Conecte-se Conosco

Cultura

Encontros sobre Audiovisual e sessões de Cineclube movimentam Botucatu, de abril a agosto

Publicado

em

OFICINE-SE é um projeto que busca estimular a produção e a formação de público na área audiovisual em Botucatu. As atividades acontecerão de Abril a Agosto e incluem sessões de cinema seguidas por bate-papo, palestras, oficinas e rodas de conversas com profissionais das principais áreas do Audiovisual, além de sessões quinzenais de Cineclube. Toda a programação do OFICINE-SE é gratuita, voltada para o público interessado em Cinema e Audiovisual, e acontecerá no Cine Janelas, localizado no Espaço Cultural de Botucatu.

Sob curadoria do produtor audiovisual botucatuense Daniel Kojak, as sessões de Cineclube acontecerão toda 1ª e 3ª quinta-feira do mês, começando dia 5 de abril com o filme italiano Vermelho como o Céu (2006), que conta a história de um menino que perde a visão e, ao descobrir um toca-fitas, descobre um novo universo criativo. O longa é baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som do cinema italiano.

Por isso mesmo o filme já faz ligação com o 1º encontro do projeto, que ocorre nos dias  6 e 7 de abril e aborda o Áudio dentro da produção cinematográfica. Ladislau Kardos, produtor musical e operador de som direto, além de ator e baterista, é o convidado para este encontro.

Ladislau propõe uma abordagem holística sobre o som e suas diversas aplicações no cinema e na arte experimental. “Teremos um contato inicial com os equipamentos de som direto, assim como com todas as etapas do som no Audiovisual”, comenta o convidado, que ainda realizará uma atividade sonora colaborativa com os presentes.

Todos os encontros entre público e profissionais do audiovisual acontecerão em dois dias, sendo o primeiro para exibição de materiais selecionados e uma rápida apresentação do convidado. ficando o segundo para palestras, troca de ideias e atividades. Além de Áudio, os segmentos abordados serão Produção, Roteiro, Fotografia, Direção e Pós-Produção.

Aprender com “erros e acertos”

Para o criador e coordenador do projeto OFICINE-SE, Baga Defente, a idéia dos encontros é propiciar ao público um panorama atual do audiovisual brasileiro, tanto o comercial — incluindo Cinema, Publicidade e Novas Mídias — quanto o independente, mais ligado aos trabalhos artísticos e autorais.

Para isso, os convidados irão compartilhar histórias das suas trajetórias profissionais, incluindo as dificuldades iniciais de carreira, seus erros, acertos e dicas para quem pretende atuar em cada uma dessas áreas.

“Não é uma oficina com finalidade de gerar um produto, mas uma intensa troca de ideias sobre métodos de produção, mercado, dificuldades e sucessos, tanto por parte dos convidados quanto dos participantes que já possuem alguma experiência, mesmo que pequena ou amadora, na produção audiovisual. Alguns convidados atuam mais em produções comerciais, outros nas autorais, então a ideia é traçar um paralelo e mostrar que pode haver um equilíbrio entre ambas”, comenta Defente.

O projeto OFICINE-SE é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e NADA Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Quiprocó Bar.

Fonte: Assessoria

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Festividades de aniversário de Botucatu começam nesta sexta (4)

Publicado

em

Em 2025, Botucatu completa 170 anos. Para celebrar essa importante data, a Prefeitura de Botucatu preparou o maior Aniversário que a Cidade já viu. Serão dois finais de semana em um ambiente novo, totalmente planejado e com muitas atrações para toda a família.

A festa vai de 04 a 14 de abril, na Avenida do Fórum (mesmo local onde foi o Carnaval), para que todos de Botucatu e região venham comemorar com a gente.

Um local preparado com muita segurança, espaço para shows, praça de alimentação, feira turística, brinquedos, banheiros, parque de diversões, e muito mais. Para começar com o pé direito, nossos artistas locais trazem o melhor da música dos mais variados estilos.

Confira a programação do dia 4 de abril (sexta-feira) e se prepare para o primeiro dos 11 dias de festa!

. 18h30: Banda D’Arunda
O D’Aruanda é um espetáculo que mergulha na força e na ancestralidade da música afro-brasileira. Com ritmos marcantes e melodias envolventes, o show é conduzido por vozes poderosas que celebram a rica herança cultural do Brasil.

. 19h45: Brown Town
Com referências nas raízes da Black Music nacional e internacional, a Brown Town vai do Soul dos anos 70 ao R&B dos anos 2000, reverenciando e cantando clássicos black de artistas do calibre de Stevie Wonder, Tim Maia, Sandra de Sá, Alicia Keys, Ray Charles e Nina Simone em um repertório empolgante, dinâmico e, acima de tudo, com muito groovy!

. 21h00: Dupla Dubrô

Dubrô, a dupla mais animada da cidade, está de volta para comemorar os 170 anos de Botucatu! Formada pelos irmãos Yaggão e Donna, a dupla promete um show especial, com banda, bailarinos e uma estrutura de primeira. O repertório mistura músicas autorais e grandes sucessos nacionais, tudo com o toque único da Dubrô. Prepare-se para um espetáculo alegre, dançante e envolvente, perfeito para todas as idades. Traga sua família e venha celebrar os 170 anos de Botucatu com a gente!


Botucatu 170 Anos

Fique de olho no site e às redes sociais da Prefeitura para não perder nada do nosso Aniversário. Todo dia vai ter uma novidade…

Prepare a sua roupa, programe-se com a família e os amigos e venha fazer parte desse aniversário que promete ser o maior da nossa história!

Continuar Lendo

Botucatu

Botucatu recebe Banda Cataia com show gratuito neste sábado

Publicado

em

A banda apresenta um repertório de músicas brasileiras em uma mistura de ritmos que não deixará ninguém parado   

Neste sábado, dia 15, a partir das 20h, a Banda Cataia apresenta o “Projeto Multicultural – Show Mestiço” no Teatro Municipal de Botucatu. O evento será aberto para todos os públicos e com entrada gratuita. O espetáculo contará com 15 canções entre autorais e releituras de sucessos de grandes intérpretes da nossa música popular como Luís Gonzaga, Chico Buarque, Quarteto Novo, Caetano Veloso, entre outras. Trata-se de um espetáculo interativo que propõe um diálogo sobre a cultura tradicional, de massa e popular no contexto latino-americano contemporâneo. O show tem apoio da Lei Paulo Gustavo, do Estado de São Paulo.

Sobre a Banda Cataia

A Cataia é um grupo autoral paulista fundada em 2001, que pesquisa e promove a música brasileira com toda a sua diversidade e riqueza. A banda possui três discos gravados no Brasil, um na Europa e também participou de duas coletâneas internacionais. Sua sonoridade é marcada pela fusão de ritmos tradicionais da cultura brasileira com a música pop universal como jazz, rock e MPB.

No palco, a banda apresenta uma mistura de guitarras de rock com pandeirão do bumba meu boi, sax e flautas com pads eletrônicos, contrabaixo com alfaias e timbal. Uma variedade de instrumentos e ritmos que contam um pouco da história cultural e, juntos, tecem um show cheio de energia percussiva e sutilezas melódicas onde é defendida a temática do “Hibridismo” e da interculturalidade.

Nos arranjos musicais o grupo promove a mistura de ritmos regionais tradicionais de diversos cantos do Brasil com a música pop atual, propondo a fusão do pretérito com o contemporâneo e assim trazendo novas criações artísticas.

Serviço

A apresentação do “Projeto Multicultural – Show Mestiço” da Banda Cataia, será neste sábado, 15, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Botucatu, que fica na Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27, Centro. Entrada gratuita.

Continuar Lendo

Botucatu

Samba e ritmos de carnaval são atrações gratuitas do Sesi Botucatu

Publicado

em

Atividades acontecem no dia 21 de fevereiro e são parte da programação cultural da unidade

As sextas-feiras musicais estão de volta no Sesi Botucatu e, dessa vez, com clima de folia. No dia 21 de fevereiro, a programação gratuita com aula de dança, playlist temática e show ao vivo começa às 18h30. Todos os públicos estão convidados para a comemoração.

A partir das 18h30, as professoras da unidade chegam com uma seleção especial de coreografias e músicas cativantes dessa época. A atividade promete preparar o público para uma noite de muita dança.

Às 19h, o Samba do Lugão começa um espetáculo ao vivo com direito a samba clássico, marchinhas de carnaval e muita black music. Com instrumentos de corda e percussão, o show é um convite à alegria.

Fantasias de carnaval serão permitidas no evento, assim como máscaras ornamentais e outros adereços típicos. A cantina estará aberta para compra de comidas e bebidas durante todo o evento.

Ingressos:
Os ingressos para as atividades são completamente gratuitos para todos os públicos. Basta acessar o portal Meu Sesi e fazer a reserva. Crianças acima de três anos precisam apresentar ingresso.

Link de reserva:
Ritmos do carnaval + Samba do Lugão: https://meusesi.sesisp.org.br/Reserva/3ab57501-ce5b-46b3-9e14-08dd3ee07ede

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5