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“Design Thinking”, compartilhando Experiências e Conhecimento; por Ricardo Pelegrini

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Como havia prometido a vocês hoje falarei um pouco sobre “Design Thinking”. O nome parece complicado? Mas, na verdade, é apenas uma das metodologias mais empregadas para o lançamento de um produto ou marca, exatamente por focar nas reais necessidades das pessoas, observando o comportamento humano, fazendo questionamentos aos consumidores e testando protótipos de produtos e seus conceitos.

Nesta postagem, você vai ver como usar o Design Thinking em sua estratégia de lançamento de produtos e como uma plataforma de pesquisa automatizada pode tornar esse processo muito mais ágil e assertivo.

Antes do Design Thinking ser desenvolvido, duas metodologias principais eram usadas pelas organizações ao implementarem uma estratégia de lançamento de produtos:

– Usar dados do passado para tentar prever o comportamento futuro dos consumidores e do mercado.

– Simplesmente não usar qualquer espécie de dado ou pesquisa, acreditando em seu “feeling” e criatividade.

Os resultados dessas práticas são duvidosos, arriscados e raramente podem levar ao sucesso. O Design Thinking surgiu exatamente para substituir essas abordagens, é uma estratégia de desenvolvimento de produtos criada para evitar esses erros. Sua metodologia se baseia em conceitos inspirados no design, para desenvolver produtos focados no verdadeiro comportamento das pessoas, e se divide em 3 etapas principais, que vamos analisar a seguir.

1- Invente o futuro

Apesar de parecer que essa estratégia de lançamento de produtos está se contradizendo, inventar o futuro, no Design Thinking, não significa perguntar às pessoas sobre certos produtos que você “inventou” e imaginar que elas vão gostar, para depois descobrir se funcionam. O caminho é inverso. Inicialmente, você deve observar as pessoas e mergulhar profundamente em suas vidas, para ter condições de formular perguntas sobre seu comportamento. O objetivo dessas perguntas é descobrir necessidades que elas têm; produtos e soluções que desejam, mas que não existem ainda. Muitas vezes, as pessoas nem se deram conta de que as soluções que estão empregando poderiam ser novos produtos.

Um exemplo disso foi o lançamento de novos cremes de tratamento para a pele pela Procter & Gamble, com o objetivo de revitalizar a marca Olay. Os profissionais de marketing da empresa observaram o comportamento dos consumidores nos pontos de venda e notaram que apesar dos cremes já existentes no mercado terem sido desenvolvidos para mulheres acima dos 50 anos de idade, eram comprados por consumidoras de todas as idades, a partir dos 20 anos. Havia uma necessidade no mercado que foi detectada pelo comportamento dessas consumidoras: cremes específicos para o tratamento da pele de mulheres de 20, 30 ou 40 anos.

Toda uma nova linha de produtos, para diversas idades, foi desenvolvida em função dessa percepção do comportamento das consumidoras, por meio de uma estratégia de lançamento de produtos baseada no Design Thinking.

Nem sempre é tão fácil descobrir porque as pessoas estão agindo de determinada maneira e, no caso de nosso exemplo, uma pesquisa poderia ter sido feita para descobrir o motivo das mulheres mais jovens estarem comprando cremes desenvolvidos para mulheres mais velhas. Essa é uma excelente maneira de se certificar de que o futuro que você está “inventando” realmente corresponde a uma necessidade não atendida dos consumidores.

2- Teste

Agora que você tem a ideia de um novo produto, teste seu conceito, faça pesquisas com o público-alvo e certifique-se de que ele realmente corresponde a um desejo dos consumidores. Nesta fase, é fundamental desenvolver protótipos dos produtos e testar seu uso pelos clientes, novamente observando seu comportamento e a maneira com lidam com ele. É a hora de fazer ajustes no posicionamento, conceitos, identidade visual, embalagem e preço, antes de partir para o próximo passo.

3- Planeje o lançamento do produto

Com todas as suas características, benefícios e atributos definidos, é hora de descobrir o que sua empresa precisa para tornar sua estratégia de lançamento de produtos uma realidade. Quais são as atividades, capacidades e recursos necessários para que tudo funcione como esperado na hora de produzir, distribuir e vender o novo produto?

Ao determinar isso e colocar sua estratégia em prática, as chances de encontrar consumidores ansiosos por resolver uma necessidade que sempre tiveram com a ajuda do produto que você está lançando são muito maiores. É dessa maneira que o Design Thinking pode ajudar sua empresa a definir estratégias vitoriosas de desenvolvimento de novos produtos, diminuindo o risco de lançar algo que ninguém quer.

E se você acha que a condução das pesquisas e testes, de conceito de produto, necessárias para por o Design Thinking em prática podem atrasar ou encarecer todo esse processo, saiba que hoje a pesquisa digital é uma solução acessível. Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, por exemplo, você encontrará diversos questionários de pesquisa certificados por especialistas, prontos para usar e implementar sua estratégia de inovação de produtos com Design Thinking com muito mais rapidez e assertividade.

Viram como não é complicado e que qualquer empresa ou comércio de pequeno, médio e grande porte podem implementar esta metodologia!!

Desejo uma excelente semana a todos e aguardo vocês daqui 15 dias, mais especificamente na terça-feira dia 20 de Fevereiro, quando falaremos de um Monstro de 700kg que você tem em casa. Sabe quem é esse Monstro?

Abraços!

Ricardo Pelegrini

Fundador da Ricardo Pelegrini Consultoria Empresarial e Administração Condominial, especialista em projetos de excelência e de transformar grandes ideias em realidade.

E-mail: contato@ricardopelegriniconsultoria.com

Site: www.ricardopelegriniconsultoria.com

Contatos: (14) 98139-5334

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Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

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No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

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Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

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Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

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Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

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Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

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