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Botucatu

Estudante da UNESP cria jogo de tabuleiro

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Por Mateus Conte
Especial para Cidade Botucatu

O estudante de doutorado em Genética da UNESP de Botucatu Arthur Casulli de Oliveira criou um jogo de tabuleiro chamado Witchland: a seita de Salem, que está em fase final de desenvolvimento. O jogo consiste nos jogadores, no papel de camponeses, defenderem o vilarejo de Salem, nos Estados Unidos, de bruxas maléficas. O jogo tem uma duração média de 90 minutos, comporta de dois a quatro jogadores e tem classificação indicativa de 14 anos.

O jogo se passa cem anos após o episódio de caça as bruxas que ouve naquela região. No jogo, uma seita está fazendo um ritual mágico para trazer as bruxas condenadas em 1692 para se vingarem dos moradores de Salem e destruir o vilarejo.

Durante o jogo, os jogadores se utilizam dos conhecimentos adquiridos das bruxas no passado para criar poções mágicas e usá-las para combater as bruxas, assim como para tentar impedir a seita de completar seu ritual e trazer um grande ancião do submundo.

De acordo com Arthur, a mecânica de Witchland é estratégica, com pouca influência de sorte. As principais ações que os jogadores têm durante o jogo são a coleta de ingredientes em diferentes regiões em torno de Salem, a criação de poções mágicas e o combate contra as bruxas e a seita. Além disso, podem estudar as artes da alquimia para poder desenvolver poções mais poderosas e comprar artefatos mágicos para melhorar seu poder em combate. Durante o jogo, algumas ações garantem pontos de vitória, como eliminar as bruxas, por exemplo. O jogo entra em sua fase final quando, após um jogador derrotar todas as bruxas de um dos quatro baralhos, o portal do ancião se completa, trazendo o vilão ao nosso mundo. Caso todas as bruxas sejam derrotadas antes disso, o portal não se completa e o ancião tentará passar por ele, mas pelo portal não estar finalizado ele perde um pouco de seus poderes, entrando no nosso mundo na forma humana de uma das quatro bruxas anciãs do jogo. Derrotado o ancião, o jogo acaba e são contados os pontos. Apenas o jogador que obtiver a maior quantidade de pontos de vitória será o vencedor da partida.

“Uma das coisas interessantes do jogo, ao meu ponto de vista”, diz Arthur, “é a programação tática e o ‘pensamento lá na frente’ que você precisa ter durante o jogo. Em uma partida de 4 jogadores, por exemplo, haverá 4 baralhos de bruxas que entrarão simultaneamente no tabuleiro a cada inicio de noite (o jogo é dividido entre turnos diurnos e noturnos). Os jogadores têm acesso às próximas cartas de bruxas que vão entrar e podem se preparar para eliminá-las, mas é muito importante você estar atento a quais recursos (ingredientes e poções) seus oponentes possuem para tentar prever quais bruxas eles tentarão matar, pois caso contrário eles derrotarão as bruxas que você se programou para eliminar antes de você. Ou seja, desperdiçou um tempo precioso coletando recursos que você não pode utilizar da forma que queria”, explica.

O mapa é composto por 7 áreas: O vilarejo de Salem (local pode-se comprar artefatos mágicos e vender as poções criadas pelos próprios jogadores), o templo bruxo (onde livros ocultos são estudados para melhorar as habilidades das personagens), o covil da seita (onde os cultistas são atacados para fechar o portal mágico) e quatro áreas de coletas de ingredientes (floresta, montanha, lago e campo). Em cada área há sempre um par de ingredientes que podemos coletar: na floresta podem ser coletadas duas espécies de folhas; nas montanhas, cogumelos; nos campos, flores; e no lago, plantas aquáticas, que são utilizadas para criação das poções.

O jogo foi criado na oficina de criação de jogos de tabuleiro, realizada na Casa da Juventude, ministrada pelo professor Robert Coelho. “O pessoal da oficina é muito legal e tem me ajudado muito em seu desenvolvimento. O jogo já passou por diversas modificações de mecânicas, inclusive de história, desde sua criação. E se o jogo está como está eu devo muito ao Robert e o pessoal da oficina”, diz Arthur.

Arthur diz que pretende criar mais jogos futuramente, dentre eles um party game, jogo focado mais na diversão entre os jogadores do que na estratégia do jogo. “No jogo os jogadores são sereias e têm que encantar os marinheiros para afogá-los. A sereias terão pontos de habilidade que poderão ser combinados com cartas de ação. A grande questão do jogo é que os jogadores terão de interpretar a ação expressa na carta para ganhar o ponto”, afirma Arthur.

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Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

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No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

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Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

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Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

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Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

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Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

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