Connect with us

Botucatu

Discentes e docentes do IBB trazem para a Unesp o Alt Protein Project

Published

on

O projeto faz parte de um movimento global que visa desenvolver pesquisas e ações sobre proteínas alternativas

Discentes e docentes do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), incluindo pesquisadores vinculados à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Campus Botucatu e a Faculdade de Ciências – Campus Bauru, trazem para a Unesp o Alt Protein Project. O projeto faz parte de um movimento global que visa transformar universidades em catalisadores para educação, pesquisa e inovação sobre proteínas alternativas.

Já existente em outras universidades públicas, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto faz parte do The Good Food Institute (GFI), uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para transformar o sistema de produção de alimentos em algo mais seguro, justo e sustentável.

A iniciativa partiu dos discentes Juliane Campos Leutz e João Marco Pádua, ambos pós-graduandos do Programa de Biotecnologia do IBB. Porém, outros estudantes de pós-graduação e graduação se juntaram à eles. Auxiliando no desenvolvimento do projeto, a equipe contou com mentores, entre eles, o docente Paulo Noronha Lisboa Filho, da Faculdade de Ciências de Bauru, a docente Pricila Veiga dos Santos e o docente Vitor Augusto dos Santos Garcia, ambos da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu.

O Alt Protein Project na prática

De acordo com a discente Juliane Leutz, o projeto possui várias vertentes e engloba a disseminação de informações para os universitários sobre Carne Cultivada, Fermentação e Plant-Based em geral.

“Nosso objetivo é estimular uma comunidade engajada no tema, organizar eventos, estimular a pesquisa de acesso aberto e o networking entre pesquisadores da Unesp, além capacitar o empreendedorismo e inovação no tema, e no futuro, desejamos criar disciplinas de proteínas alternativas para os cursos de graduação”, explicou Juliane.

A ideia é que, após consolidado no meio acadêmico, o projeto alcance lugares além da universidade, como as escolas públicas e privadas, visando incentivar crianças e jovens sobre o assunto.

Entenda o que são as Carnes Cultivadas e os alimentos Plant-Based

A Carne Cultivada, como o próprio nome diz, é produzida em laboratório. Os cientistas pegam as células dos animais e através de processos biotecnológicos produzem a carne fora do animal, o que evita o sofrimento e a morte de vacas e frangos, por exemplo. Já os alimentos plant-based, são os produzidos à base de vegetais. Neste sentido, as empresas utilizam uma tecnologia avançada para transformar esses vegetais em produtos análogos aos alimentos de origem animal. São alternativas novas que surgem no mercado, proporcionam inúmeros benefícios para o consumidor e para a sociedade como um todo.

“O novo Relatório do Banco Mundial revela que as proteínas alternativas apresentam um potencial para mitigação de mudanças climáticas podendo reduzir 6.1 GtCO2 eq/ano ficando atrás apenas do reflorestamento. Mover-se de dietas atuais para uma sem produto animal reduziria as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em 49% e diminuiria o uso de terras aráveis em 76%. A carne cultivada e os alimentos plant-based além de serem alternativas sustentáveis, são caminhos possíveis para diminuir a insegurança alimentar”, explicou a discente Juliane.

O Alt Protein Project vai ao encontro de um cenário que cresce no Brasil. Isso porque de acordo com a Revista Exame, apesar dos desafios que este mercado ainda enfrenta, em 2023 houve um aumento de 42% de alimentos à base de vegetais no Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5