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Botucatu

Empreendedor deve priorizar novas alternativas e começar a profissionalizar a gestão

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Crises geram oportunidades. A pandemia de covid-19, porém, exige mudanças de posturas administrativas, orçamentárias e de marketing. Este tripé no cotidiano do empreendedor continua sendo fundamental para a sobrevivência de empresas e a manutenção em um mercado cujas perspectivas não são animadoras em curto prazo.

Algumas atitudes determinam posição de competição frente a concorrentes. Estar no mundo digital, por exemplo, tornou-se diferencial neste momento de limitação de movimentação. Mas, apenas dispor produtos e serviços no ambiente virtual não é suficiente, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Henrique Teixeira, em entrevista à Revista Destaque Botucatu, editada pela Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB). “É preciso estar no mundo virtual. Isso faz com que as pessoas hoje estão em casa venham a buscar algum serviço e produto pela internet ou mesmo fazer compras pelo tradicional telefone”, explica.

Segundo o consultor, esta inserção ao virtual não demanda altos investimentos, já que é possível encontrar ferramentas gratuitas ou de baixo custo que venham a auxiliar em posicionar a empresa ou marca em ambientes virtuais. O que é preciso, no entanto, atrair clientes por meio de conteúdo útil e oferecer soluções. “O empreendedor deve adotar planejamento desta presença digital, ou seja, compreender que tal modalidade de atendimento é a mesma da presencial. Isso já vinha ocorrendo em um ritmo lento para as pequenas empresas e a pandemia acelerou este processo de inserção. Os que não tinham presença digital agora serão obrigados a abrir estes canais e quem já estava, mas de maneira tímida, terão que acelerar estes processos”, reforça Teixeira.

Para ele, algumas marcas têm solidificado a presença frente ao público por garantir experiências de relacionamentos bem-sucedidas com o consumidor. “As empresas precisam atentar-se que presença digital mais forte não é simplesmente publicar anúncios virtuais, o que seria uma forma de panfletagem pura. Deve-se conversar com o cliente de forma que o mesmo entenda do produto, serviço e que este conteúdo tenha relevância a quem procura a empresa. Deve-se dinamizar essa experiência das pessoas em nossos canais de atendimento virtual”, frisa o analista do Sebrae-SP.

Por outro lado, a gestão financeira da empresa precisa ser aprimorada e tratada com maior ênfase aos empreendedores. Criar reservas, racionalizar custos e dividendos, além de separar o faturamento empresarial do pessoal são pontos a serem adotados a quem empreende, ressalta o analista do Sebrae. “Há a necessidade de planejamento de gestão. Sabemos que 99% dos empresários, em todo o Brasil, não fazem planejamento financeiro, administrando a empresa de um dia para o outro, sendo que deixam de fazer a lição de casa crucial: separar despesas do empreendimento com as da casa e isso acaba em uma roda viva e, quando acaba o rendimento do negócio, acaba por afetar o lado pessoal. É necessário saber o quanto a empresa fatura, o quanto é destinado aos sócios, etc..”, explica Teixeira.

Quanto à retomada dos negócios após a quarentena, haverá um potencial cenário de volta do consumidor aos estabelecimentos, mas isso não necessariamente gerará compras em grandes volumes já que as opções continuarão sendo por itens de primeira necessidade. “Em um primeiro momento as pessoas voltarão às ruas de maneira acelerada até pelo tempo de quarentena. Ocorrerá uma “invasão” ao comércio e isso não se traduz em vendas imediatas. O que ocorreu foi apenas a saída do confinamento. Mas, para que os empresários se mantenham neste momento é planejamento e divulgação. Devemos deixar a postura de mera entrega de produtos, para uma de solucionador de problemas”, alerta o consultor.

O mundo pós-pandemia, no âmbito econômico, vivenciará a aceleração da mudança dos ritmos de negócio, com presença maciça do digital no comportamento das pessoas. Escolhas serão feitas por meio de experiências e relacionamentos. “Haverá uma ruptura nos modelos de negócio. A pandemia veio para acelerar este processo, a quarta revolução industrial que atingirá a todos, desde o grande ao pequeno empreendedor. Considerar o remoto e o digital é uma oportunidade. A população viverá um “novo normal” onde as pessoas serão mais seletivas onde ir e a forma de consumir. As empresas, portanto, precisam fazer parte das vidas destes consumidores. Produto por produto, muitas lojas têm. Mas aquelas que solucionem as necessidades do consumidor, estará à frente da concorrência. Os negócios são feitos de pessoas para pessoas”, finaliza Teixeira.

*Texto originalmente publicado na edição 52 da Destaque Botucatu, publicada pela Associação Comercial e Empresarial de Botucatu. Para acessar a versão completa, acesse aqui.

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

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A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

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Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

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Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

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Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

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O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

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