Ação oferecerá ao público diagnóstico e encaminhamento para tratamento no HCFMB
O Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores receberá no dia 11 de abril (terça-feira), durante todo o dia, a 25ª Campanha Nacional da Voz, promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia – CCF e com a participação de profissionais da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). A edição de 2023 tem como tema “Afine a sua saúde, cuide da sua voz”.
Além da divulgação e conscientização para o uso correto da voz e prevenção de doenças, as atividades buscam identificar possíveis distúrbios da voz e encaminhar os doentes para tratamento ambulatorial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Botucatu é uma das poucas cidades que atendem a população durante essa campanha, oferecendo diagnósticos e encaminhamentos para diversos tratamentos. A ação também busca a identificação precoce de câncer da laringe em tabagistas crônicos.
Coordenadora regional da Campanha, a Professora Titular Regina Helena Garcia Martins ressalta a importância desse tipo de ação. “É fundamental divulgarmos os cuidados necessários com a voz e alertar os perigos a que todos estão expostos”.
A especialista relaciona três diferentes grupos de indivíduos e os problemas encontrados com maior frequência quando o assunto é a voz: fumantes: costumam apresentar doenças como leucoplasia, edema de Reinke, pólipo e câncer; profissionais da voz (professores, cantores, jornalistas): nódulos e disfonia funcional sem lesão; crianças: nódulos, disfonias e calos vocais.
Estima-se que cerca de 120 pessoas entre crianças e adultos serão atendidas por uma equipe multiprofissional que reunirá médicos, docentes, residentes, fonoaudiólogos e pós-graduandos da UNESP e do Hospital das Clínicas. “As pessoas diagnosticadas são enviadas aos cuidados do Hospital das Clínicas e nos casos necessários passam por cirurgias para resolver os problemas”, ressalta Martins.
O evento é uma realização da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Ferrari Medical.