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DIFÍCIL ENTENDER, artigo de Bahige Fadel

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Recentemente, ouvi uma notícia segundo a qual uma universidade federal do Maranhão havia contratado uma artista trans para apresentar a sua arte aos alunos. Sua apresentação foi uma dança erótica em que a referida artista trans mostrava suas partes íntimas, que, aliás, não deviam ser tão íntimas assim. E a artista deve ter feito um sucesso enorme, pois foi alegremente aplaudida. Quero deixar claro que ela foi paga por nós, que pagamos os nossos impostos.

A crônica não tem como objetivo discutir sobre sexo ou gênero, como preferem atualmente. Desejo falar sobre educação, sobre o processo de ensino e aprendizagem. Então, a pergunta que não quer calar é esta: O que a universidade ensinou e o que o aluno aprendeu, com essa apresentação artística? Notem que não estou colocando nada entre aspas, para que não pareça uma ironia do autor. Não quero ser irônico. Quero, apenas, dirimir dúvidas a respeito do processo de ensino e aprendizagem. já que meus longos anos na educação não foram suficientes para entender o que aconteceu, com o uso do meu dinheiro, nessa atividade.

Está certo. Podem dizer que o assunto era sexualidade ou gênero sexual. Até aí eu entendi. Agora, eu não consegui entender o que os alunos entenderam com o espetáculo apresentado pelo artista trans. Vamos lá: artisticamente, ele mostrou à plateia suas partes não tão íntimas. E o que isso ensina? O que isso mostra que os alunos ainda não conheciam? Um aluno universitário, em tese, já conhece esse tipo de espetáculo melhor que o professor. Na verdade, não ensinou nada. Apenas mostrou o que já havia sido visto. E não estou discutindo a qualidade da apresentação, pois não vi.

Isso me faz lembrar a época em que eu era diretor de escola. Numa festa cultural realidade pela escola que eu dirigia, uma turma apresentou uma dança moderna. As meninas dançaram direitinho. Quando fui cumprimentar a professora pela apresentação, perguntei-lhe como tinha sido o treinamento das alunas. Para minha surpresa, a professora me disse que não havia feito absolutamente nada. As meninas lhe disseram que desejavam dançar e a professora as inscreveu. Elas conheciam a dança, que era feita num programa de TV. Decepcionei-me. Era uma festa cultural. O mínimo que se podia desejar era um aprendizado artístico. Mas não houve nada. As meninas fizeram o que já sabiam fazer, independentemente da escola. Ou seja, a escola não teve participação alguma, a não ser ceder o espaço. Isso tem pouquíssimo valor para o processo de ensino e aprendizagem, pois ninguém aprendeu nada, nem a professora, que poderia ter feito uma pesquisa sobre aquele tipo de dança e explicado para seus alunos.

Voltemos ao espetáculo trans. Não tem alguma semelhança com a história que acabei de contar? Infelizmente, a tal universidade apoiou o professor responsável. Falou em diversidade cultural, em respeito às diferenças. Essas coisas aí que são ditas quando não há um argumento melhor. Na verdade, não passou de uma apresentação inútil ou quase inútil. Se houve alguma utilidade, foi a estupefação e a indignação que ocorreram.

Depois não entendem por que somos sempre os últimos nas avaliações internacionais de nossos alunos.

BAHIGE FADEL

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1 Comment

1 Comments

  1. Rubens de Almeida

    21 de outubro de 2024 at 17:57

    Gde mestre Fadel, mais uma vez, a minha mais profunda admiração. De fato, vc optou por não ser irônico colocando ASPAS em alguns pontos do “caso”.no entanto eu jamais deixaria de colocá-las em: artista, espetáculo e apresentação cultural. Confesso que não aguentaria. Mil palmas pelo belo texto.

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Modo Rural faz show gratuito na Fazenda Lageado, quinta

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Apresentação do grupo de jazz botucatuense terá participação da cantora Julia Barreira.

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 20, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, com entrada gratuita, acontece um show do grupo de jazz Modo Rural.

No show ‘Vivo’, o sexteto Modo Rural une a viola caipira a uma formação de jazz e apresenta músicas autorais do seu 1º EP intitulado “Sépia”, além de músicas inéditas, releituras de obras da música regional de Botucatu e uma homenagem especial a Milton Nascimento.

Formado por Joanna Barbosa (flauta), Lucas Fabris (saxofone), Geh Paes (trombone) Rodrigo Pinheiro (viola caipira e arranjos), Hélio Ferreira (contrabaixo) e Moisés Shalon (bateria), o grupo Modo Rural concebeu o show ‘Vivo’ com a ideia de misturar a música tradicional caipira, incorporando elementos de improvisação e harmonias que refletem a evolução da cena musical contemporânea, sobretudo do jazz brasileiro, conduzindo o espectador a um universo sonoro ímpar e inovador.

O show tem a participação da cantora Júlia Barreira, que cursa Canto/MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde integra o grupo musical Big Band da instituição. Teve passagens pelo Coral Municipal de Botucatu e em diversas bandas como Kalibra, Black Moon, Manga Rosa Reggae e Artistas In Concert. Julia fez participações e gravações musicais junto a artistas da cidade como Piteco, Sementes Livres Hi-Fi, João Lucca, O Dona Peu e Deborah Abreu. Em 2023, participou de concertos de gala com a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

O show “Vivo” é uma ação realizada com Recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Programa de Incentivo à Produção Artística, com apoio dos comitês locais de ação cultural (CACS) e diretorias da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).

SERVIÇO
Show musical com o grupo Modo Rural, com participação de Júlia Barreira
Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Lageado – Botucatu
Dia 31 de outubro – quinta-feira
20h – Gratuito

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Alunos do Ensino Médio participam de atividades no Sebrae-SP de Botucatu

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Estudantes participaram de atividades voltadas à cultura empreendedora

 

Quarenta e quatro alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, da Escola Pública Estadual João Queiróz Marques visitaram e participaram de atividades no escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, na última quinta-feira (24).

 

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente regional do Sebrae-SP Eduardo Nascimento de Jesus, que falou sobre o empreendedorismo como opção de carreira e, em seguida, participaram de uma atividade realizada pelo gestor da educação empreendedora do Sebrae-SP em Botucatu Renato Lisboa.

 

Lisboa conta que realizou a palestra e aplicou a dinâmica sobre educação empreendedora, destinada a alunos do ensino médio, onde os participantes vivenciaram questões pertinentes na inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

 

“Foi uma atividade em grupo, onde os estudantes aprenderam técnicas de como passar e como se comportar num processo seletivo e inserção no mundo da cultura empreendedora. Eles aprenderam aspectos de como podem empreender enquanto jovens, movimentando a economia da região a qual eles pertencem”, explica.

 

Vivência fora da sala de aula
O professor de Marketing e Comunicação Empresarial, Rogério Zerbinato, destacou que como são alunos do curso técnico de Vendas, a visita ao Sebrae-SP foi uma grande oportunidade para que os estudantes colocassem em prática e vivenciassem as experiências que terão no mercado de trabalho. Também participaram da visita os professores Rafael Colela e Daiana Pontes

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HCFMB inova com implantação do projeto TeleUTI

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O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) acaba de dar um passo significativo na modernização e otimização do atendimento crítico ao paciente, com a implantação do projeto de TeleUTI.

A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) em parceria com a USP.  O projeto, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e está sendo implantado inicialmente na UTI Clínica do HCFMB, visa integrar tecnologia de ponta à medicina intensiva, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos, inovação no tratamento e otimizando os cuidados prestados pela equipe.

A TeleUTI vem auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, com o objetivo de melhorar resultados assistenciais. Todos os dias, a equipe da Clínica Médica, liderada pela professora Marina Politi Okoshi, se reúne online com o médico intensivista da USP Gabriel Afonso Dutra Kreling para a discussão dos casos de pacientes internados na UTI. “A experiência tem sido muito enriquecedora. Ainda temos muitas perguntas sobre o processo da telemedicina, mas estamos avançando e procurando sempre as melhores formas de assistência, buscando sempre o melhor desfecho dentro do processo e trocando valiosas experiências”, diz.

A tecnologia da TeleUTI também traz vantagens no contexto educacional do HCFMB, promovendo a integração de ensino e prática médica. Os residentes têm a oportunidade de acompanhar discussões de casos e condutas em tempo real, permitindo um aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade hospitalar. “A implantação do projeto tem sido muito flexível, de acordo com as nossas necessidades, e o conteúdo agrega muito não só no ensino, mas principalmente para o paciente”, diz Pedro Santos, residente da Clínica Médica da FMB/Unesp.

“Neste início, também estamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Em breve, pretendemos ser consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento”, explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

Com a implementação TeleUTI na UTI Clínica, o HCFMB reforça seu papel como um centro de referência em saúde, inovação e formação médica. Nos próximos meses, espera-se que o sistema seja expandido para outras unidades críticas do hospital, consolidando ainda mais sua liderança na integração entre tecnologia e assistência humanizada.

O projeto também faz parte do Núcleo de Telessaúde do HCFMB, coordenado pela pneumologista Suzana Tanni.

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