A eficiência da vacinação em massa em Botucatu está sendo comprovada na prática na Cidade. O município que fechou a última semana com 1919 casos novos de covid-19,maior índice desde o início da pandemia, não possui qualquer morador da Cidade internado em UTI dos hospitais botucatuenses.
Para comparação, no último pico de casos na Cidade, ocorrido no dia 12 de junho de 2021, a Cidade fechou com 988 novos casos semanais. Neste período o município chegou a ter 111 internados, sendo 38 pacientes em UTI.
O resultado diferente que vem ocorrendo neste mês de janeiro de 2022 tem justificativa na cobertura vacinal em Botucatu. Nesta terça-feira, 18, a Cidade bateu 100 mil pessoas vacinadas com a 3ª dose (dose de reforço). O número equivale a quase 70% de toda a população.
Com duas doses do imunizante, o município chegou a 90,95% da população imunizada, sendo o com maior cobertura vacinal do Estado de São Paulo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Segundo dados do ourworldindata.org, se fosse um país, Botucatu só perderia para os Emirados Árabes Unidos entre os países com maior cobertura com a vacinação completa.