Brasil

Dia da Água: além de fechar a torneira, como economizar?

Publicado

em

Que a água é o bem mais precioso para a existência da vida todo mundo já sabe, mas por que ainda não evitamos o desperdício?

A trivialidade ensina que para economizar água basta fechar a torneira durante as diversas atividades corriqueiras do nosso dia a dia, como por exemplo, fechar a torneira para escovar os dentes, varrer a calçada ao invés de utilizar a mangueira, lavar o carro com uso de balde, ter um bom volume de roupa ou de louça para lavar, entre outras sugestões de sustentabilidade.

Todas essas dicas são valiosas e contribuem de maneira concreta com a economia do recurso natural e consequentemente, financeira de nossas casas. Porém, é necessário entendermos o que realmente consumimos no nosso dia a dia para que tomemos consciência e desenvolvamos hábitos mais sustentáveis.

A água que você consome e não vê

 Você sabia que o maior consumo de água está na produção da carne bovina? Segundo pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), são necessários 15,5 mil litros de água para produzir 1 Kg. Esta pesquisa leva em consideração a água usada para produção dos alimentos que os bois comem, a água que os animais bebem e até a utilizada na limpeza dos currais.

Veja outros exemplos de consumo de água (Fonte: Sabesp):

Para produzir 1 quilo de arroz são necessários 2.500 litros de água.

Para produzir 1 quilo de manteiga são necessários 18.000 litros de água.

Para produzir 1 litro de leite são necessários 712 litros de água

Para produzir 1 quilo de queijo são necessários 5.280 litros de água.

Para produzir 1 quilo de batata são necessários 132,5 litros de água.

Para produzir 1 quilo de banana são necessários 499 litros de água.

Para produzir 1 quilo de carne de frango são necessários 3.700 litros de água.

Diante destas informações, percebemos que além de fecharmos a torneira, podemos diminuir o consumo de carne e/ou evitar o desperdício de alimentos, que também estaremos contribuindo com a economia da água.

Fonte: Prefeitura de Botucatu – Colaboração: Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile