Connect with us

Botucatu

Evento dá início à Campanha da Fraternidade 2023. Tema é “Fraternidade e fome”

Published

on

Evento na Câmara dá início à Campanha da Fraternidade 2023 em Botucatu. Tema é “Fraternidade e fome”

Na noite da terça-feira (28/02), aconteceu na Câmara de Botucatu um evento alusivo à Campanha da Fraternidade 2023, que marcou o pontapé inicial da ação na cidade. Este ano, a campanha, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz o tema “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhe vós mesmo de comer”.

“Esta é a terceira vez que o assunto fome é tema da campanha. A primeira foi em 1975, a segunda em 1985. Agora, em pleno século XXI, com tantos avanços tecnológicos e científicos, que só fazem aumentar a produção de alimentos, e ainda temos que refletir e agir contra a fome…”, explicou no início do evento o Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, sobre a escolha da temática da campanha.

Ele ainda citou passagens bíblicas para incentivar a reflexão da comunidade, que deve assumir responsabilidades ante a questão. “Não falta comida, o planeta Terra tem condições de sustentar bilhões de seres humanos. Não precisa de um milagre, o que Jesus espera de nós é uma conversão para começarmos a repartir o pão e buscar justiça social”, falou, diante de uma apresentação que lembrou que, hoje, cerca de 33,1 milhões de brasileiros estão em situação de fome no país.

 

Reflexões da noite

Diante de vereadores e um bom público presente, palestrantes convidados abordaram o tema da Campanha da Fraternidade sob diversas óticas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosemary Pintón, palestrou sobre as políticas públicas voltadas a promover a segurança alimentar existentes no município, por exemplo por meio de iniciativas intersetoriais como o Banco de Alimentos, Bom Prato, Viva Leite, Espaço Acolhedor, hortas comunitárias, Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros benefícios eventuais. “O que é importante dizer é que a porta de entrada para qualquer assistência são os CRAS, que estão presentes em todas as regiões da cidade”, ressaltou.

O Banco de Alimentos recebeu um destaque especial. A gestora do banco e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Botucatu (COMSAN), Mariele Coral abordou o que pessoas físicas e jurídicas podem fazer para combater a fome: “como pessoas físicas, podemos parar de desperdiçar alimentos, aproveitar o alimento de maneira integral e realizar a compra nos mercados que ajudam a luta contra o desperdício. Pessoas jurídicas podem ser doadoras do Banco de alimentos, avisar sobre as doações de maneira rápida e armazenar corretamente para fazer as doações”, listou.

Já a advogada Rayssa Blumer fez um debate sobre o direito de receber os alimentos – no sentido de alimento como tudo aquilo que os seres vivos precisam para viver dignamente, desde comida a alimentação e saúde – e o dever de quem deve pagá-los. “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores de idade. Já os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”, resumiu.

Em seguida, o público pode participar com perguntas, sugestões e colocações, como sobre a qualidade das cestas básicas, a relação entre alimentação e saúde, o impacto da pandemia na situação da fome, etc. Ao final, a coordenadora da Campanha da Fraternidade, Patrícia Shimabuku, sintetizou que o objetivo da noite era trazer um raio-x da assistência social existente na esfera municipal, listar reflexões possíveis a partir do debate e levantar maneiras como todos podem contribuir com o combate à fome.

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5