A Mesa Diretora da Câmara foi recebida pelo Delegado Seccional de Polícia, Dr. Lourenço Talamonte Neto, na sede da Polícia Civil em Botucatu. O objetivo do encontro foi conhecer de perto a atuação das forças de segurança da cidade, assim como ouvir demandas e levar assuntos importantes que passam pelo Poder Legislativo, na manhã de segunda (20).
O presidente Cula (PSDB), o vice-presidente Sargento Laudo (PSDB), a primeira-secretária Alessandra Lucchesi (PSDB) e o segundo-secretário Lelo Pagani (PSDB) foram informados sobre a estrutura da Polícia Civil, que atende 13 cidades da região e conta com quatro Distritos Policiais, Delegacia da Mulher, Delegacia de Proteção Animal, Delegacia de Investigações Gerais, Delegacia de Investigações de Entorpecentes, Grupo de Investigação em Área Rural e Núcleo Especial Criminal.
“Foi uma oportunidade de conhecer a grandiosidade da área. Por isso, também há a principal solicitação pelo aumento do efetivo, que hoje ainda está abaixo do necessário”, comenta a vereadora Alessandra Lucchesi.
Como porta-voz do grupo, ela também destacou a preocupação que a gestão atual teve em investir na área de tecnologia e inteligência, como com adoção de reconhecimento facial e modernização tanto de equipamentos quanto da infraestrutura da Polícia Civil. Além disso, relembrou que, em 2022, Botucatu ficou em segundo lugar no ranking do Estado de São Paulo das cidades com menos vítimas de letalidade violenta.
Já da parte da Câmara, os vereadores levaram a preocupação com o aumento de pedintes nas ruas do município e com o combate à violência doméstica. “Sobre este segundo assunto, pudemos ainda ir à antiga cadeia no Bairro Alto, que vai abrigar um projeto focado em trazer melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência. Ele já está em andamento e é uma parceria entre Estado de São Paulo e Prefeitura”, completa a vereadora.