Conecte-se Conosco

Botucatu

Condema emite nota pública sobre catástrofe natural de 10 de fevereiro

Publicado

em

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE – COMDEMA – BOTUCATU.

Este Conselho vem, por meio desta Nota Pública, expor seu posicionamento diante dos fatos climáticos inéditos que ocorreram no município de Botucatu, nossa cidade, nos passados dias 9/10 de fevereiro de 2020.

Não é controverso no mundo científico e acadêmico que as alterações climáticas e seus impactos (impactos estes que, não importa, neste momento, acarretados por fenômenos antrópicos ou naturais), já estão cobrando, como continuarão a cobrar, muito mais engajamento e ação da sociedade civil organizada e dos poderes públicos para as necessárias ações tanto de mitigação quanto de adaptação em nossos modos de vida e na forma como organizamos e planejamos a cidade, o município, nosso território.

A grande contribuição das águas das chuvas, principalmente em condições atuais drásticas de um grande volume num curto espaço de tempo, ao encontrar as barreiras produzidas por nós, arrebentou os obstáculos de tijolos, concreto e aço, causando grandes transtornos e impactos sociais econômicos, urbanísticos e profundamente emocionais, afetando a todos nós.

E nos perguntamos, perplexos, como permitimos, enquanto grupo humano organizado, tal descuido com nossos concidadãos, com nosso meio ambiente, com nossa qualidade de vida?!

As margens dos rios não podem receber edificações de uso comercial ou residencial, salvo infraestrutura pública ou de lazer, além de precisarem ser harmonizadas com a necessidade de mobilidade para os habitantes da cidade. Este imperativo quanto à forma de gestão das margens dos rios, por exemplo, deve ser, tanto do ponto de vista técnico, urbanístico e legal, ampla e rigorosamente respeitado. Caso contrário, o desrespeito salta aos olhos por intermédio de trágicas obviedades, quando assistimos a cidade amanhecer em caos e tragédia.

Agora, não nos cabe e nos resta somente consertar os estragos. Agora, entretanto, também é hora de também de dar continuidade a uma nova forma de planejamento urbano responsável que vem sendo discutida no Comdema: pensar, planejar e agir mais forte a cada dia, dentro de uma perspectiva de mitigação e adaptação aos efeitos decorrentes do fenômeno das Mudanças Climáticas.

Sabemos que o Poder Público Municipal se mobilizou prontamente em todas as suas esferas, assim como a sociedade civil organizada, cidadãs e cidadãos, grupos de amigos, clubes, entes privados também agiram prontamente em benefícios de todos. Tudo numa demonstração inequívoca de que superaremos esta tragédia cada vez mais fortes e unidos, de modo a reconstruir e continuar a construir uma cidade cada vez melhor de nela se viver.

Neste sentido, é hora de reforçar ações que visam o planejamento urbano por bacias hidrográficas, a proteção ambiental do sistema aquífero guarani e das Cuestas Basálticas, bem como, bem administrar os nossos imensos potenciais ambientais, paisagísticos e turísticos. Estas iniciativas, tanto quanto outras que vão na mesma direção, nos fornecem as pistas de como avançar frente a um projeto de cidade responsável ambientalmente, viável economicamente e inclusiva socialmente e mais harmônica em especial ao Poder Público.

Enfim, este Conselho permanece ativo e atento apoiando sempre as boas iniciativas com o fito de contribuir para o bem estar de todos os cidadãos botucatuenses.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5