Connect with us

Botucatu

Em sessões Ordinária e Extraordinária, Câmara aprova sete projetos

Published

on

Pela terceira semana consecutiva, nesta segunda-feira, 24/10, a Câmara de Botucatu se reuniu para sessões Ordinária e Extraordinária. Em pauta, um parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), um projeto do Executivo e cinco de iniciativa do Legislativo: o saldo final foi a aprovação de todos os itens.

Apenas o Parecer, com manifestação favorável à aprovação das contas da Prefeitura relativas ao exercício de 2020, não foi aprovado por unanimidade. O TC 3272.989.20-3 recebeu votos contrários dos vereadores Abelardo (Republicanos) e Rose Ielo (PDT). Ela, inclusive, foi a única a usar a palavra na fase de discussão da matéria e, após explicar brevemente como funciona o processo fiscalizatório do órgão, as etapas e profissionais envolvidos antes da votação pelos conselheiros e ler trechos do parecer, anunciou que votaria contrária à matéria. “Os conselheiros votaram favoráveis, mas auditores fiscais que fizeram a avaliação anteriormente tinham sugerido a reprovação das contas, apontando várias irregularidades que já vêm acontecendo, situações que não são de agora e não foram corrigidas”, argumentou. Sem mais discussão, o parecer foi aprovado por oito votos a dois.

Em seguida os vereadores aprovaram por unanimidade todos os cinco projetos da pauta da Sessão Ordinária, que foram apresentados na tribuna por seus vereadores autores.

O Projeto de Lei nº 50/2022 (da vereadora Erika da Liga do Bem, Republicanos), institui a Política de Segurança Hídrica e Gestão das Águas no município integrando políticas de saneamento, meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saúde, uso do solo, defesa civil, transparência, controle social e proteção do meio ambiente e pretende uma ação “coordenada para enfrentamento de uma crise hídrica, além de medidas rotineiras como corte de água, por exemplo. A ideia é garantir à população o acesso a quantidades adequadas de água de qualidade aceitável”.

Também no eixo do meio ambiente, foi aprovado o PL nº 62/2022 (do vereador Palhinha, União), que institui no município a Semana da Economia de Energia Elétrica. “Falo constantemente da Agenda 2030 da ONU e este projeto, simples, institui uma semana para conscientizar as pessoas sobre a importância da economia e do consumo consciente desta que é uma fonte finita de energia”, defendeu o presidente da Casa. A data, que integrará o Calendário Oficial do Município, será comemorada anualmente com reuniões, palestras, campanhas e seminários e por meio da implementação de atividades específicas relacionadas ao tema na última semana do mês de maio.

O quarto projeto aprovado foi a alteração na data de comemoração da Semana Angelino de Oliveira (PL nº 64/2022), que passará a ser celebrada na segunda quinzena de abril. O vereador Lelo Pagani (PSDB) explicou a proposta alegando que a homenagem fará referência à verdadeira data de nascimento do compositor homenageado, que é 21 de abril de 1888. Da tribuna ele também agradeceu ao músico Ramiro Viola, que acompanhava a sessão e foi o responsável pela descoberta.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 71/2022 (da vereadora Alessandra Lucchesi, PSDB) julho foi instituído como o “Mês do autor e escritor botucatuense”. A data foi escolhida em referência ao Dia Nacional do Escritor, comemorado em 25/07. Nesse mês, anualmente deverão ser realizadas solenidades e eventos em escolas, bibliotecas, academias e espaços diversos com objetivo de valorizar a música e a literatura e comemorar o trabalho e a vida de autores e escritores botucatuenses. “Será um tempo para valorização e incentivo à leitura de obras de botucatuenses, com oportunidade de colocar em foco personalidades e grandes nomes de nossa literatura, poetas e letristas, que serão homenageados pela sua contribuição às artes e à cultura local”.

O último projeto da Ordinária, também de iniciativa do vereador Palhinha, institui no município filas preferenciais e vagas de estacionamento a pessoas acometidas pela Doença de Parkinson e foi aprovado com duas emendas (PL nº 75/2022). “É só um ajuste para incluir essas pessoas na listagem de filas preferenciais já destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Também não aumenta o número de vagas especiais, apenas permite que elas estacionem em vagas já reservadas a pessoas com deficiência”.

Sessão Extraordinária

O único item da pauta da Sessão Extraordinária (Projeto de Lei Complementar nº 18/2022, do Prefeito) foi aprovado por unanimidade e sem discussão. Ele dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 911/2011, que instituiu o regime jurídico estatutário aos servidores públicos municipais. O PLC objetivou especialmente aprimorar o Estatuto dos Servidores de Botucatu e, antes de chegar ao plenário, foi discutido entre comissões da Casa, representantes do Executivo, do Botuprev e do Sindicato dos servidores municipais.

Todos os documentos apreciados em plenário estão disponíveis para consulta pública no site da Câmara (aba Proposituras) e a íntegra dos trabalhos você pode acessar no Youtube.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5