O marco é de extrema importância para alunos, docentes e servidores que contribuíram para a trajetória do curso pioneiro no Brasil.
O curso de Física Médica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) completou 20 anos desde a sua aula inaugural, ministrada pelo professor Sérgio Mascarenhas. Marco este, de extrema importância para alunos, docentes e servidores que contribuíram para a trajetória do curso pioneiro no Brasil e para o cenário educacional do país.
Nos últimos 20 anos, o curso de Física Médica no IBB da UNESP tem formado profissionais altamente capacitados para desempenhar papéis fundamentais em diversas áreas da saúde, abrangendo desde o diagnóstico por imagem até a radioterapia, medicina nuclear e terapia térmica. Esses profissionais têm desempenhado um papel vital na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio da aplicação de tecnologias avançadas e do desenvolvimento contínuo.
“Através da dedicação exemplar de professores, coordenadores e funcionários, bem como do comprometimento dos alunos, o curso tem se destacado não apenas no contexto da Unesp, mas também em nível nacional. A formação sólida e abrangente oferecida pelo curso coloca a Unesp no mapa como uma instituição líder na capacitação de profissionais de excelência para o setor da saúde”, afirma o professor Joel Mesa Hormaza, vice-coordenador do curso.
Um dos indicadores mais notáveis da qualidade do curso é a excelente aceitação dos egressos pelo mercado de trabalho.
“Ao longo dos anos, temos testemunhado nossos graduados sendo rapidamente reconhecidos e procurados por instituições de saúde, empresas de tecnologia médica e outras áreas correlatas. Isso reflete não apenas a excelência acadêmica do curso, mas também sua abordagem prática e orientada para as necessidades reais do mercado. Neste momento especial, queremos expressar nosso sincero agradecimento a todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso do curso de Física Médica no IBB da UNESP. Também parabenizamos todos os graduados que hoje estão fazendo a diferença na vida de muitos”, relata o professor Luis Antônio Justulin Jr., coordenador do curso de Física Médica do IBB.
O curso de Física Médica do IBB teve como um dos precursores o professor Sérgio Mascarenhas, físico e educador, que desempenhou um papel crucial na promoção da Física Médica no Brasil. Ele teve participação fundamental na criação do curso e, ainda hoje, mesmo após a sua partida, continua a inspirar, influenciar e impactar as novas gerações de físicos médicos.