Cachoeira Véu da Noiva – Foto: José Alberto Conte Jr
Em Nota Oficial enviada à Imprensa, o Conselho Municipal de Turismo de Botucatu, repudiou a divulgação de matérias em que são enumeradas áreas particulares como atrativos turísticos, sem a prévia autorização dos proprietários. A entidade ainda solicita a exclusão de tais publicações.
O Conselho ainda ressalta que o Parque Estadual da Cachoeira da Marta está interditado para reforma e investimento em infraestrutura, e que está aberto para visitação gratuita a área pública Cachoeira Véu de Noiva, com horário de funcionamento das 8:00 às 18:00. Durante o período de horário de verão, o funcionamento se estende até as 19:00.
Segue a Nota Abaixo:
O Conselho Municipal de Turismo de Botucatu, através da subcomissão que trata de assuntos pertinentes ao Plano Diretor de Turismo e da classificação do município como Município de Interesse Turístico junto a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, emite esta nota à imprensa para orientar que locais particulares com potencial atrativos turísticos não sejam divulgados como forma de entretenimento e lazer à população sem prévia autorização dos proprietários.
Não compactuamos com o turismo predatório irregular, tão pouco com a invasão de propriedades particulares e violação de direitos públicos e privados. Dessa maneira, aconselhamos que a imprensa obtenha prévia autorização dos proprietários para divulgar propriedades rurais com potencial atrativo turístico de cachoeiras.
Aconselhamos também seja de imediato comunicado a população sobre esta nota, além de retirar de sites próprios, blogs e das redes sociais matérias eventualmente publicadas sem autorização dos proprietários que indiquem propriedades particulares com cachoeiras restritas à visitação.
Reiteramos que a área pública com cachoeira denominada Parque Municipal Cachoeira da Marta encontra-se interditado para reforma e investimento em infraestrutura, permanecendo aberto para visitação gratuita somente a área pública com cachoeira denominada Cachoeira Véu de Noiva, local adequado e com estrutura para receber visitantes, com horário de funcionamento das 8:00 às 18:00. Durante o período de horário de verão, o funcionamento se estende até as 19:00.
Por fim, destacamos nosso interesse em dialogar com a população e orientar o Poder Público no avanço do turismo responsável no município de Botucatu como forma de desenvolvimento social e econômico.
Assessoria de imprensa
Conselho Municipal de Turismo
Subcomissão – Plano Diretor de Turismo