Connect with us

Botucatu

Evento comemorou os 50 anos do Jardim Botânico da Unesp

Published

on

 

Cerca de 400 pessoas participaram do plantio simbólico de árvores e trilhas monitoradas

Neste ano, o Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, comemora 50 anos de existência. E para celebrar, no último domingo (22), aconteceu um evento muito especial. Cerca de 400 pessoas se reuniram no espaço do Jardim Botânico e participaram das atividades oferecidas, como o plantio simbólico de árvores e trilhas monitoradas. Os participantes também puderam ouvir sobre um breve histórico a respeito do lugar e desfrutar das músicas oferecidas pela  Orquestra de Viola e Violão do IBB.

De acordo com a participante do evento, Vera Lucia Scatena, docente titular aposentada e prestadora de serviço voluntário ao Jardim Botânico, o contato com a natureza foi muito gratificante, além de ser uma maneira de oferecer “boas-vindas à primavera”.

“Gostei muito de ter participado! Foi gratificante passar horas agradáveis ao ar livre com amigos. Vieram muitas pessoas da comunidade universitária e da população em geral. Foram momentos únicos e inesquecíveis. Espero que venham outros eventos como esse”, explicou Vera Lucia.

Além de prestigiar o Jardim Botânico, o evento reforçou a importância em manter o contato com a natureza e preservar ainda mais as áreas verdes de Botucatu, que são de extrema importância não apenas para os docentes e discentes, mas para toda população da cidade.

Um pouco sobre a história do Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, iniciou suas atividades após a implantação do Departamento de Botânica, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), no começo da década de 1970. O espaço criado para esta finalidade foi inicialmente denominado como “Horto Experimental do Departamento de Botânica”, e atendia às necessidades didáticas da Profa Dra Irina Delanova Gemtchújnicov, vinda do Instituto de Botânica de São Paulo para ensinar disciplinas da área de Botânica e Ecologia na nova Escola. A primeira realização do Jardim Botânico foi a criação de um pomar, numa área de aproximadamente dois hectares, situada na parte mais alta do Campus de Botucatu, onde já existiam jabuticabeiras, mangueiras, abacateiros e araucárias, circundada por bosque de eucaliptos.

Ainda na década de 70, devido ao crescimento do Campus Universitário uma outra área, de aproximadamente 110.000 m², foi destinada às novas instalações do Jardim Botânico. Foram definidas vias de acesso, áreas para construção, locais para abrigar coleções específicas e áreas de preservação da vegetação nativa. Após essa etapa, as plantas do antigo Horto Florestal, que haviam sido temporariamente levadas para a Fazenda Experimental de São Manuel, foram transplantadas ao atual JB.

Atualmente o JB/IBB possui coleções de gimnospermas, árvores floríferas brasileiras, orquídeas e cactáceas, como também, remanescentes da vegetação natural composta por fragmentos de floresta estacional semidecidual e floresta ripícola. No ano de 2000, foi agregado ao JB/IBB, um novo prédio, vinculado ao Departamento de Botânica, que abriga um anfiteatro para atividades educativas e culturais, salas de estudo e para realização de atividades dos monitores e um herbário, que recebeu seu nome em homenagem à “Irina Delanova Gemtchujnicov.

O JB/IBB é um museu de plantas vivas e faz parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibran). O evento deste domingo fez parte da “18ª Primavera dos Museus”, um evento que congrega quase mil instituições em todo o país, cuja programação está disponível para consulta na plataforma Visite Museus (visite.museus.gov.br).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5