Conecte-se Conosco

Botucatu

Colégio Anglo é escola-piloto de aplicativo educacional

Publicado

em

O Colégio Anglo de Botucatu conta, desde maio, com uma inovação tecnológica no ensino médio: o aplicativo Maestro. A plataforma é integrada a outro aplicativo, o Plurall, já implantado na escola. O colégio Anglo é a primeira escola do Sistema Anglo a implantá-lo.

A escola foi escolhida como colégio-piloto “devida ao alto engajamento dos alunos e professores, somos um dos colégios com mais aceitação e atuação no sistema”, diz o diretor da instituição, Paulo Burini. “O Maestro tem por objetivo melhorar a interação professor/aluno e oferecer maior conteúdo ao alunado. Através do maestro o professor pode personalizar seu conteúdo oferecendo material, aulas visuais, áudio, e exercícios extras; além de todo conteúdo dos cinco últimos anos dos vestibulares mais concorridos, bem como ENEM”, conclui.

O professor de física Guilherme Silva dos Santos foi o primeiro docente a usar a plataforma para avaliação dos alunos. “Um dos motivos de usar o Maestro foi a comodidade e os recursos que possibilita, como uma economia de tempo e uma interação maior com os alunos”, mas também no mercado de trabalho: “a demanda que o mercado exige em termos de tecnologia hoje, a inserção de tecnologias em diferentes meios é muito necessário. Hoje sabemos como facilita a nossa vida e como que a gente convive com isso, e por que não aplicar isso na educação? ”

O professor frisa que, apesar de ser uma ferramenta útil, não sucederá o ensino tradicional: “Ressaltando que isso é uma ferramenta, nunca irá substituir para o aluno o caderno, a escrita, que são um processo de memorização, e para o professor não há por enquanto outra ferramenta que substituirá o quadro, a aula expositiva. A mediação pedagógica se torna mais fácil, mas com o auxílio do professor, a visualização em sala, a responsabilidade de uma boa interpretação, tanto por parte do professor quanto por parte dos alunos”. “Mas é ótimo poder contar com esses outros recursos em um mundo que exige isso, o que acaba tornando muito mais atrativo, tanto para mim, podendo explorar os recursos audiovisuais, tendo a possibilidade de o próprio aluno conferir o gabarito ao fim da atividade, podendo avaliar seu desempenho”.

Quanto aos resultados do uso do Maestro na atividade, Guilherme afirma: “Houve uma interação muito maior. Já que os alunos já usam diariamente o celular, por que não utilizar isso em sala de aula?”. “À primeira vista os resultados foram muito favoráveis. Claro que houve problemas, com alguns alunos não conseguindo acessar, às vezes o sistema demorava um pouco, por conta do aplicativo ou talvez por causa da internet, mas isso é questão de tempo para ser corrigido. Mas é um resultado positivo, pois deu pra perceber que durante a aula eu conseguia ter uma visualização dos alunos que estavam fazendo a atividade e das suas respostas em plena aula e, no final, do desempenho total com a listagem da porcentagem de acertos de cada aluno. Ou seja, o resultado sai instantaneamente com o aplicativo, o que facilita a correção, mostrando a sua praticidade e comodidade dos recursos tecnológicos.

Isso pode ser explorado de várias maneiras, não somente como avaliação, mas também como uma interação melhor durante a aula. Se eu aplico um conteúdo e quero saber se os alunos tiveram uma assimilação boa, posso aplicar um quiz no final da aula para saber o que devo retomar ou não. Nas salas do primeiro colegial a receptividade foi muito boa também. Como o celular pode ser uma válvula de escape, com os alunos utilizando de maneira errada, inclusive com colas, mas não: percebi os alunos dedicados, utilizando o aplicativo e as perguntas tentando resolver e buscando a consulta no material já trabalhado em sala. Essa aceitação e participação dos alunos me surpreenderam bastante, esperava até que não seria dessa maneira. Mas foi completamente o contrário, os próprios alunos acessaram o Maestro, identificaram as perguntas e foram atrás das respostas. No geral, a aceitação foi muito positiva”, conclui.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5