A capela de Anna Rosa, uma das mais simbólicas da cidade, ganhou hoje (9) um projeto de restauração. O plano, elaborado pelos botucatuenses e alunos de arquitetura Lucas Oliveira Moura e Vanessa Marino, tem por objetivo restaurar e modernizar a estrutura da capela, localizada na Avenida Mário Barbieris, na Cohab 1.
A iniciativa surgiu como uma atividade da faculdade, onde os alunos deveriam analisar algum local da cidade e elaborar um projeto de restauração, seguindo as diretrizes da arquitetura do século 19. Os trabalhos foram orientados pela arquiteta e professora Ludimila Tidei, responsável pela restauração do prédio da Caridade Portuguesa no Centro Histórico de Botucatu.
O planejamento dos alunos prevê a recuperação do material original da capela, a fim de não perder as características arquitetônicas do prédio. Além disso, foi incluída a implantação do “Memorial de Anna Rosa”, onde haveria uma sala de devotos, auditório e velário em homenagem à santa popular botucatuense.
Por se tratar de um trabalho acadêmico, o projeto ainda não foi analisado pela comunidade ou pela paróquia de São Pio X, que atualmente administra a capela. Entretanto, torna-se uma boa oportunidade para restaurar um dos locais de maior importância cultural e religiosa de Botucatu.