O documentário botucatuense “Boa Vizinhança” estreia na Internet este mês. O filme foi financiado de maneira coletiva por mais de 200 botucatuenses e amigos e conta a história de um movimento cultural organizado por jovens na cidade nas décadas de 90 e 00.
A estreia oficial foi em novembro de 2022 em sessão lotada no teatro municipal – ocasião que contou com o show da banda “Rudeness”, banda botucatuense da época que chegou a ter expressividade nacional e internacional na cena do ska.
O documentário contou ainda com uma outra sessão, também lotada, no Cineflix do Shopping Botucatu em Julho de 2023 em mostra organizada pelo Cineclube Paratodos.
Em fevereiro de 2024 é disponibilizado gratuitamente na internet e pode ser assistido agora clicando neste link
Sinopse:
Nas décadas de 90 e 00, na cidade de Botucatu, um grupo de jovens entre 12 e 18 anos, cansados do marasmo cultural, de bandas covers com repertório repetitivo que se apresentavam nas baladas e impulsionados pelas novidades da cultura da época, iniciaram um movimento de bandas autorais de punk, hard core e as mais diversas vertentes do metal. O movimento ocupou escolas, praças públicas e empreendimentos culturais da cidade com festivais, organizados pela própria juventude da época e contou com diversos personagens interessantes como a primeira banda de grind core feminina da América Latina, uma banda punk que fazia show em igrejas e uma baterista de trash metal que influenciou uma geração. O documentário “Boa Vizinhança” conta a história de como esse movimento surgiu e como foi viver dentro desta “cena” que hoje vive na nostalgia de centenas de botucatuenses que puderam vivenciar a época.
Duração: 70 minutos.