, à música caipira de João Pacífico, Elpídio dos Santos, Serrinha, entre outros.

 

Cláudio é idealizador do projeto “ConSertão“. São concertos gratuitos ao ar livre, onde ele interpreta clássicos da música caipira acompanhado por uma Orquestra Sinfônica em arranjos inéditos de Neymar Dias, que também é o solista na viola caipira. Nas duas edições do projeto foram realizados 10 concertos em cidades paulistas com público médio de 4.000 pessoas, viabilizados pelo ProAC ICMS.

 

Cláudio sempre esteve ligado à música campesina, elo reforçado no período que realizou sua graduação em zootecnia em Botucatu (SP). Deixou de exercer a zootecnia no ano de 2000 atendendo ao chamado da música. Desde então, gravou 5 CDs que contaram com participações de grandes artistas, como: Dominguinhos, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Pena Branca, Tinoco, Mônica Salmaso, Paulo Simões, Alzira e Tetê Espíndola, dentre outros maravilhosos artistas brasileiros.

 

As ações fazem parte do projeto contemplado no edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 39/2020.

 

Mais informações: www.facebook.com/claudiolacerdacantador

 

FICHA TÉCNICA

Curadoria artística: Cláudio Lacerda | Criação: Ivete Nenflidio | Comunicação: Carretel Music | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

 

SERVIÇO: Canções para acordar o Sol

Temporada: de 04 de março à 08 de abril de 2021

Programação on-line todas as quintas-feiras. Horário: sempre às 20h00

Onde assistir: youtube.com/claudiolacerdacantador

Classificação Livre – Grátis

Agenda:

Quando: 04 de março de 2021 – Show: Canções para Acordar o Sol – Convidados: Neymar Dias e Toninho Ferragutti

 Quando: 11 de março de 2021 Show: Homenagem à moda paulista

 Quando: 18 de março de 2021 – Show: Tributo a Pena Branca e Xavantinho – Convidado: Rodrigo Zanc

Quando: 25 de março de 2021 – Show: Canções de Almir, Renato & Simões

Quando: 01 de abril de 2021 – Show: Olhos D’Água

 Quando: 08 de abril de 2021 – Show: Cantador

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5