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Bahige Fadel

Crônica: “O QUE QUEREMOS?”, por Bahige Fadel

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O QUE QUEREMOS?

‘O Radicalismo é uma filosofia que utiliza métodos extremos para gerar as transformações pretendidas por seus promotores.

A origem do Radicalismo está em um dos mais importantes eventos da história mundial, a Revolução Francesa. Esta rompeu com o chamado Antigo Regime e seus rígidos estamentos sociais e com os privilégios da nobreza e do clero na sociedade. A concepção de sociedade que introduziu marca nossa vida até hoje e, por isso, o evento é considerado o divisor de águas na história ocidental, marcando o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. No entanto, seu desenvolvimento foi marcado por várias ações extremistas. O termo Radicalismo, contudo, foi introduzido por Charles James Fox, em 1797, na Câmara dos Comuns, na Inglaterra.

Durante a Revolução Francesa, o grupo dos chamados jacobinos defendia a radical reformulação do sufrágio e da ordem social. O período em que estiveram no poder no desenvolvimento da Revolução Francesa marcou a fase do terror, pois os jacobinos não se poupavam dos métodos extremos para promoção de suas reformas. Assim, centenas de pessoas perderam suas cabeças com o uso da guilhotina, que eliminava os opositores e representantes do status quo. Entre eles, o próprio monarca francês da época. Paris ficou literalmente coberta de sangue naquele período. ‘(Professor Antônio Gasparetto Júnior)

‘O pensamento de extrema direita em geral está baseado na crença, muitas vezes messiânica, da condição especial de determinado povo, cultura ou crença, bem como na iminente ameaça que este grupo irá ou já esteja sofrendo por parte de outros grupos diferentes em meio ao seu caminho ao domínio de todas as outras sociedades, sendo necessária a união e mobilização contra tal ameaça vinda “do outro”.

Desde a década de 80 do século XX o termo vem sendo bastante utilizado para classificar a ideologia de grupos, muitas vezes armados, que patrocinam através de desfiles e passeatas, na Europa e Estados Unidos, o pensamento do partido nazista alemão e fazem culto ao seu líder, Adolf Hitler.’ (Emerson Santiago)

‘A extrema-esquerda tipicamente acredita que os sistemas desiguais devem ser derrubados pela revolução, a fim de estabelecer sociedades igualitárias. Os críticos da extrema-esquerda consideram que muitos meios que têm sido utilizados, historicamente, para atingir estes objetivos não foram mais que crimes contra a humanidade.’ (Wikipedia)

Observando o que ocorre atualmente na política brasileira, resolvi pesquisar sobre o que tenho visto ultimamente: radicalismo, extrema-esquerda e extrema-direita. E encontrei o que está logo acima.

Agora, eu pergunto: é isso que realmente desejamos para o Brasil? Um país que foi devastado pela corrupção. Essa corrupção, durante anos, minou nossas riquezas e nossas possibilidades de desenvolvimento. A Lava-jato já detectou um montante aproximado de R$ 50.000.000.000,00 surrupiados dos brasileiros. Um país, no qual a educação é uma das piores do mundo, segundo os índices apresentados pelo PISA. Pelos últimos dados, entre os setenta países participantes, em ciências, estamos em 63º lugar; em leitura, em 59º, e em matemática, em 65º. Um país, onde a saúde pública é de péssima qualidade. Só para ter um parâmetro de comparação, a mortalidade infantil nos países mais desenvolvidos é de três para cada mil crianças nascidas. No Brasil, a mortalidade infantil é superior a dez crianças para cada mil nascidas. Em alguns estados, essa taxa chega a vinte crianças que não alcançam um ano de vida.

Repito: com todos esses dados, é de radicalismo de esquerda ou de direita que precisamos? Ou está na hora de deixar de olhar para nossos umbigos e, num trabalho equilibrado, coerente e solidário, recuperar o que o Brasil perdeu, por causa da ganância, da incompetência e/ou da desonestidade de nossos mandatários?

BAHIGE FADEL

 

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Bahige Fadel

DIFICULDADE – artigo de Bahige Fadel

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Há certos momentos em que as coisas começam a ficar difíceis. Os motivos podem ser vários. A idade, por exemplo. Com a idade, muitas coisas ficam difíceis. Eu me lembro do tempo em que eu subia no telhado da casa, para consertar umas telhas.

Não precisava fazer planos para isso. Era coisa simples. Agora? Nem pensar! Tenho feito planos para subir uma escada de cinco degraus. Antes, a gente ia a uma festa e ficava lá até de madrugada. E agora? Chééé! – como dizia um amigo meu. Se encosto a cabeça no travesseiro, já estou dormindo. Coisas da vida. Ou da idade.

Mas essas dificuldades são compreensíveis. Não me preocupam tanto. Para algumas coisas, é só tomar mais cuidado. Ou simplesmente abrir mão daquilo que já é um sacrifício fazer. Nesse caso, é ter consciência do momento. Com a idade, você pode fazer muitas coisas, mas não tudo que fazia na juventude, só que mais devagar. Então, é só não ter pressa. É a lentidão que a idade pede? Seja lento. Mas não deixe de fazer o que ainda é possível. Não se deve culpar a idade pela inatividade.

A inatividade é uma opção. Eu sempre opto por vencer os obstáculos. Pode não dar certo, mas é o propósito.
Outra dificuldade que vem com a idade é a audição. Ou a falta dela. Meus filhos e minha mulher ficam loucos da vida. Às vezes, fica chato perguntar de novo ou pedir para falar mais alto. Mas ainda não é uma dificuldade do tamanho de um bonde. Do tamanho de um bonde. Nossa! Essa expressão é do tempo de Matusalém. Aliás, eu dizia aos meus alunos que eu tinha sido professor do avô de Matusalém. A maioria não entendia, mas tudo bem.

Mas sabe qual é a dificuldade que mais me incomoda? É a dificuldade de acreditar em políticos. A maioria mente com a maior cara de pau. E nem passam óleo de peroba na casa. Mentem com a cara limpa. E nem ficam vermelhos, quando são apanhados na mentira. Para esses políticos, parece que a mentira é a regra.

A exceção é a verdade. Isso causa nojo. Recentemente, o governador de São Paulo enfrentou uma manifestação contra um de seus atos. E ele disse a verdade: Isso estava no meu plano de campanha. Se eu fui eleito, é porque a maioria concordou. As pessoas acharam estranho, só porque ele falou a verdade. Mas quando outros políticos mentem, e mentem, e mentem, ninguém contesta. Parece que as pessoas já esperam pela mentira. A verdade é que é inesperada.

Só que, com a idade, fui perdendo a paciência para aceitar certas coisas. Antes, eu me rebelava, repicava tambores, rodava a baiana. Hoje sinto um cansaço incômodo, pesado. Procuro me afastar.

Penso em desprezar tudo isso, mas depois me lembro de que tenho filhos e netos, que sofrerão mais do que eu por causa dessas mentiras. E fico intranquilo. E o mais difícil é que, atualmente, para se fazer uma crítica a essas coisas que pipocam por aí, você tem que medir as palavras. Certas críticas são consideradas crimes de lesa-pátria. A mentira pode; a crítica não pode. Difícil aceitar, né?

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DESCOBERTAS, artigo de Bahige Fadel

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DESCOBERTAS

Há um ditado popular sobre o qual estive pensando nesses dias: ‘O tempo é o senhor da razão’. Quando eu era jovem -isso já faz muito tempo – eram os velhos que a falavam. E a gente não dava bola para o que eles diziam. Parecia não ter sentido. Coisa de velhos, a gente pensava. Os velhos acham que sabem mais do que a gente, continuávamos pensando.

Mas a gente envelhece – feliz ou infelizmente – e começa a mudar de opinião sobre certas coisas. Uma delas é essa: o significado dessa frase. E começamos a perceber que ela faz sentido, embora não seja uma verdade absoluta. É que  alguns velhos, com o tempo, só ganharam rugas e dores, nada mais. Continuam incapazes de mudar.   Que mudar significa fraqueza, não sabedoria.

Lembro-me de um tempo em que algumas pessoas estufavam o peito e diziam, como se fosse uma grande virtude: Tenho personalidade, não mudo de opinião. Querem coisa mais ridícula do que isso? Onde é que mudar de opinião é falta de personalidade? Você tem que ter muita personalidade e humildade para mudar de opinião, quando encontrar uma opinião melhor. E isso eu vi com o tempo. Não tenho a mínima dificuldade de mudar de opinião, desde que descubra opiniões melhores do que as que eu defendia.

Por exemplo, com o tempo, descobri que determinadas lutas não valem a pena. Lutas que não mudam nada. Lutas com derrota programada. Lutas com desilusões claras. Quer ver? De que adianta lutar contra esse cara que diz não mudar de opinião, por ter personalidade? Qual será o resultado dessa luta? Decepção. Você se desgastará e o adversário continuará pensando da mesma maneira. Com o tempo, a gente começa a selecionar melhor as lutas. Começa a escolher as lutas que é capaz de vencer. Vencendo, haverá alguma melhoria para você e para o mundo. Caso contrário, é melhor deixar tudo como está. E você reserva energias para objetivos mais importantes.
O tempo me ensinou que o ódio não cria nada de bom. É plenamente dispensável. Deve ser evitado. O ódio não causa bem a ninguém. Nem a quem odeia nem a quem é odiado.  Eu me lembro de que, quando estava na faculdade, escrevi um texto que tinha estas frases: ‘O ódio é pesado, o amor é leve. Para que carregar peso?’. Isso não foi o tempo que me ensinou. Aprendi ainda cedo. E a gente vê tanta gente pregando o ódio como solução. O ódio é doença, não remédio.  O ódio é ferida, não cura. E a gente vê tanta gente que sente prazer em odiar. E não estou falando em ódio político, esse disfarçado de bem, de solidariedade…  Desse ódio nem vale a pena falar. Muitos já se incumbem disso.

O tempo me ensinou muitas coisas. Uma delas é que eu preciso cuidar de mim, para poder cuidar dos outros. Não adianta eu querer cuidar dos outros, se eu mesmo não estou bem. A coisa funciona como no avião. A funcionária explica que, em caso de problema, descerão máscaras de oxigênio. Primeiro, a gente coloca a máscara e depois coloca na criança que está ao nosso lado. É que você precisa estar bem, para poder melhorar outras pessoas. Você só poderá melhorar o mundo, se conseguir melhorar a si mesmo.

Outra descoberta é que os amigos são poucos. Na juventude, a gente acha que tem dezenas de amigos. Bobagem. Ser companheiro de cerveja não é ser amigo. Mas isso não é um mal. Muitas vezes, nem as pessoas da família são suas amigas. Você precisa de pouca gente para ser feliz. Em primeiro lugar, deve ser amigo de si próprio. Devemos gostar do que somos. Devemos nos sentir bem com o que somos.

Devemos nos cuidar, para que estejamos bem. Isso é fundamental. Depois, cuidar das pessoas que dependem de você. As pessoas que convivem com você devem estar bem. Depois, dar muita atenção e carinho para as pessoas que procuram deixá-lo melhor. Essas pessoas gostam de você. Essas pessoas são suas amigas. Já contou quantas pessoas são assim?

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Bahige Fadel

COMO AGIR – artigo de Bahige Fadel

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Amigo, você já pensou em como tomou determinadas atitudes?

Você tende a agir por amor, por ódio, por desprezo ou para manter a rotina? Você tem agido com raiva ou com calma? Você tem paciência quando vai tomar determinada decisão ou age afoitamente, sem prever as consequências? Você tem agido por prazer ou por obrigação? Depois de agir, sente alívio, preocupação ou, simplesmente, calma pelo dever cumprido?

Por favor, note os discursos dos homens públicos. Preste bem atenção neles. As palavras são emitidas com raiva. Essas pessoas nem se preocupam em disfarçar a raiva que sentem. Parece que falam com uma metralhadora na mão. Falam com veneno nos lábios. Parece que não há mais adversários; há inimigos. E as palavras são para colocar esses inimigos fora de combate. Esses inimigos são indesejáveis e, por isso, devem ser abatidos. Os que discursam dessa maneira, o que sentem depois? Sentem paz? Improvável. Sentem satisfação? Só se forem sádicos. Sentem o prazer do dever cumprido? Mas que prazer? O de abater o inimigo? Só se acharem que estamos em plena guerra. Sentem orgulho? Orgulho? Quem pode sentir orgulho por ter destruído o próximo? Sentem alívio? Não pode ser. A gente se sente aliviado quando resolve um gran de problema, quando supera uma enorme dificuldade, quando se desfaz de uma insuportável dor. Não consigo imaginar um alivio por destruir o adversário, que é transformado em inimigo.

E aqueles que falam de amor com ódio no tom de voz e na forma de olhar? E os que falam de paz com uma arma (real ou imaginária) nas mãos? E os que falam em igualdade afastando os diferentes? E os que falam em solidariedade apontando para as feridas, sem procurar curá-las? E os que falam em recomeço insistindo nas mesmas fórmulas do passado, para que nada se mude? E os que falam em distribuir o alimento, espalhando tão somente a amarga esperança, que nunca se transforma em realidade? E os que falam em elevar o próximo elevando-se a si próprios?

Nesse contexto, como agir, então? Como esses citados nos parágrafos anteriores? Ou cruzar os braços, como se os problemas não nos pertencessem? Como ser útil para si mesmo e para o outro? Há muitas maneiras boas. Mas uma delas, com certeza, é falar apenas quando for para o bem. Nem tudo deve ser dito, mesmo que seja verdade. Por que dizer a um enfermo que ele morrerá logo, se se pode dizer a ele coisas que confortam, que lhe darão alívio no pouco tempo de vida que lhe resta? Outra maneira é desarmar as mãos, os pensamentos e os espíritos. Há muitas armas mortais no mundo. Não há necessidade das que possamos ter. As armas necessárias são as que edificam, não as que destroem.

Sei que tudo isso parece difícil. Pode ser. Mas há tanta coisa difícil que praticamos sem reclamar. O importante é que tenhamos propósitos edificantes. O importante é saber que se o vizinho estiver em paz, haverá silêncio na vizinhança e, assim, poderemos dormir melhor.

BAHIGE FADEL

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