Objetivo da sala é dar agilidade as ações de prevenção de ocorrências em períodos chuvosos.
A Prefeitura de Botucatu terá uma sala de monitoramento climático na Rodoviária de Botucatu. O local será coordenador pela Comissão da Defesa Civil do Município, formada por servidores da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Zeladoria e Infraestrutura.
No espaço haverá um agente desta comissão em plantão das 6 da manhã até a meia noite diariamente para monitorar imagens do radar meteorológico. Da meia noite às 6 da manhã, as imagens passaram a ser monitoradas através de um monitor instalado na sala do Centro de Operações Integradas (COI) da GCM.
Em caso de deslocamento de grandes massas de chuva, com possibilidade de causar estragos ou alagamentos na Cidade, a equipe será acionada com antecedência e sinalizará locais críticos, como a região da própria Rodoviária e pontes, evitando que pedestres e motoristas tenham acesso a estes pontos.
“Não podemos evitar grandes eventos climáticos, como as chuvas, mas podemos nos antecipar com o objetivo de prevenir acidentes com pessoas que possam estar passando por locais de alagamento. Nossa intenção é agir de forma preventiva, elaborando estratégias de evacuação e orientação da população em caso de chuvas intensas”, destacou o Prefeito Mário Pardini.
Atualmente, a Comissão da Defesa Civil foi ampliada de 12 servidores para 22. Todos são acionados em casos de danos causados por eventos climáticos e atuam diretamente na sinalização, limpeza, desobstrução de vias públicas.
“Estamos trabalhando em planos de contingência para aumentar a resiliência da nossa cidade, investindo em tecnologia, mão de obra, capacitação e equipamentos necessários para enfrentar os períodos mais críticos”, concluiu Lucas Trombaco, Coordenador da Defesa Civil de Botucatu.
A população deve continuar acionando, sempre que preciso, os serviços da Defesa Civil pelo telefone 199.