Connect with us

Botucatu

Estudos do HCFMB apontam redução de casos de Pneumonia associada à Ventilação Mecânica em pacientes de UTI

Published

on

 

Um problema comum associado a pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é a falta ou precariedade de cuidados com a cavidade bucal. Esta realidade pode levar a quadros infecciosos graves, como a Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (PAV), infecção hospitalar que consiste em uma das principais causas de mortalidade em indivíduos intubados, por exemplo.

Uma estratégia importante nos cuidados com a cavidade bucal e que diminui a incidência da PAV é a adoção de medidas apropriadas de higiene bucal prescritas por cirurgiões dentistas.

Dentre os benefícios decorrentes da implantação de cuidados com a higiene bucal nestes pacientes estão a diminuição do tempo de internação, a atenuação de possíveis complicações, melhoria da qualidade de vida do paciente e a redução de custos para os serviços hospitalares.

Atualmente, não existe um protocolo unificado para todas as UTI’S, pois cada uma tem suas particularidades (UTI Coronariana, Neonatologia, Pediátrica, Adulta, etc) e os trabalhos científicos tem contribuído com o aperfeiçoamento dos procedimentos de higienização bucal.

UTI Adulto do HCFMB

De acordo com Fernando Augusto de Luca, dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), “quando você realiza uma higiene bucal bem orientada diminui bastante o risco de pneumonia”.

A afirmação de De Luca ampara-se em dados científicos. Em sua dissertação de mestrado ficou comprovado que a orientação para uma higienização bucal adequada dos pacientes adultos em UTI reduziu em até 50% os casos de PAV no âmbito do Hospital.

A partir dos dados deste trabalho, Fernando criou um Procedimento Operacional Padrão (POP) de higiene bucal na prevenção da PAV no HCFMB. O documento ainda está em fase de aprovação para ser implementado.

“O kit utilizado para realizar higiene bucal no paciente internado custa, em média, R$ 40. Já o tratamento para uma PAV custa entre 30 e 60 mil reais”, lembra Fernando.

Os custos para implantação de um novo programa de cuidados bucais na unidade de terapia intensiva para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica foram avaliados por um estudo europeu que reuniu hospitais ao redor do mundo. A publicação pode ser vista pelo link https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29189950/

Segundo o Coordenador do Serviço de Odontologia Hospitalar do HCFMB, José Eduardo Ary, “seria importante ter a implementação deste POP como forma de igualarmos as condutas nas nossas UTIs, tendo assim resultados mais positivos”.

Ary salienta ainda que, com a orientação da higienização bucal apropriada, se criou o pedido de avaliação odontológica a todos os pacientes que dão entrada na UTI. “Desde que iniciei no HCFMB, Fernando teve esta preocupação de criar esta conduta, avaliando os pacientes diariamente na UTI e isto tem proporcionado muitos benefícios”, finaliza.

UTI Pediátrica do HCFMB

A tese de doutorado em produção do dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do HCFMBHelderjan de Souza Mendes, e orientada pelo professor José Roberto Fioretto (FMB|Unesp), também é um avanço na criação de um protocolo que tem contribuído com a redução da incidência da PAV em crianças internadas na UTI do HCFMB.

“Os dados preliminares mostram que não tivemos a PAV na amostra estudada dos pacientes internados na UTI Pediátrica do HCFMB”, explica Helderjan.

“Montamos um protocolo de primeira linha e as condutas estabelecidas nesse trabalho em relação aos cuidados com a cavidade bucal dos pacientes internados na UTI Pediátrica de Botucatu, apesar de ainda ser um estudo, já é referência no território nacional”, pontua o especialista.

Segundo o dentista, apesar de haver um aumento de estudos em relação a esse tema nos últimos anos, ainda é insuficiente a quantidade de informações existentes na literatura sobre os cuidados bucais dos pacientes internados nas UTI’S Pediátricas.

“Desta forma, muitas condutas adotadas nesses cuidados são copiadas dos protocolos realizados nas UTI’S Adulto, justificando a importância de estabelecermos protocolos que respeitem as características e necessidades específicas apresentadas por esse grupo de pacientes”, finaliza Helderjan.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5