Conecte-se Conosco

Botucatu

Escola de Educação em Saúde do HCFMB promove curso sobre AVC

Publicado

em

Prazo de inscrições foi estendido até 20 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o Curso “AVC – Tempo é Cérebro: o diagnóstico rápido é fundamental para evitar ou reduzir sequelas”, promovido pela Escola de Educação em Saúde (EES) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Departamento Regional de Saúde VI Bauru (DRS VI). Este será o primeiro curso da história da EES, credenciada em maio deste ano.

O intuito do curso será capacitar e atualizar profissionais de Saúde da atenção primária dos 68 municípios que compõem a DRS VI para a identificação de sinais de AVC e o atendimento inicial da doença. Todas as atividades serão realizadas no formato online, visando um maior acesso aos profissionais de Saúde de toda a região.

O curso terá a duração de 2 horas e, dentre os assuntos a serem tratados, estarão o impacto do AVC para os Serviços de Saúde, cuidados pré-hospitalares, cuidados de enfermagem e atendimento médico inicial.

Segundo o coordenador da Unidade de AVC do HCFMB, Dr. Rodrigo Bazan, o curso tem o objetivo de fortalecer a linha de cuidado da doença que é considerada a segunda causa de morte no mundo. “As linhas de cuidado compõem o sistema de urgência-emergência com o transporte do paciente para o local adequado, onde ele será tratado da melhor maneira possível, no menor tempo possível, com uma equipe multiprofissional habilitada e capacitada. Queremos levar o conhecimento e a expertise que nós temos aqui em Botucatu para outros centros de nível primário, secundário e até terciário, e a EES é este grande portal de conhecimento que nos ajudará nesta missão”.

O diretor da EES, Dr. André Balbi, acredita que este primeiro curso abrirá as portas da Escola para outras capacitações. “É um prazer para todos os envolvidos promover a atualização dos profissionais da saúde para o reconhecimento precoce do AVC, uma doença tão frequente e tão limitante. Qualquer profissional que nos procurar encontrará sempre a nossa Escola de portas abertas e à disposição para exercer a sua tarefa principal, que é difundir conhecimentos”.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de dezembro clicando aqui. O curso está disponível na plataforma desde o dia 20 de novembro e os interessados terão o prazo de um mês para concluir a visualização do curso, contado a partir do lançamento da capacitação.

Sobre a EES

A EES é uma parceria entre Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), HCFMB e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP). A proposta é apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e entregando profissionais em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda da região.

A EES apresenta uma proposta de ação educativa para os trabalhadores a partir de problemas encontrados na realidade dos Serviços de Saúde, correlacionando teoria e prática, além de considerar experiências individuais e comunitárias. A Escola está localizada no antigo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FAMESP, ao lado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMB, localizada na Chacára Butignoli s/n, Rubião Júnior.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3881-4804 ou pelo e-mail ees@famesp.org.br.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

“Todas Por Elas” do Sebrae-SP reúne cerca de 120 mulheres em Botucatu  

Publicado

em

Evento reforça compromisso do Sebrae-SP em apoiar mulheres que empreendem, estimulando o crescimento de negócios e valorizando trajetórias.

O Sebrae-SP encerrou o Mês da Mulher em Botucatu com um encontro marcado por trocas reais, conexões e protagonismo feminino. O evento “Todas Por Elas”, realizado na última quinta-feira (27), no escritório do Sebrae-SP, reuniu cerca de 120 mulheres empreendedoras, fortalecendo a rede de negócios liderada por mulheres na região.

A programação incluiu painel com empresárias da região, como também a palestra “Mentalidade e Posicionamento”, que trouxe reflexões sobre os desafios e oportunidades de quem empreende, além de uma feira de produtos com expositoras de Botucatu e região, com espaço de networking e lançamento nacional da edição 2025 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

A analista de negócios do Sebrae-SP em Botucatu e responsável pela organização do evento, Geovana Annelli, destacou o impacto da ação. “Foi um encontro inspirador. Criamos um ambiente de apoio, escuta e troca entre mulheres que estão à frente de seus negócios. Acreditamos que visibilizar essas histórias é uma forma concreta de impulsionar a economia local e mostrar que as mulheres estão liderando mudanças reais.”

A empresária Juliana Maria Furlan compartilhou que, após participar de capacitações com o Sebrae-SP, seu faturamento cresceu entre 40% e 50%. “Eventos como esse são transformadores. São momentos em que a gente aprende, compartilha e se fortalece. Fico muito grata por fazer parte dessa rede”, disse.

Para Michele Cristina Oliveira Cavalcante, o “Todas Por Elas” foi mais uma oportunidade de crescimento. “Participo de tudo que o Sebrae oferece. Foi um evento que somou muito. Fechei parcerias, expus minhas peças, fiz contatos e troquei ideias com outras empreendedoras. Saio com projetos para o futuro e muita motivação.”

A empresária Regina Freitas Trezza também participou e destacou a organização e o ambiente acolhedor. “Foi excelente. O network, a organização, as pessoas, tudo muito bem cuidado. Fiquei feliz por ter participado e ampliado minha rede de contatos. Já tive novas clientes que vieram depois do evento.”

 Além da programação voltada ao desenvolvimento dos negócios, o evento abriu espaço para vendas, exposições de produtos e novos negócios entre as próprias participantes, promovendo visibilidade e geração de renda.

O valor gerado de vendas das expositoras foi em torno de R$ 2.300,00 no dia do evento. O tempo disponível para as vendas, conforme programação do evento foi em torno de 1 hora. Algumas expositoras comentaram que já estão em contato com clientes com pedidos que foram gerados pelo evento.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP lança programa para impulsionar negócios com foco no turismo em Botucatu 

Publicado

em

Evento vai apresentar informações sobre capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico

O turismo em Botucatu vive um momento promissor — e os empreendedores da cidade agora têm uma nova oportunidade de crescer junto com o setor. No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Sebrae-SP realiza o lançamento oficial do programa “Botucatu Empreendedora + Turismo”, um projeto voltado a quem quer fortalecer seu negócio aproveitando o avanço do turismo na região.

O evento acontecerá no escritório do Sebrae-SP em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570 – Centro, e será uma oportunidade para empresários, empreendedores e profissionais do setor conhecerem ferramentas práticas, conteúdos estratégicos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo local.

“O turismo tem se mostrado um vetor importante de desenvolvimento econômico para Botucatu. Com esse programa, queremos oferecer aos empreendedores caminhos reais para aproveitarem esse crescimento, se posicionarem com mais força no mercado e ampliarem suas oportunidades de negócio”, explica a consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França.

Durante o evento, os participantes terão acesso a informações exclusivas sobre o programa, que incluirá capacitações, mentorias, conexões com especialistas, estratégias de divulgação e apoio técnico para que empresas locais possam se destacar no setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo link:   https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

O chamamento é para hoteleiros, proprietários de bares, restaurantes, artesãos, atrativos turísticos, guias de turismo, agências de receptivo, prestadores de serviços correlatos ao turismo e demais agentes da área

Serviço 

Evento: Lançamento do Programa Botucatu Empreendedora + Turismo

 Data: 3 de abril (quinta-feira)

 Horário: 19h30

 Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro

 Inscrição gratuita: https://bit.ly/botucatu-empreend-turismo 

Continuar Lendo

Botucatu

Startup Day reúne mais de 200 pessoas e reforça ecossistema de inovação em Botucatu 

Publicado

em

Evento chega à 11ª edição com casa cheia, novas conexões e fortalecimento do empreendedorismo tecnológico no interior paulista 

O auditório do Parque Tecnológico de Botucatu ficou completamente lotado no último sábado (22) durante a 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Sebrae-SP. Mais de 200 participantes se reuniram para um dia de trocas, aprendizados e conexões entre startups, empreendedores, investidores, instituições de ensino, aceleradoras, incubadoras e empresas interessadas em inovação aberta.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o evento reuniu startups em diversos estágios — da ideação à escalabilidade — e contou com uma programação intensa voltada para gerar networking, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Para Daniel Lopes, diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, o evento simboliza o amadurecimento do ecossistema local. “É um encontro que movimenta a comunidade de inovação e tecnologia. A parceria com o Sebrae-SP é essencial nesse processo. A gente percebe um movimento crescente nas universidades e instituições, com alunos e professores cada vez mais focados em inovação.”

A importância do evento também foi destacada por Wellington Bendinelli, da Cooperativa Agroindustrial de Paranapanema, que participou em nome da Holambra. “Estamos felizes de compor o Startup Day, que chega à sua 11ª edição, e isso mostra a força e relevância do evento. Aqui, conseguimos aumentar nossa rede de contatos, criar conexões estratégicas e alcançar o mercado consumidor. Inclusive, aproveitamos o momento para anunciar o lançamento do 3º Desafio de Inovação da Holambra, uma iniciativa que estimula soluções criativas e tecnológicas para o setor agroindustrial.”

Representando a FCA Unesp, a professora Carla Riccardi reforçou como esses encontros fortalecem a formação dos alunos e aproximam o universo acadêmico da indústria. “Eventos como este são fundamentais para conectar todos os atores da inovação. Estamos ampliando esse ambiente dentro da universidade, aproximando os estudantes da realidade do mercado e das demandas da indústria do futuro.”

O Startup Day também atraiu olhares curiosos de estudantes como Bruna Barros, aluna de Medicina Veterinária da Unesp. “Vim para entender como as startups e a tecnologia podem dialogar com minha área. Foi uma oportunidade rica para enxergar novas possibilidades dentro da veterinária.”

A iniciativa também despertou o interesse de gestores públicos. Felipe Miranda Perroti, representando o município de Porangaba, explicou como o evento contribui com ações locais. “Estamos criando uma política de incentivo à inovação tecnológica em Porangaba. Participar do Startup Day nos ajuda a entender como o empreendedorismo resolve problemas reais e como podemos levar esses insights para o nosso município.”

Já o secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu, Mário Camargo – que representou o Prefeito Fábio Leite-, reforçou o papel estratégico do empreendedorismo na economia local. “Eventos como esse são fundamentais. Hoje, o caminho do desenvolvimento passa pela tecnologia. Quanto mais startups surgirem e se fortalecerem, mais oportunidades de crescimento teremos como cidade”.

Para Mariana Wagner Toledo Piza, analista de negócios do Sebrae-SP e uma das organizadoras do evento, o foco do Startup Day é criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios. “É um evento pensado para fortalecer a comunidade empreendedora, promover conexões reais, ampliar o networking e estimular a troca de experiências. Quando reunimos diferentes perfis — estudantes, empresas, investidores — geramos um terreno fértil para a inovação acontecer.”

O Startup Day Botucatu foi realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Botucatu, Parque Tecnológico, Escola de Inovadores do CPS, Up Lab Senai-SP, Cooperativa Agroindustrial Holambra, Unesp Botucatu, INETEC/FCA, ESPIE/FMVZ, PROFNIT/UNESP, além de outras universidades e faculdades da região.

Com uma programação diversa e um público engajado, o evento reafirma sua relevância e se consolida como um dos principais catalisadores de inovação do interior paulista.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5