Conecte-se Conosco

Botucatu

Com presença de fundador da Embraer, Parque Tecnológico formaliza instalação de Cluster Aeroespacial

Publicado

em

Evento contou com a participação de diversas autoridades e palestra do engenheiro Ozires Silva, responsável por liderar o grupo que promoveu a criação da Embraer

No dia 17 de julho, em cerimônia no Parque Tecnológico Botucatu, foi assinado um acordo entre o Parque Tecnológico Botucatu e o Parque Tecnológico de São José dos Campos para a instalação de um escritório do Brazilian Aerospace Cluster em Botucatu. Inicialmente serão 9 empresas do setor aeronáutico que terão acesso a uma série de benefícios por se associarem ao Cluster. Além disso, poderão participar, em Botucatu, de treinamentos, palestras, workshops, entre outros eventos de capacitação oferecidos pelo Brazilian Aerospace Cluster de São José dos Campos.

O evento contou com a participação do engenheiro Ozires Silva, responsável por liderar o grupo que promoveu a criação da Embraer. Na oportunidade, o convidado ministrou a palestra sobre a importância da indústria aeroespacial no Brasil e foi aplaudido em pé por todos os presentes. “Sou muito grato por estar presente neste momento tão importante. Botucatu possui vocação na área aeronáutica e essa parceria desenvolverá a economia da cidade e da nação. Representa uma atitude que deveria ser seguida por muitas cidades”, comentou Ozires. Ao final de sua palestra, o engenheiro foi homenageado pelos representantes das empresas que compõem o cluster.

Também esteve presente o vice-prefeito de Botucatu, André Peres. Ele afirmou que a parceria trará muitos benefícios para cidade. “Tenho a plena certeza que colheremos muitos frutos futuramente com essa importante iniciativa”, disse.  O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Izaias Colino, ressaltou a importância do Parque Tecnológico Botucatu. “O Parque Tecnológico é um dos vetores de desenvolvimento do nosso município. A instalação do Cluster mostra que o Parque está dialogando com a vocação da cidade: a área aeronáutica. E implica a nós, do Poder Público, melhorarmos a estrutura local neste quesito”, colocou.

[Best_Wordpress_Gallery id=”23″ gal_title=”Cluster”]

O engenheiro Manoel de Oliveira, presidente do conselho do Invoz – Associação sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos que integrem a educação, cultura e empreendedorismo –  afirma que estão planejando um trabalho muito especial para ser aplicado em Botucatu. “Nós criamos o Invoz para que os ensinamentos do engenheiro Ozires Silva fossem perpetuados. O espírito aeronáutico está em Botucatu e temos que incentivar isso. Juntamente com o Parque Tecnológico Botucatu, pretendemos levar muito conhecimento para a rede de Ensino Médio da cidade”, anunciou.

Os representantes da Embraer de Botucatu e de São José dos Campos também estiveram presentes. Para Alexandre Solis, diretor da unidade de Botucatu, iniciativas como essa representam a preocupação dos empreendedores em qualificar seus colaboradores. “Botucatu tem um pioneirismo enorme na área aeronáutica, por isso, essa parceria tende a ter um grande desenvolvimento para as empresas envolvidas”, observou.

Os diretores do Parque Tecnológico Botucatu e de São José dos Campos, comentaram sobre o desenvolvimento do empreendedorismo e tecnologia dentro dos Parques Tecnológicos, sempre focados na parceria e cooperação. “A prosperidade do Parque Tecnológico Botucatu é muito notável e a instalação do Cluster simboliza a união e a busca por resultados cada vez melhores”, citou o Dr. Elso Alberti Júnior, diretor técnico do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Para Carlos Alberto Costa, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, a formalização do Cluster enriquecerá muito o empreendimento. “Unimos nossas ideias de negócios e nossos esforços acumulados para atingirmos esse objetivo. Estudamos as vocações de Botucatu e tivemos a oportunidade de nos unir a São José dos Campos, e trazer o Cluster para a cidade. Assim como nós, as empresas terão muitos benefícios com esta parceria”, afirmou.

Sobre o Brazilian Aerospace Cluster

Desenvolvida em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, gestor do Cluster Aeroespacial e de Defesa, a marca Brazilian Aerospace Cluster é utilizada para identificação internacional da cadeia produtiva aeroespacial brasileira. Com o olhar voltado para o campo da aeronáutica, o Aerospace Brazilian Cluster é uma associação aeroespacial brasileira que comporta grandes e pequenas empresas que atuam nos setores de economia aeronáutica, espacial e defesa.

O Aerospace Brazilian Cluster, a partir de sua organização em 2004, reúne mais de 90 empresas da área aeroespacial. Sua missão é promover um ambiente colaborativo e favorável que vá do aperfeiçoamento de processos a sustentabilidade, tudo dentro do setor das empresas associadas.

A maior concentração dessas empresas se encontra em São José dos Campos (SP), o Parque Tecnológico São José dos Campos, existe desde 2009 e abriga atualmente em torno de 300 empresas e instituições.

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5